O que é o Comitê Ambiental?
Um dos requisitos da norma ISO 14001 é estabelecer, implementar e manter programa(s) para atingir seus objetivos. Um das formas de cumprir esse requisito é com a formação de um comitê de gestão ambiental.
O Comitê Ambiental deve implementar meios para atingir os objetivos do sistema de gestão ambiental. Sempre visando à prevenção da poluição do meio ambiente.
Este comitê pode e deve ser composto por colaboradores das mais diversas funções, garantindo um caráter heterogêneo e multidisciplinar. O que proporciona melhor troca de informações e gera um número maior e melhor de ideias.
[Post] ISO 14001: Conheça como o sistema de gestão ambiental pode ajudar a sua empresa
Os membros do Comitê devem ser empenhados na busca da melhoria continua do sistema de gestão ambiental e devem se reunir periodicamente para a troca de informações e o planejamento de estratégias para alcançar os objetivos e metas definidos pela organização.
E-book: ISO 14001 2015
Veja como a nova versão da norma ISO 14001 afetará o seu negócio.
- Tudo sobre a ISO 14001
- A questão da sustentabilidade
- Por que mudou?
- A nova estrutura da ISO 14001 e as principais mudanças
- A transição
- E muito +!
Baixe o e-book abaixo e saiba tudo sobre a nova versão da ISO 14001!
Resumindo, o comitê precisa de:
- Diversidade: o comitê pode ser formado por um representante de cada setor, inclusive da área de gestão de pessoas, valorizando o trabalho em equipe e evitando decisões isoladas.
- Quantidade de membros: não existe um número exato de profissionais que precisam fazer parte do comitê, porém é importante que haja profissionais suficientes para possibilitar a troca profunda e constante de informações sobre o SGA em toda a empresa, mas que não seja excessivo a ponto de tornar contraproducentes as reuniões do grupo.
- Habilidades: os membros do grupo precisam ter as seguintes habilidades desenvolvidas: flexibilidade, comunicação e dinamismo.
E o principal: os membros do comitê devem estar empenhados na prevenção do meio ambiente.
Ficou interessado e quer saber mais? Então clica aqui e fale com um especialista!