Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A ISO 9001 em empresas de serviços

Constantemente encontramos empresários da área de serviços com dúvidas sobre a possibilidade de implementar a ISO 9001 em sua empresa.


A dúvida: É possível aplicar a ISO 9001 em empresas de serviços?

A resposta é sim, com certeza!

Essa confusão pode ser gerada pelo fato do senso comum julgar a ISO 9001 como uma norma de padronização de produtos. Há quem diga que a ISO 9001 é para deixar a empresa mais burocrática.

Porém, a própria norma em seu texto aponta em diversos momentos o termo “produtos e serviços”, deixando claro então que a adoção de um sistema de gestão da qualidade pode ser aplicado a todas as organizações, independente do seu porte e tipo de atividade.

O que uma certificação ISO pode causar em minha empresa?

Leia o e-book Certificação ISO para empresários e conheça os benefícios da certificação. Para acessar, basta preencher corretamente o formulário abaixo!


O

Tudo bem… Agora sabemos que é possível implementar um sistema de gestão da qualidade em empresas de serviços, mas…

Quais são as vantagens que uma empresa desse setor ganha com a ISO 9001?

Uma das principais características de uma empresa de serviços é a sua intangibilidade. O fato do seu serviço não poder ser tocado nem visto torna a análise do seu resultado muito mais subjetiva e com isso as ações da empresa podem ser prejudicadas.

Por isso encontrar uma metodologia que transforme essa análise subjetiva em dados concretos para acompanhar o desenvolvimento da empresa é um grande desejo dos gestores que atuam nesse tipo de atividade. Neste ponto o sistema de gestão da qualidade agrega valor na rotina da empresa.

Isso porque a ISO 9001, através de metodologias específicas que monitoram os processos da empresa faz com que o resultado antes intangível de uma empresa de serviço possa ser mensurado e acompanhado de forma objetiva. E se o gestor souber aproveitar essas informações, consegue uma grande vantagem competitiva sob o seu concorrente.

Então, gestor, agora é só decidir quando vai começar a implementação da ISO 9001 e mãos à obra! Bom trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque