mapeamento de processos
Conrado
Por Conrado

Mapeamento de Processos e a ISO 9001

Uma das principais finalidades do Mapeamento dos Processos é criar um desenho sistêmico das atividades de uma organização, de modo a evidenciar quais áreas ou funções participam do processo e se estão ou não agregando valor à empresa como um todo. E o que mais é preciso saber?


Tempo de Leitura: 3 minutos

O mapeamento de processos é uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade. Como você pôde perceber nas 6 coisas sobre a ISO 9001 na prática, a partir desse Sistema de Gestão da Qualidade, é preciso e possível mapear os processos que ocorrem na empresa. E, assim, com esse mapeamento fica muito mais fácil e claro compreender como, quando, onde e por que alguma ação corretiva ou preventiva é necessária para que não ocorram erros.

O que é o mapeamento de processos, segundo a ISO 9001?

“Uma das principais finalidades do Mapeamento dos Processos é criar um desenho sistêmico das atividades de uma organização, de modo a evidenciar quais áreas ou funções participam do processo e se estão ou não agregando valor à empresa como um todo.

Podemos dizer que é uma fotografia do processo, que mostra como e onde se aplica a participação de cada processo dentro de um todo.” Vamos entender o Mapeamento de Processos?

Assim, o mapeamento de processos, é, basicamente, uma ferramenta para analisar onde se encontram as dificuldades e os problemas dos processos de uma empresa. Sendo que esse mapeamento é uma peça fundamental para que a implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Ou seja, é a identificação dos processos chaves que garantem o sucesso da organização, por meio das funções ou atividades que contribuem para os objetivos estratégicos da organização.

Isso porque, o mapeamento de processos dentro de uma empresa é uma ferramenta gerencial. Ele tem o objetivo, justamente, de identificar o que precisa ser melhorado dentro de uma empresa.

“E como a Abordagem de processos pode ajudar na gestão da empresa e por que isso é tão importante para a ISO 9001?

A ISO 9001 ao incluir este conceito como um dos seus princípios entende que uma empresa que conhece e gerencia todos os seus processos, consegue chegar a um resultado planejado com mais eficiência, isso porque nessa metodologia, toda a operação da empresa funciona como um sistema único e não como setores individuais que não se relacionam entre si.” Saiba mais sobre a Abordagem de Processos

mapeamento de processos

Como ele funciona?

Podendo ser usado através de fluxogramas que deixam muito mais claro como os processos da empresa funcionam. Pode ser utilizado em formato de planilhas e gráficos também. O importante é deixar sempre bem ilustrada a análise que foi feita e quais os resultados alcançados. 

Não há grandes segredos em como realizar o monitoramento dos processos. Utilizando qualquer uma das ferramentas citadas acima, o importante é deixar claro o que foi analisado. 

Aproveite e veja como fazer o mapeamento dos seus processos em 5 passos!

Veja, por exemplo o modo como a Templum propõe:

Como fazer o mapeamento de processos da ISO 9001 usando a Tartaruga turbinada da Templum?

A Templum tem uma planilha de Mapeamento de Processos que vai te ajudar muito nessa ação! 

Com a sua planilha em mãos, siga os 18 passos descritos em como mapear processos da ISO 9001 usando a Tartaruga Turbinada da Templum. Lá você poderá conferir dicas que facilitarão ainda mais o reconhecimento e a análise de cada um dos processos a serem mapeados.

Vantagens do mapeamento de processos

Algumas das vantagens do mapeamento de processos para a empresa são:

 

  • Possibilidade de analisar os processos e consertar o que é preciso.
  • Capacidade de replicar o conhecimento que foi analisado e documentado para novos funcionários.

 

  • Criar os indicadores de desempenho. Afinal, depois de analisar e compreender as ações dos processos, torna-se possível estabelecer as metas para tal.
  • Compreender o todo da empresa. Depois de analisar e compreender cada um dos processos, é possível ver a totalidade desses processos que compõem a empresa.

Agora que você tem as informações necessárias para aprender mais sobre o Mapeamento de Processos, que tal conhecer o curso exclusivo da Universidade Templum sobre o assunto? Conheça mais sobre as possibilidades da Universidade Templum!

Conrado