Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O plano de cargos e salários é uma exigência da ISO 9001?

A ISO 9001 em seu requisito 6.2 exige que as pessoas que executam atividades que afetem a conformidade do produto/ serviço sejam competentes para a atividade que desempenham. Ainda de acordo com a norma, a competência é um resultado da união de 04 itens: educação, treinamento, habilidade e experiência. Sendo assim, é necessário que a […]


A ISO 9001 em seu requisito 6.2 exige que as pessoas que executam atividades que afetem a conformidade do produto/ serviço sejam competentes para a atividade que desempenham.

Ainda de acordo com a norma, a competência é um resultado da união de 04 itens: educação, treinamento, habilidade e experiência. Sendo assim, é necessário que a organização tenha definido em algum documento aprovado quais são os requisitos mínimos para que a pessoa possa desempenhar a sua função, ou seja, é necessária a definição dos seguintes critérios:

– Qual é a escolaridade mínima?

– Quanto tempo de experiência anterior é necessário?

– Quais são as habilidades necessárias (habilidade é uma capacidade que a pessoa possui de realizar alguma tarefa de forma inerente)

– Quais são necessários treinamentos específicos para essa função (por exemplo: um motorista de caminhão precisa ter uma habilitação específica para essa atividade).

Então, como a empresa já precisa criar essas especificações para atender a um requisito normativo, a maioria já desenvolve uma descrição de cargos, que possui alguns itens além desses citados acima, como as responsabilidades e tarefas a serem desempenhadas. Fica um pouco mais trabalhoso, porém já deixa a sua documentação mais completa e robusta até para a realização de avaliações com os colaboradores.

Entendo que um Plano de Cargos e Salários é uma documentação ainda muito mais complexa que uma descrição de cargos, pois além da aprovação de requisitos de competência envolve questões politicas e financeiras da empresa, que nesse caso não é um requisito obrigatório pela norma ISO 9001, mas fica a critério da organização.

Então, não é uma exigência normativa a elaboração de um plano de cargos, mas uma empresa que tem como objetivo trilhar um caminho rumo à qualidade é importante que inclua essa ação dentro do seu planejamento, pois só agregará valor e aumentará a vantagem competitiva através de uma meta clara de investimento e retenção de talentos.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque