Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Qualidade é sinônimo de perfeição?

“A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização”. Essa é a explicação mais comum para todos aqueles que perguntam o que é ISO 9001? Sim, essa explicação está correta, mas podemos ir um pouco mais longe, […]


“A NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização”. Essa é a explicação mais comum para todos aqueles que perguntam o que é ISO 9001?

Sim, essa explicação está correta, mas podemos ir um pouco mais longe, pois afinal O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE?

Ainda hoje existe o consenso geral de que uma empresa certificada pela norma ISO 9001 é aquela que cujos produtos ou serviços não possuem falhas e nem desvios, pois o senso comum entende qualidade como perfeição, mas isso não existe. “Qualidade é adequação ao uso[i], ou seja, é atender as especificações a que foram planejadas e dessa forma, garantir a satisfação daqueles que consomem o produto ou serviço adquirido.

Além disso, segundo o dicionário Priberam, sistema é a “combinação de partes reunidas para concorrerem para um resultado, ou de modo a formarem um conjunto”.

Pronto!

Então agora podemos concluir que um sistema de gestão da qualidade é um conjunto de elementos inter-relacionados que permite o gerenciamento dos processos e atividades de uma organização a fim de atender aos requisitos estabelecidos de um produto ou serviço de forma a aumentar a satisfação do cliente.

Então, uma empresa que possui um sistema de gestão da qualidade não é aquela que nunca erra, mas sim aquela que possui controles contínuos dos seus processos, que analisa e entende os requisitos dos clientes, que possui métodos específicos para segregar produtos que não atendem às especificações, que fornece tratamento diferenciado para a opinião dos clientes, que obtém resultados de desempenho de todos seus processos e que através do gerenciamento de todas essas informações promove uma cultura de melhoria constante.

Sendo assim, uma empresa que possui um sistema de gestão da qualidade é muito melhor do que uma empresa que nunca erra (e se houver uma assim, me avisem, pois nunca vi), pois é justamente o conjunto de todos esses fatores que fazem com que o valor agregado aumente cada dia mais.

E para terminar é importante ressaltar que em mercados globalizados e concorridos como vivemos hoje, a ISO 9001 deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar requisito fundamental para aquelas empresas que pretendem continuar fornecendo produtos e serviços.

Pense nisso!


[i]
Juran, 1988.
Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque