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Você faz planejamento estratégico no seu escritório contábil?

 

O planejamento estratégico é visto por muitos profissionais como algo desnecessário, burocrático, difícil de fazer. Eu mesma já vi em diversas empresas o planejamento estratégico como apenas mais um documento desatualizado e esquecido no meio dos arquivos. Mas o que muitos empresários e autônomos ainda não perceberam é que essa prática, na verdade, é uma certa forma de “sobrevivência” da sua empresa.

Índice do conteúdo:

  1. O que é e para que serve um planejamento estratégico?
  2. Qual a importância de um planejamento estratégico em um escritório contábil?
  3. Os benefícios de trabalhar com um planejamento estratégico

Explico: imagine que você vai fazer uma viagem, mas não decidiu e não sabe para onde vai. Logo, não sabe como preparar a sua mala, não sabe a melhor época para ir e muito menos como será o seu caminho. Você chega em um aeroporto e por não estar preparado, acaba tendo que comprar a passagem ali mesmo, na hora.

Resultado: paga o valor mais caro possível para um voo daquela categoria. Pois bem, você chegou em algum lugar e percebe que o clima está quente, é pleno verão, mas você levou roupas de neve. Loucura pensar em fazer isso, né? Pois é… é mais ou menos assim a realidade de quem tem uma empresa e não tem definida um direcionamento estratégico para a mesma.

Agora imagine a situação de um escritório contábil, que é responsável por documentos e informações fiscais de seus clientes; a responsabilidade é enorme. Por isso, hoje vou falar um pouco sobre a importância de fazer um Planejamento Estratégico nesse tipo cenário. Mas antes…

O que é e para que serve um planejamento estratégico?

O Google nos dá inúmeras respostas sobre o que é, como fazer, qual o passo a passo a seguir e etc.

O conceito que eu mais gosto é o básico que diz: planejamento estratégico é uma forma de responder 3 perguntas simples sobre uma empresa:

  • onde ela está?
  • onde ela quer estar daqui determinado período?
  • e como ela vai chegar lá? 

Ele serve para guiar – no caso escritórios contábeis – quais práticas levarão ao resultado desejado. Nessa etapa o mapeamento de processos e a identificação de riscos são essenciais. Sem um documento desse, é como diria Zeca Pagodinho: “deixa a vida me levar”… Mas deixar a vida levar uma empresa que além de ser o seu ganha pão, muitas vezes também é a de seus funcionários/parceiros é, no mínimo, irresponsável.

Qual a importância de um planejamento estratégico em um escritório contábil?

Se com essas poucas – porém fortes – palavras eu ainda não consegui tornar isso claro pra você, vou mais a fundo.

A dor mais comum que vemos nesse tipo de negócio é a falta de processos claros e bem definidos, que afeta diretamente a receita do escritório.

Ao fazer o planejamento estratégico e responder a pergunta mais importante de todas – o “como” – o desenho de cada processo que existe na empresa fica naturalmente definido, trazendo clareza e a precisão necessária para desenvolver cada atividade que envolve a prestação do serviço.

Os honorários, por exemplo, consequentemente ficam mais fáceis de serem calculados, controlados e justificados se for preciso. Afinal, ninguém quer sentir que está cobrando menos do que realmente vale um serviço, não é mesmo? O preço deve ser justo para ambos os lados, pois cada um sabe onde o seu calo aperta.

Além disso, segundo dados disponíveis no site do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), hoje existem mais de 351 mil contadores ativos nos conselhos regionais de todo o Brasil, ou seja, a concorrência é gigante.

Todos os dias novos escritórios continuam sendo abertos e todos os anos novos profissionais se formam nas universidades. Profissionais estes que estão um passo à frente no que diz respeito à inovação, presença digital, mindset e novos modelos de negócio na contabilidade, porém isso é assunto para outro post…

Planejar, saber onde está, onde quer chegar e quais recursos usará para chegar é fundamental numa área tão competitiva quanto essa. Portanto, se um contador não tem uma estratégia bem definida e em pleno funcionamento, corre sérios riscos de se sentir “engolido” pelo mercado ao invés de crescer e se destacar.

Os benefícios de trabalhar com um planejamento estratégico

Para listar alguns:

  • Honorários justos;
  • Atendimento de prazos;
  • Visão de curto, médio e/ou longo prazo;
  • Processos claros;
  • Precisão nas contratações;
  • Comunicação interna assertiva;
  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Colaboradores engajados;

Com esses e outros benefícios é possível mudar o cenário e atuar em pontos que hoje são as principais queixas de escritórios de contabilidade que nos procuram, como:

  • “Briga” por valor de honorários;
  • Omissão ou falta de informações por parte dos clientes;
  • Multas por perda de prazos para envio de obrigações acessórias;
  • Falta de metas estabelecidas ou o não atingimento das mesmas;
  • Alta rotatividade de colaboradores;
  • Inadimplência elevada;

São muitos os aspectos negativos causados pela falta de um direcionamento, que podem afetar diretamente:

  • na prestação de serviços;
  • na satisfação dos clientes;
  • na reputação do escritório;
  • na motivação dos funcionários, etc…

Por isso, até mais importante do que elaborar um belíssimo planejamento estratégico, é colocá-lo e mantê-lo em prática. É importante ter em mente também que este não é somente um documento de gestão, mas sim uma prática que deve ser incorporada na cultura da empresa onde todos poderão e deverão tomar conhecimento, discutir e até mesmo opinar.

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