Igor Furniel
Por Igor Furniel

A Politica da Qualidade na prática

Ao iniciar a implementação da ISO 9001 em sua organização, uma das primeiras atividades a serem executadas é a criação da Politica da Qualidade. Então a equipe de implementação discute com a Alta Direção quais são os objetivos e as expectativas que possuem com a certificação e criam a Politica da Qualidade. Com a Politica […]


Ao iniciar a implementação da ISO 9001 em sua organização, uma das primeiras atividades a serem executadas é a criação da Politica da Qualidade.

Então a equipe de implementação discute com a Alta Direção quais são os objetivos e as expectativas que possuem com a certificação e criam a Politica da Qualidade. Com a Politica aprovada, quadros são distribuídos por toda a organização, os funcionários são obrigados a decorar o texto para mostrar para o auditor e dessa forma mostrar como a empresa é comprometida com os requisitos ali estabelecidos e pronto.

Posso aqui nesse momento, discorrer sobre uma série de assuntos falando questões teóricas sobre a importância da Política da Qualidade para a certificação e para a empresa, mas hoje quero falar sobre a prática, sobre o dia a dia da qualidade na empresa, sobre como a Alta Direção pode efetivamente inserir a Politica da Qualidade na rotina de trabalho dos seus funcionários.

A maneira mais fácil para isso, é a divulgação dos resultados obtidos por meio de análise de dados para toda a organização.

Isso parece fácil, mas ainda hoje muitos diretores têm medo ou receio de divulgar os resultados reais da sua operação para os colaboradores e acabam deixando a parte “burocrática” para a operação, que são a utilização dos controles, a padronização das metodologias e quando chega na hora de saber os resultados disso, são informados pela metade, isso ainda quando possuem algum aviso.

Relembro que o envolvimento das pessoas com a qualidade é o resultado do reflexo que a diretoria mostra.

Então gestores, mãos a obra para iniciar uma gestão participativa na sua empresa. Estabeleça os objetivos, mostre o caminho, envolva as pessoas, capacite os seus colaboradores, compartilhe informações, divulgue os resultados, estimule a participação e colha as vantagens.

Agindo dessa forma, a Politica da Qualidade deixará de ser um texto bonito na parede da sua empresa e começará a fazer parte da vida da sua empresa, mas para isso é importante começar por você! Que tal hoje?

Bom Trabalho!

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel