Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Você se atenta à qualidade do alimento que consome?

Por várias vezes nesse espaço tivemos discussões e textos voltados para a qualidade das empresas, da construção civil e referente à saúde dos funcionários, entre outros. Neste momento, porém, gostaria de voltar a nossa reflexão para os alimentos consumidos. Será que damos a devida atenção à qualidade dos alimentos que consumimos? Quantas vezes verificamos se […]


Por várias vezes nesse espaço tivemos discussões e textos voltados para a qualidade das empresas, da construção civil e referente à saúde dos funcionários, entre outros. Neste momento, porém, gostaria de voltar a nossa reflexão para os alimentos consumidos.

Será que damos a devida atenção à qualidade dos alimentos que consumimos? Quantas vezes verificamos se uma empresa, seja uma indústria alimentícia ou um serviço de alimentação, possui toda a documentação e está de acordo com requisitos mínimos de segurança alimentar?

A ANVISA, órgão regulador que estabelece os requisitos para funcionamento desse tipo de estabelecimento, possui um documento normativo (RDC 216 ou RDC 275) que estabelece que essas empresas precisam possuir um ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO que indica o atendimento aos requisitos mínimos de segurança e higiene no preparo e fornecimento de alimentos. Esses requisitos estão indicados no MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF) que deve ser implementado por todas as empresas desse setor.

A partir da implementação desses requisitos e após a vistoria da ANVISA, a empresa receberá o alvará de funcionamento, que DEVERÁ ficar fixado em local visível na empresa.

Então nós, enquanto consumidores, temos o dever de fiscalizar essas empresas e procurar por esse documento para garantir que estamos nos alimentando em locais que possuem boas práticas sanitárias e de segurança com seus funcionários.

E as empresas que ainda não possuem esse requisito implementado, devem procurar se adequar o mais rápido possível, uma vez que com os grandes eventos que acontecerão no Brasil nos próximos anos, o foco para esse assunto está cada vez maior.

Podemos ver casos de várias empresas que passaram por problemas recentes com autuações e até com o lacramento dos estabelecimentos por não estarem de acordo com essa regulamentação (veja alguns exemplos no final deste post). Para fechar ainda mais o cerco, a ANVISA abriu recentemente 100 novas vagas para agentes de saúde que atuarão nesse cenário.

Então, o que estamos esperando? Vamos em busca da qualidade em todos os aspectos da nossa vida!

Correio Popular – Prefeitura realiza vistorias em bufês infantis de Campinas.

Nova série do Jornal da Record – Blitz da Comida

Fiscais encontram irregularidades absurdas em restaurantes

Restaurantes funcionam sem alvará em cidade de Minas Gerais

Carne vendida em SP é armazenada em péssimas condições

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque