mudanças organizacionais
Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Como promover mudanças organizacionais sem desmotivar seus funcionários

Realizar mudanças organizacionais não é algo simples! Pelo contrário, em alguns momentos podem gerar uma enorme resistência em alguns colaboradores. No texto de hoje darei dicas bem práticas, que se seguidas podem auxiliar as mudanças em uma organização. 


Quando os gestores de uma empresa resolvem realizar mudanças organizacionais é porque perceberam que algo não está adequado ou que pode vir a ser aprimorado. Tal ação, que é feita para a melhoria das atividades empresariais, nem sempre é “vista com bons olhos” por aqueles que deverão adaptar-se aos novos processos. Na maioria das vezes, os colaboradores sentem-se afetados e resistentes ao novo cenário, o que faz com que o clima se torne desfavorável ao engajamento necessário às novas vivências.

Pensando sobre isso, sugerimos a seguinte reflexão:

Como promover mudanças organizacionais sem desmotivar os funcionários?

E é justamente sobre este assunto que iremos abordar no post de hoje! Leia e saiba mais!

#1º passo: Promova a confiança nos líderes

Em um ambiente de mudanças organizacionais é preciso criar uma atmosfera saudável para que os funcionários sintam que o processo será benefício à todos.

O líder de cada grupo profissional tem papel fundamental neste cenário. O primeiro e mais importante é o de levar confiança à sua equipe e mostrar que toda a transformação feita será justa e eficaz. É preciso demonstrar convicção de que todas as alterações promovidas serão para benefício da empresa e que, consequentemente, impactarão positivamente no trabalho de cada um dos envolvidos.  

O que uma certificação ISO pode causar em minha empresa?

Leia o e-book Certificação ISO para empresários e conheça os benefícios da certificação. Para acessar, basta preencher corretamente o formulário abaixo!


O

#2º passo: Ouça o que seu funcionário tem a dizer sobre as mudanças organizacionais

Ao anunciar os processos de mudança organizacional, dê abertura para que seus funcionários possam dizer o que pensam. Deixem se expressar sobre o que pensam a respeito dos processos atuais e sobre os que estão para acontecer.

Dica de leitura: 12 Ideias para provocar mudanças de comportamento e melhorar seus resultados

Ter a capacidade de ouvir o outro e respeitar seu ponto de vista é uma ótima maneira de gerar motivação. Por isso, crie um ambiente próprio ao diálogo e escute atentamente o que seu colaborador tem a dizer.

#3º Passo: Envolva seus funcionários em todas as etapas da mudança organizacional

Toda empresa que está implantando um novo processo precisa do envolvimento de seus colaboradores para ter sucesso em sua ação.

Seja para a implementação da ISO 9001 ou para qualquer outro sistema de gestão, é necessário que todos os colaboradores sintam-se motivados para que eles possam contribuir positivamente para as ações. E isso é possível quando eles são envolvidos em todas as etapas. Faça com que seu funcionário sinta que é parte importante e mostre como a postura dele é imprescindível para o sucesso da nova estrutura.

#4º Passo: Mostre os benefícios proporcionados com a mudança

Quanto mais benefícios o funcionário for capaz de perceber em uma mudança, mais ele se sentirá motivado a participar dela. Por isso, deixe claro a toda equipe de trabalho o que ela irá ganhar com tal alteração. Mostre que quando a empresa melhora, os primeiros a sofrerem o impacto desta nova realidade é quem vivencia diariamente suas rotinas.

Independente do processo de mudança que a sua organização esteja passando, é preciso contar com boas ferramentas de gestão! A ISO 9001 é uma ótima opção, pois através dela as organizações podem conduzir processos de mudança e comunicação mais conscientes

Dica de leitura: Planejamento de mudanças.

E se você precisa de apoio para implantar novos processos em sua estrutura organizacional, conte com a Templum Consultoria Online!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha