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As principais fases da implementação ISO 9001

As principais etapas da ISO 9001:

Primeiramente vamos falar da ISO 9001. A ISO 9001 é uma norma de sistema de gestão da qualidade que visa, para a empresa que está implementando, uma maior produtividade, aumento nos lucros e garantir a satisfação do cliente.

A primeira etapa é a solicitação da organização que deseja obter o selo ISO 9001. A empresa que irá realizar o processo de implementação irá fazer um orçamento, em que irá constar as datas de início e término do processo, uma análise crítica da situação atual da organização, custos e necessidades de adequações e treinamentos. Esse é o planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade – cada organização terá um personalizado, de acordo com as necessidades, ao final do processo.

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Aprovado o orçamento, a implementação da ISO 9001 vai para a segunda parte, que é o processo em si, com mudanças nos processos, criação e alteração de documentos. Também são realizados os treinamentos dos colaboradores, para que se familiarizem com essa nova forma de realizar a Gestão da Qualidade dentro da organização. Este é o processo mais demorado e que, dependendo da instituição, pode levar anos para ser completado.

Consultoria ISO 9001

Terminado o processo de implementação, é realizada uma pré-auditoria, para serem verificados possíveis erros do processo, pontos em que é necessária alguma mudança ou até mesmo a inclusão de dados complementares. Esta avaliação não é oficial, por isso qualquer não-conformidade não é sinal de alerta, mas sim um apontamento para pequenas alterações ou melhorias.

O último e derradeiro item é a contratação de um órgão certificador, que irá realizar a auditoria oficial e, caso aprove a organização, emitir o cobiçado certificado ISO 9001.

Vale lembrar que o processo de Gestão da Qualidade é contínuo e que o certificado tem prazo de validade, além de serem necessárias certificações para manutenção do selo.

Veja também: O guia básico de implementação

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