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A relação entre a Política da Qualidade e o Envolvimento das Pessoas

Para continuar o assunto sobre os 08 princípios da qualidade, iremos conversar sobre Liderança e Envolvimento das Pessoas.

Esse é um tema que já foi abordado algumas vezes nesse blog e que por isso não vou me estender e vou me atentar apenas a um fato bem interessante que demonstra na prática o envolvimento das pessoas com o Sistema de Gestão da Qualidade: a relação dos colaboradores com a Política da Qualidade.

Ao iniciar o processo de implementação da ISO 9001, a empresa coloca cartazes em diversos pontos da empresa com a Política da Qualidade, às vezes coloca inclusive nos crachás, na tela do computador e quadro de avisos, faz a apresentação da Política da Qualidade para empresa e depois, durante a implementação a Política da Qualidade cai no esquecimento de todos, inclusive dos responsáveis pelo SGQ e de repente essa lembrança só volta (e as vezes nem volta) quando é agendada a auditoria e então fica uma correria para que todos decorem a Política da Qualidade para o dia da auditoria e depois cair novamente no esquecimento.

Mas na verdade o que poucos sabem é que uma das formas práticas de se medir o envolvimento das pessoas com a ISO 9001 é verificar como a Política da Qualidade é comunicada e entendida por todos da organização, pois não tem como uma empresa estar voltada para a Qualidade, se as pessoas que estão envolvidas no processo não sabem qual é a sua responsabilidade dentro desse negócio.

Portanto, a empresa que quer envolver profundamente os seus colaboradores dentro de uma prática voltada para a excelência, deve começar a verificar como os funcionários estão envolvidos com a Política da Qualidade e como eles enxergam o seu papel para que a empresa atinja os seus objetivos.

Consultoria ISO 9001

Marcações:

0 comentário em “A relação entre a Política da Qualidade e o Envolvimento das Pessoas”

  1. Boa tarde,
    Existe alguma tecnica especifica para fazer com que a politica da qualidade não caia no esquecimento das pessoas, sei que se faz necessario um envolvimento tambem por parte dos colaboradores, mas mesmo que eles sigam os principios e objetivos, eles não conseguem descrever a bendita politica.
    conto com sua ajuda!

    1. Boa tarde João, infelizmente não existe uma técnica definida para a sua dúvida, mesmo porque cada empresa possui uma realidade diferente. O que sabemos é que a Política da Qualidade, assim como qualquer outro documento da empresa como estatutos e regimentos internos e mesmo os procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade é normal cair no esquecimento das pessoas se isso não for incluído na rotina dos colaboradores.
      Criar reuniões da qualidade e treinamentos periódicos, fazer dinâmicas com a equipe, distribuir a política da qualidade em todas as áreas, nos desktop e sites são ações que deixam os colaboradores mais familiarizados com a Política da Qualidade, mas que pouco ajuda se não houver uma rotina de envolvimento com o Sistema de Gestão da Qualidade como um todo.
      É muito importante ao estabelecer os objetivos da qualidade, divulgar a meta de forma efetiva para toda a equipe, explicando como a meta foi estabelecida, ou seja, para qual dos princípios da Política da Qualidade eles estão atuando diretamente e acompanhar, analisar e dividir os resultados com todos. Fazê-los realmente se envolverem no processo.
      Lembramos que não é necessário que os funcionários “decorem” a Politica, mas sim que eles saibam como eles contribuem para que seja cumprida.
      Como já disse anteriormente, essa não é uma missão fácil, mas tenho certeza que o resultado vale a pena!
      Conte sempre conosco. Atenciosamente, Daniela Albuquerque

      1. Emanuel Assis

        Daniela.
        Tudo bem.
        Você conhece alguma empresa, que possui um funcionário e foi certificada? Com um funcionário na política e nos objetivos da qualidade, é interessante inserir, a questão de valorização dos “colaboradores” ? E depois gerar um indicador pra isto? grato.

        1. Daniela Albuquerque

          Olá Emanuel,

          Nós temos alguns clientes nessa situação e certificaram tendo apenas 01 único funcionário. Nesse caso, você pode fazer uma Política da Qualidade mais sucinta, mas é interessante indicar na análise crítica qual é a preocupação com esse funcionário, pois a sua atuação interfere diretamente no resultado da sua empresa, ok?!

          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque