Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

PBQP-H: economizar nem sempre é um bom negócio

A forma tradicional de consultoria é realmente muito cara. O contratante não paga apenas o conhecimento do consultor. Ele paga o deslocamento, a hospedagem e o todo tempo que o consultor passa em trânsito. Além disso, a presença do consultor na empresa não diminue o trabalho do contratante. É possível implementar o PBQP-H sem gastar […]


A forma tradicional de consultoria é realmente muito cara. O contratante não paga apenas o conhecimento do consultor. Ele paga o deslocamento, a hospedagem e o todo tempo que o consultor passa em trânsito. Além disso, a presença do consultor na empresa não diminue o trabalho do contratante.

É possível implementar o PBQP-H sem gastar tanto: sozinho, consultoria compartilhada ou a consultoria online.

É difícil implementar sozinho?

Se você não está familiarizado com sistemas de gestão da qualidade, será muito difícil implementar o PBQP-H sozinho. Você terá que interpretar a norma SiAC. Baixe a norma em PDF e avalie quanto tempo será necessário para compreender o conteúdo técnico. Esse é só o primeiro passo. Durante a implantação você terá que elaborar procedimentos, mapear processos, verificar a documentação necessária, elaborar documentos de controle e gerenciar registros. Sem experiência, a chance de fracasso na auditoria é muito grande.

Consultoria compartilhada e sistemas tira dúvida não funcionam?

Há no mercado empresas e consultores independentes que oferecem consultoria compartilhada e mecânismos baratos para tirar dúvidas. Cuidado, além do baixo envolvimento dos consultores com a sua empresa, você pode acabar recebendo respostas superficiais que não resolvem os seus problemas. Afinal, a certificação é a mesma para todas as empresas, a forma de implementação não é.

Existe uma consultoria eficiente que cabe no meu bolso?

Sim, a Templum Consultoria criou um jeito novo de fazer consultoria, usando tecnologia para transferir conhecimento, aproximar o cliente do especialista e, ao mesmo tempo, eliminar os custos com transporte e hospedagem de consultores. Com a consultoria online a Templum permitiu que nano, micro e pequenas empresas tenham acesso às melhores práticas de gestão empresariais do mundo.

Com a Templum você não corre risco. Tudo foi planejado, dividido em fases, para que você dedique apenas 1 hora do seu dia na implementação. Especialistas disponíveis via chat, chamado, email e site solucionam qualquer problema que você venha a ter. No final da implementação nós realizamos uma pré-auditoria para garantir que a sua certificação aconteça sem problemas. É por isso que é possível garantir a certificação de todos os clientes.

Contratando a Templum você tem acesso ilimitado ao conhecimento de profissionais com mais de 20 anos de experiência. Lembre-se: tempo é dinheiro. Sem o suporte ideal para sua empresa você pode acabar gastanto mais.

Assine nossa lista e receba dicas sobre o PBQP-H em seu email.

Conte com a gente e boa sorte!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha