Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Quando falamos de normas ISO é inevitável não pensar em garantia de atingir o nível máximo de qualidade. Cada uma atua em determinados setores, porém a ISO 14001 é a queridinha do momento. Porém, muitos gestores tem dúvidas de como implementar a ISO 14001.

Vamos começar pelo principal: o objetivo dessa norma. Empresas inteligentes a têm escolhido pois seu principal objetivo é a união de preservação ambiental aos lucros da empresa, possibilitando que as organizações cresçam e se desenvolvam de forma sustentável. Com isso, é possível garantir a preservação do meio ambiente por meio da redução dos impactos significativos causados pelas atividades da empresa.

Para tal preservação e desenvolvimento, temos o direcionamento impecável da norma. Ela permite que empresas de todos os portes conquistem o amadurecimento da gestão de seus riscos ambientais, visão e valores da empresa, tornando parte de suas práticas usuais.

Como implementar a ISO 14001

  • Definição de uma equipe comprometida, ciente da relevância do tema e capaz de envolver não só a alta direção, mas todos os colaboradores;
  • Definição da Política Ambiental, que estabelecerá uma série de responsabilidades determinando a estratégia ambiental da empresa que deverá estar alinhada com o escopo da mesma;
  • Levantar, monitorar e cumprir integralmente todos os requisitos legais aplicáveis à sua atividade com relação ao meio ambiente, mantendo assim em conformidade seu sistema de gestão ambiental e melhora-lo continuamente;
  • Sistematizar procedimentos considerando os requisitos legais aplicáveis, afim de identificar os impactos ambientais relevantes de suas atividades e processos, devendo ser controlados e levados em consideração para o estabelecimento dos objetivos e metas da empresa.

Com a implantação desse sistema, também podem ocorrer benefícios estratégicos que refletirão no aumento da competitividade. Isso porque é gerada credibilidade junto aos clientes e mercado, melhorando a imagem corporativa e permitindo o fortalecimento com investidores e  fornecedores.

Por fim, a ISO 14001 também permite que a sua empresa atue dentro da legislação ambiental evitando que multas ambientais sejam recebidas e possibilitando com esta adequação, recursos para empresa. 

Deseja saber mais sobre a implementação da ISO 14001? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas!