Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Certificação Global OHSAS 18001

Panalpina é o primeiro na indústria a ser globalmente certificado conforme a OHSAS 18001


Especialista em inspeções e certificações, o organismo de certificação SGS  auditou a empresa de logística Panalpina que presta serviços mundialmente. Depois de completar o processo de auditoria, a SGS concedeu à Panalpina  a certificação global da OHSAS 18001:Saúde e Segurança Ocupacional. A Panalpina é o primeiro e único fornecedor multinacional de soluções de cadeia de suprimentos a obter esta certificação em nível mundial.  Além disso, a Panalpina foi recertificada globalmente para as normas ISO 9001: Qualidade e ISO 14001: Meio Ambiente.

A auditoria global realizada pela SGS começou em outubro de 2012 e foi concluída em janeiro de 2013. O certificado foi oficialmente concedido em meados de fevereiro de 2013. “Definir padrões globais claros que podem ser adaptados localmente e a realização de treinamentos intensivos foram a chave para  o sucesso da certificação global”, diz Lindsay Zingg, Diretora Corporativa da Panalpina de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Importante para os projetos  industriais e de óleo e gás

O objetivo principal da OHSAS 18001 é mitigar riscos de saúde e segurança para os colaboradores. No caso da Panalpina, inclui o pessoal que trabalha nos escritórios, nos centros de logística ou alocados em plataformas de petróleo. “A certificação global em saúde e segurança é particularmente importante para os nossos projetos industriais e de óleo e gás. Muitas vezes envolvem maquinaria pesada e de carga em locais distantes, e com condições meteorológicas difíceis “, diz Zingg.  O programa de saúde e segurança da Panalpina garante que colaboradores qualificados e capacitados, bem como equipamentos apropriados, sejam alocados com segurança em áreas com condições de trabalho potencialmente perigosas. Ele também permite uma resposta rápida e adequada a qualquer situação de emergência.

Como parte da certificação global em saúde e segurança, a Panalpina foi submetida a uma extensiva avaliação de risco global para identificar potenciais áreas de risco e planejar medidas de mitigação apropriadas. Com isso, uma série de programas direcionados foram implementados para favorecer condições saudáveis ​​de trabalho, para reduzir a exposição de risco associados à manipulação, armazenamento e transporte da carga, e para impor o uso de equipamentos de proteção individual, quando necessário. Um programa de segurança comportamental também visa reduzir os acidentes e incidentes causados ​​por erro humano.

Única indústria do meio com certificação global em Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Panalpina é agora o único provedor multinacional de soluções de cadeia de suprimentos a obter a certificação global para OHSAS 18001, ISO 9001 e ISO 14001. “A certificação global para todos os padrões de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente é um compromisso claro para todos os nossos stakeholders – seja a nossa equipe, os clientes, os subcontratados, os parceiros, os fornecedores ou os órgãos oficiais”, diz Karl Weyeneth, Diretor de Operações da Panalpina.

A comprovação dos padrões elevados da Panalpina em nível mundial trazem várias vantagens. Por um lado, eles reduzem o número de acidentes, danos e custos associados, incluindo os custos de seguro e de responsabilidade civil. Por outro lado eles facilitam o acesso a novos clientes e parceiros de negócios, possibilitam o crescimento, especialmente nos projetos industriais e de óleo e gás, e reforçam a implementação de negócios eficientes. Eles também demonstram a plena conformidade com os requisitos legais e regulamentares. “Para uma organização  global, como nós, os selos de qualidade são de valor inestimável para a facilidade de fazer negócios e de atrair talentos em todo o mundo. E eles nos motivam a alcançar padrões ainda mais elevados em todos os sentidos”, acrescenta Weyeneth.

Sobre os diferentes padrões

A OHSAS 18001, abreviação de  Occupational Health and Safety Assessment Series (Série de Avaliação de Saúde e Segurança no Trabalho em português) é o padrão pela qual as organizações são avaliadas na sua saúde e segurança. Assim como acontece com outras normas, ela se baseia na definição de objetivos e metas e no monitoramento do desempenho da empresa em relação à esses objetivos.

A ISO 9001 é a norma internacionalmente reconhecida para a gestão da qualidade. Ela fornece requisitos em uma abordagem sistemática para o gerenciamento de processos de uma empresa para garantir que seus produtos e serviços satisfaçam as expectativas dos clientes.

A ISO 14001 é uma norma internacionalmente aceita para a implementação de um sistema eficaz de gestão ambiental (SGA). Ela exige que as organizações identifiquem e avaliem aspectos ambientais e definam os controles necessários para reduzir os impactos ambientais.

Sobre a Panaplina

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções de cadeia de suprimentos. A empresa combina seus principais produtos de frete aéreo, frete marítimo e logística para entregar globalmente sob medida soluções de ponta a ponta. Baseando-se em um profundo know-how industrial e um sistema de TI personalizado, a Panalpina gerencia as necessidades de abastecimento dos clientes, independente de quão exigentes eles sejam. O Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de 80 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 80. O grupo emprega cerca de 15.000 pessoas no mundo inteiro que prestam um serviço completo para os mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora, em qualquer lugar.

Esse texto é uma tradução livre de http://www.panalpina.com/www/global/en/home/news_media/latest_news/13_02_25.html

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque