Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

ISO 14001 – A consolidação do SGA

Hoje, grande maioria das empresas almeja a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) através da norma internacional ISO 14001. Todas elas desejam desfrutar os benefícios proporcionados pela sistematização da gestão ambiental. Mas desejar um SGA certificado não é suficiente para que ele se torne uma realidade na organização e traga todos os benefícios […]


Hoje, grande maioria das empresas almeja a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) através da norma internacional ISO 14001. Todas elas desejam desfrutar os benefícios proporcionados pela sistematização da gestão ambiental.

Mas desejar um SGA certificado não é suficiente para que ele se torne uma realidade na organização e traga todos os benefícios que se queiram. A solidez de um SGA depende necessariamente de um conjunto de ações que revelam o nível de comprometimento organizacional, desde as posições operacionais até o topo hierárquico representado pela Alta Direção.

A Alta Direção demonstra seu comprometimento através da Política Ambiental. Esta norteará todas as ações do sistema em todos os seus níveis de operação, deixando claros os interesses da organização junto a todas as partes interessadas no desempenho ambiental do negócio.

Porém, a organização normalmente é composta por uma diversidade de variáveis, como: a cultura e nível de formação dos colaboradores, infraestrutura gerencial e operacional, conjunto de políticas, missão, valores e disponibilidade de investimentos. Todas devem ser consideradas na implementação e melhoria contínua do SGA. Independentemente do nível de importância dada a estas variáveis, é imprescindível que os colaboradores-chave sejam constantemente estimulados dentro das atividades essenciais para a consolidação do sistema de gestão.

Normalmente os colaboradores são resistentes à inclusão de mais funções em suas atividades, já que acreditam não terem responsabilidades sobre determinados aspectos da organização. A grande questão é que, quando se fala em preservação ambiental, prevenção da poluição, produção mais limpa ou economia de recursos, a responsabilidade é de todos. Esta responsabilidadenão deve ser imposta pela direção, mas ser inserida por meio da conscientização efetiva sobre a crise ambiental resultante do modelo tradicional de desenvolvimento.

Por isso, é importante que a Alta Administração demonstre participação ativa durante a construção e manutenção do SGA, fornecendo continuamente as bases que sustentarão todas as atividades relacionadas ao sistema.

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque