Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Qual é o prazo para implementação da ISO 9001?

Todas as empresas que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ou estão no início do processo possuem uma dúvida em comum:


Quanto tempo demora para implementar a ISO 9001?

Na verdade, a resposta para essa duvida é muito relativa, pois depende de uma série de fatores, como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros. Para as empresas de pequeno e médio porte que realmente se dedicam a esse projeto, normalmente o prazo para a implementação é de 06 meses a 1 ano, porém quero ressaltar novamente que esse é um prazo estimado e que pode variar de cada empresa.

Entretanto, gostaria de chamar a atenção para um desses fatores citados que interfere muito no prazo da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade:

O comprometimento da direção

Normalmente os gestores acreditam que ao disponibilizar um funcionário ou equipe para essa função e contratar uma consultoria especializada, a sua função termina ali e o restante deve ser realizado pelas pessoas designadas. Está muito enganado, pois a ISO 9001 é um processo que deve ser realizado “top down”, ou seja, é uma mudança que primeiramente deve ser incorporada pela direção e transmitida para os funcionários.

Se não for realizado dessa forma, o projeto não sairá do papel e o impacto negativo será muito maior, pois os funcionários deixarão de acreditar nessa metodologia e sem o engajamento dos funci0nários, ficará cada vez mais difícil de assimilar essa idéia. Portanto, gestores que querem implementar um Sistema de Gestão realmente eficiente devem se envolver no processo de verdade e assim colher todos os benefícios que sempre citamos nesse espaço.

Bom trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque