Certificação ISO
Conrado
Por Conrado

Certificação ISO: Quais São as Principais Normas e Como Estão Associadas?

Conhecer cada umas das normas garante que você tenha muito mais sucesso na sua certificação ISO, para que, assim, elas sejam mais do que um quadro pendurado na sua parede, mas uma verdadeira transformação na sua empresa.


Tempo de Leitura: 4 minutos

A ISO 9001 é, de fato, a mais conhecida entre as pessoas. Isso porque ela engloba todas as empresas que existem por tratar de gestão da qualidade. Porém, não existe somente ela. Existem outras normas ISO que podem ser igualmente fundamentais para o seu negócio. E conhecer cada umas das normas garante que você tenha muito mais sucesso na sua certificação ISO, para que, assim, elas sejam mais do que um quadro pendurado na sua parede, mas uma verdadeira transformação na sua empresa.

A ISO

A ISO é a Organização Internacional de Normalização (ou para Padronização) – do inglês: International Organization for Standardization. Ou seja, ela é a Instituição que reúne as normas de padronização de produtos e empresas na tentativa de manter e garantir a qualidade dos serviços e produtos. 

Assim, imagine uma linha de produção de balas. Para que todas as balas tenham a mesma qualidade, aparência e o mesmo tamanho, é preciso que haja uma padronização. Esse padrão pode ser dos materiais, das máquinas e do trabalho das pessoas. Tudo isso para que nem o cliente fique insatisfeito com seu produto, nem a empresa perca com produtos mal feitos. 

A ISO, portanto, é uma entidade que estabeleceu esses padrões de qualidade para o máximo de processos possíveis que são utilizados dentro das empresas. Desse modo, as empresas que possuem uma certificação ISO têm muito mais confiança de que estão seguindo as normas e os requisitos de qualidade.

Nesse sentido, cada uma das normas atende a um processo. Veja algumas:

ISO 9001

A ISO 9001, como já foi dito, é a mais conhecida de todas as normas, sendo a mais utilizada no mundo. Ela apresenta um Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia o gestor a identificar os processos que precisam de correção. Ou seja, na tentativa de melhorar e otimizar os processos das empresas, a ISO 9001 apresenta soluções para o gestor conseguir alcançar melhor satisfação dos clientes. 

Tudo isso começa com uma análise da atual situação da empresa. E com a implementação da ISO 9001, a empresa consegue resultados como:

  • Produção mais eficaz e eficiente;
  • Planejamento e controle das rotinas;
  • Melhora da comunicação e da satisfação dos funcionários;
  • Aumento das oportunidades e da confiança no mercado;
  • Melhoria Contínua;
  • Redução de riscos.

Para mais detalhes sobre essa norma, acesse o nosso conteúdo ISO 9001 – O que é.

ISO 14001

Apesar do mito de que pequenas e médias empresas não precisam dela, a ISO 14001 é muito importante para qualquer empresa que queira implementar um Sistema de Gestão Ambiental. Além disso, a legislação ambiental tem ficado cada vez mais exigente e, para evitar riscos com a legislação, a ISO 14001 oferece uma forma eficaz de planejar, organizar e praticar ações ambientais, podendo integrar-se a outros elementos da gestão empresarial. Algumas das soluções dessa norma são:

  • Redução do uso de matéria-prima;
  • Melhoria Contínua de desempenho ambiental e produtividade;
  • Promoção de conservação dos recursos ambientais;
  • Retornos a curto, médio e longo prazo. Isso tendo em vista que há a redução dos recursos e, consequentemente, dos custos. Mas também pelo fato de que essa norma agrega um grande valor de Responsabilidade Ambiental à empresa que obtém a sua certificação ISO 14001.

Para mais informações, acompanhe o conteúdo sobre O que é a ISO 14001.

ISO 45001

A ISO 45001 é uma norma para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO). Nela podemos notar a importância da Saúde e Segurança do Trabalho como um foco de melhoria do desempenho.

Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.

As principais vantagens da ISO 45001 incluem:

  • Redução com custos de acidentes trabalhistas;
  • Estabelecimento de recursos que reduzem os riscos de acidentes;
  • Redução de prejuízos;
  • Melhoria contínua da Saúde e Segurança do Trabalho na empresa.

 

Aproveite e saiba tudo sobre a ISO 45001.

ISO 27001

A ISO 27001 está diretamente ligada à questão de segurança da informação. Nos dias atuais, uma das coisas de maior valor para as empresas são as suas informações. Não à toa que as informações podem significar o ascenso ou a ruína de uma empresa. Por isso, a certificação ISO 27001 é tão importante: ela propõe o desenvolvimento de um SIstemas de Gestão de Segurança da Informação. Impactando, assim, diretamente nas tomadas de decisão dentro da empresa por conta da qualidade das informações analisadas no momento da decisão.

Dentre as suas principais vantagens, notamos:

  • Redução de custos com tomadas de decisão bem direcionadas;
  • Vantagem no mercado;
  • Organização interna;
  • Melhoria contínua com a segurança da informação.

Saiba mais sobre a ISO 27001.

Certificação ISO

Associação das ISOs

Como você pôde perceber, as normas ISO impactam diretamente nos sistemas de gestão. Elas podem parecer totalmente distintas ou incompatíveis, mas é justamente o contrário disso. É possível implementar todos os sistemas de gestão citados acima, sem que um interfira no outro. Isso porque cada um está direcionado para a sua área, mas todos têm em comum a preocupação com a melhoria contínua da empresa. 

Ou seja, se preocupar com a qualidade dos seus produtos e serviços, com o meio ambiente, com a saúde do trabalho dos seus funcionários e com a qualidade da informação que você usa e/ou possui resulta em efeitos realmente expressivos no mercado e na própria dinâmica interior dela. 

Ficou interessado em saber mais sobre a certificação ISO e sobre os sistemas de gestão? Confira a nossa Universidade Templum com cursos próprios para que você melhore a gestão da sua empresa.