Fernanda Silveira
Por Fernanda Silveira

SGI na indústria química: gestão completa e menos riscos

A produção de substâncias químicas até 2020 será pelo menos 85% maior que em 1995 – segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Por isso, os cuidados que envolvem todos os setores da indústria química são essenciais do ponto de vista da qualidade do produto ou serviço e satisfação do cliente, […]


A produção de substâncias químicas até 2020 será pelo menos 85% maior que em 1995 – segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Por isso, os cuidados que envolvem todos os setores da indústria química são essenciais do ponto de vista da qualidade do produto ou serviço e satisfação do cliente, do meio ambiente e da segurança e saúde dos trabalhadores.

O Sistema de Gestão Integrado, SGI, garante cuidados nessas três vertentes através da ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental) e OHSAS 18001 (segurança e saúde ocupacional).

Essa gestão integrada numa empresa fabricante de produtos químicos é desafiadora, mas garante, além da preocupação com o meio ambiente e a saúde do trabalhador, que haja mais interesse de grandes empresas nos produtos fornecidos ou dos próprios consumidores.

Empresa com mais controle corre menos riscos

A empresa química trabalha com produtos perigosos e voláteis em locais fechados, por isso precisa de muito controle e prevenção em diversos processos.

A ISO 9001 é para os procedimentos como, por exemplo, manuseio de produtos durante os processos. As vantagens dessa implementação envolvem todos os processos, com maior controle e inspeção em cada etapa.

A ISO 14001 garante à indústria química que seus produtos perigosos tenham um controle maior e uma Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), com planos de ação para os diversos casos de acidentes. Os benefícios da ISO 14001 envolvem a produção: laboratório com controle, classificação e descarte de resíduos; e administrativo, que classifica os resíduos.

E o OHSAS 18001 é para a saúde e segurança do trabalhador – para saber os riscos a fim de evitá-los. Há maior disposição do trabalhador, menor risco de acidente do trabalho e de pagar multas e indenizações.

As três implementações do SGI, juntas, garantem:

  • Maior fornecimento ao mercado, principalmente às grandes empresas;
  • Melhor controle de riscos e impactos ambientais;
  • Estoque mais organizado através do cadastro de todos os produtos e matérias-primas;
  • Maior cuidado com a vida dos trabalhadores;
  • Monitoramento da satisfação dos clientes.