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É muito falado que empresas de pequeno e médio porte não impactam o meio ambiente tanto quanto as empresas de grande porte. Em parte, esta afirmação é verdadeira. Porém, as pequenas e médias empresas, por serem mais numerosas que as de grande porte, passam a ter um efeito acumulativo.

Uma das maneiras da organização preservar o meio ambiente e ainda desenvolver-se é através da implantação de um sistema de gestão ambiental. A norma internacional ISO 14001 dá as diretrizes para a implementação desse sistema.

Consultoria ISO 14001

Além disso, a ISO 14001 é de aplicabilidade a todos os tipos e portes de organização, em variadas condições geográficas, culturais, sociais. Ela permitirá um aprimoramento contínuo do processo, alcançando o equilíbrio entre proteção ambiental e necessidades socioeconômicas.

A certificação ISO 14001 em pequenas e médias empresas traz diversos benefícios como:

  • Maior satisfação dos clientes, em virtude de preferência por produtos ambientalmente corretos;
  • Melhoria da imagem e reputação da empresa junto aos agentes protetores do meio ambiente;
  • Conquista de novos mercados em virtude da possibilidade de atuação em determinados nichos (possibilidade de atuar em mercado internacional);
  • Redução dos riscos com penalidades legais e acidentes no processo produtivo;
  • Melhoria da administração da empresa, com melhor controle dos processos organizacionais, precisão nas informações, atribuição das responsabilidades e auxílio na solução de problemas;
  • Maior permanência do produto no mercado pela não-existência de reações negativas por parte dos consumidores;
  • Maior facilidade de obtenção de financiamento, em virtude da existência de linhas especiais para credito a empresas, as quais, tem critérios relacionados aos aspectos ambientais;
  • Demonstrar a clientes, vizinhos e acionistas a existência de um sistema ambiental bem estruturado, o qual pode proporciona vantagens sobre as empresas.

A tendência é que a implantação dessa norma deva seguir o mesmo caminho da ISO 9001, servindo como um fator determinante na realização de negócios, tornando-se um pré-requisito para transações entre clientes e fornecedores, tanto domésticos como internacionais.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria