Obter a certificação ISO 9001 via internet é a maneira mais fácil e barata de conquistar um sistema de gestão da qualidade. Que o diga André Nunes, sócio da D&J, empresa de metalurgia de Campinas (SP), que precisava da certificação e encontrou na a solução ideal.
“Certificamos todas as áreas da empresa, com exceção do departamento financeiro. A facilidade da implementação, a velocidade do processo e o atendimento foram primordiais para o sucesso da certificação”, afirma Nunes.
A forma como foi implementado o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ganhou elogios de Nunes. “A dá a vara. Quem vai ‘pescar’ a certificação é a própria empresa interessada, por isso o comprometimento é maior e o sucesso, praticamente garantido”, diz.
A conquista da ISO 9001 levou à manutenção de um grande cliente da empresa e de quebra passou a ajudar na prospecção de novos negócios. “A ISO abre muitas portas, traz novas procuras. Se vamos fechar negócio é outro assunto, mas o primeiro passo já foi dado”, conclui.
Em tempo: a D&J foi a primeira empresa a utilizar a . Nossos parabéns!
Parabéns à empresa. Achei bem interessante o processo.
Só tive uma dúvida: como conseguem certificar a empresa inteira e não certificar uma área como o financeiro. O ISO aceita isso? Fica alguma ressalva na logomarca do ISO que a empresa deve usar?
Olá Patrick,
Grato pelo comentário!
Para um sistema de gestão da qualidade, apenas as atividades que influenciam nas características do produto final, ou seja, todos os processos que possam impactar em sua qualidade, são obrigatoriamente incluídos no escopo.
O financeiro não necessariamente participa de um processo produtivo ou até mesmo na prestação de serviços. Por este motivo ele pode ser deixado fora do SGQ.
Não existe nenhuma alteração na veiculação de logomarcas, o que deverá ser levado em conta quando uma empresa possui a certificação, é o escopo – processos que ela possui dentro do sistema de gestão.
Abraços,
Tiago Costa
Especialista ISO 9001
Não é possível comentar.