Redação
Por Redação

Como utilizar a comunicação para motivar pessoas em tempos difíceis

Em épocas de incerteza econômica, financeira e fiscal, é comum que funcionários sintam-se desestimulados em suas funções. Afinal, com tantas notícias ruins à volta, é fácil sucumbir ao desânimo. No entanto, com uma gestão da mudança para colaboradores é possível enxergar uma suposta crise como oportunidade. Pensando nesse cenário, o post de hoje dá algumas […]


Em épocas de incerteza econômica, financeira e fiscal, é comum que funcionários sintam-se desestimulados em suas funções. Afinal, com tantas notícias ruins à volta, é fácil sucumbir ao desânimo. No entanto, com uma gestão da mudança para colaboradores é possível enxergar uma suposta crise como oportunidade. Pensando nesse cenário, o post de hoje dá algumas dicas de como motivar equipes em épocas adversas e fazer com que momentos ruins sejam superados com maior facilidade.

Aposte na comunicação

Da mesma forma com que a publicidade não funciona caso não haja um bom produto, a comunicação com os funcionários só apresenta resultados quando reflete qualidades reais da relação que a empresa possui com eles. Assim, se o relacionamento não for leal, se a empresa não for um lugar legal de se trabalhar, ou se não se mostrar preocupada com as pessoas, não há comunicação que possa resolver isso. Empresas necessitam maior eficiência em seus processos comunicativos para que consigam propagar com assertividade novas ideias e, assim, garantir o envolvimento de todos nos processos de mudança. Portanto, aposte em uma comunicação sincera.

Lembre-se do reconhecimento

Especialistas costumam dizer que o reconhecimento é o combustível dos colaboradores, principalmente em momentos de pressão e stress elevado. Por esse motivo, procure os pontos fortes de cada equipe e reconheça o que cada um faz bem. Repasse tal percepção aos funcionários. Dessa forma, eles irão sentir-se parte de um time, mesmo em momento de “tempestade”, e irão agregar muito à empresa.

Valorize a função de cada um

Na gestão de mudança dos colaboradores, é fundamental criar um ambiente que favoreça a autonomia, o auto-desenvolvimento e, principalmente, a noção de que o trabalho a ser executado tem um sentido. As equipes devem ter em mente que o trabalho delas tem um propósito maior do que o cumprimento de horários e a remuneração. Para isso, relembre bons resultados e apresente-os aos times – exponha cases de sucesso internos. A motivação será consequência disso.

Introduza novas ferramentas no worfklow

Por vezes, equipes necessitam de um “chacoalhão”, que pode ser obtido com a chegada de algumas novidades. A implantação de um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 nos processos pode ser um exemplo disso. Afinal, companhias monótonas necessitam de ferramentas que motivem os funcionários. Contudo, cuidado: não deixe de envolver os profissionais já na implementação do mecanismo. Isso demonstra que a empresa preocupa-se com o conhecimento dos funcionários acerca das mudanças que acontecem no ambiente corporativo.

Aproveite para ler também:

Qual é a sua estratégia para a gestão da mudança dos colaboradores em tempos delicados? Compartilhe o seu relato conosco pelos comentários abaixo.