Igor Furniel
Por Igor Furniel

Certificar ISO 9001 ou outras normas ISO dá lucro ou prejuízo?

Sempre que destacamos os benefícios dos Sistemas de Gestão com base em normas como a ISO 9001 incluímos a redução de desperdício, aumento de produtividade e consequente aumento de lucratividade na lista dos prós, mas será que isso acontece mesmo? Neste artigo dou dicas do que fazer e como medir se os investimentos em qualidade estão contribuindo para gerar lucro ou prejuízo.


#1ªDica: Tenha um ponto de partida correto.

Antes de qualquer coisa é fundamental ter um bom ponto de partida. Ainda há empresários misturando contas pessoais com as contas da empresa e isso atrapalha bastante a gestão do negócio e influencia a tomada de decisão.

Há também empresas que não administram o fluxo de caixa, não sabem quanto geraram de dinheiro e não sabem quanto irão gerar.

Um terceiro ponto de preocupação são as empresas que não apropriam receitas e despesas em centros de custo e não utilizam um bom plano de contas no dia a dia, deixando tudo isso por conta do contador.

Se sua empresa se encaixa em qualquer um destes 3 pontos, vou fazer um convite. Assista o nosso webinar sobre como fazer o fluxo de caixa e melhorar sua gestão financeira.

Diagnóstico Empresarial ISO 9001

Saiba os pontos fortes de sua empresa e as oportunidades de melhoria que a ISO 9001 pode trazer em sua organização. Para baixar, preencha corretamente o formulário abaixo!


Diagnóstico

#2ªDica: Crie metas departamentais objetivas.

Costumo dizer que o Sistema da Gestão vai te entregar o que você exigir dele. Se o seu foco é aumentar a produtividade existem ferramentas para isso, se é reduzir custos, idem. A sacada aqui é determinar com clareza o que se espera. De forma prática:

Dica de leitura: Como criar metas para indicadores

Exemplo 1:

Imagine uma empresa de contabilidade que deseja aumentar a produtividade de seu pessoal em 50% e para conseguir isso ela precisa reduzir o desperdício de tempo com retrabalhos por conta de informação errada provida pelo cliente.

Este cenário é bastante comum e milhares de horas são desperdiçadas todos os dias por escritórios de contabilidade. Apoiando-se na ISO 9001 o escritório de contabilidade pode:

Poderá também envolver o cliente na solução, mostrando para ele que o retrabalho gera custos extras o que acabará incorrendo num aumento de preços.

Exemplo 2:

Agora imagine uma imobiliária que deseja aumentar a captação de imóveis em 30%.

Outro cenário muito comum no mercado imobiliário. Em geral as imobiliárias entram em conflito com muita frequência com seu time de corretores, pedindo para que estes captem mais imóveis.

Aplicando outra ferramenta da qualidade como a análise de causa raiz do problema a imobiliária certamente irá mapear os reais motivos da não captação de imóvel por parte de alguns corretores e assim poderá desenhar uma solução mais eficaz. Como já atuamos neste mercado, posso adiantar alguma coisa aqui sobre este assunto.

As melhores práticas que identificamos foram aquelas que as imobiliárias criaram times específicos para captação. Para isto, este time contava com remuneração específica para isso, o que era um motivador a mais. Criaram uma instrução de trabalho clara para facilitar e guiar o trabalho do captador e, por fim, reuniões semanais, às segundas-feiras, para verificar a performance da semana anterior. Estas reuniões são ideais para ajustar as metas para a semana corrente.

Estes dois exemplos mostram com clareza a contribuição do Sistema de Gestão no aumento de vendas e na redução de custos.

O ponto crucial é acreditar que o sistema é o caminho para resolver estas questões de gestão. Veja a maravilha que será se estas empresas desenvolverem metas bem definidas para cada assunto e com coletas periódicas dos indicadores para avaliar se estão no caminho ou não.

#3ª Dica: Use a auditoria como ferramenta de melhoria contínua.

Quase sempre as auditorias são tratadas como vilãs dos sistemas de gestão. Boa parte dos auditados preferem evitar este dia, outra parte pede por facilidades. Vou dizer que nenhum destes times irá ganhar o jogo!

A auditoria é uma baita ferramenta para auxiliar o empresário a melhorar processos. Com uma auditoria criteriosa é possível identificar falhas e ainda ter a opinião do auditor em relação ao que pode ser melhorado.

Hoje em dia, o custo médio de uma auditoria gira entre R$ 500 e R$ 1.000. Ao olharmos friamente para o evento, parece que estamos diante de uma despesa. Por outro lado, se pensarmos bem, ao final de um dia de auditoria teremos um relatório rico e detalhado, mostrando todas as falhas e oportunidades de melhoria de cada processo de nossa empresa, esta despesa vira investimento e passa a soar barato!

Não posso deixar de recomendar: exija auditores qualificados e experientes, auditores juniores provavelmente não contribuirão muito. Para isto, convido vocês a conhecerem o time de auditores de elite Templum. 

Concluindo…

A implementação de Sistemas de Gestão trará benefícios financeiros desde que seja encarada e conduzida da forma correta. Os empresários que abdicam de suas responsabilidades e que apenas querem ver o certificado na parede, certamente terão uma relação custo benefício diferente daqueles que se apoiam no Sistema para conduzir os negócios.

Dica de leitura: ISO 9001 em tempos de crise!

Em alguns momentos o Sistema de Gestão aponta melhorias de infra ou outras melhorias para atender requisitos legais que não estavam sendo atendidos. Nestes casos, o custo não deve ser atribuído ao Sistema de Gestão mas sim à operação da empresa. Isto se deve ao fato de incluir custos operacionais, que não estavam sendo executados por descuido ou por descaso. Neste caso, o Sistema de Gestão irá ajudar a evitar multas, que muitas vezes podem levar o negócio à falência.

Economias desenvolvidas já nos provaram que a opção pela qualidade é o caminho das empresas de sucesso e duradouras. Felizmente o Brasil tem avançado muito neste assunto e nós, empresários brasileiros, estamos dando cada vez mais a correta importância para a gestão de nossas empresas.

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel