Tempo de Leitura: < 1 minuto

Os ambientes de trabalho estão cheio de perigos, situações de periculosidade elevada, e muitas vezes fatos isolados do dia a dia podem prejudicar a saúde do trabalhador. Situações corriqueiras como simplesmente digitar no computador podem se transformar em tendinites e outros problemas piores, que, se não tratados, podem comprometer o trabalho da pessoa.

Por isso atualmente o assunto é tão importante: tempo é dinheiro. E trabalhador parado significa deixar de ganhar dinheiro. Pensando nisso as empresas devem atuar antes do problema acontecer, se munindo de aparatos que visem melhorar a saúde de seus colaboradores e não colocá-los em risco. As ações hoje devem ser de PREVENÇÃO.

Como prevenir acidentes de trabalho na minha empresa?

Quando falamos em prevenção estamos falamos de um conjunto de ações, dentre elas podemos destacar:

  • Elaboração de procedimentos de segurança;
  • Campanhas de prevenção da empresa com distribuição de cartazes;
  • Treinamento dos colaboradores nos procedimentos;
  • Buscar atender a todos os requisitos legais.

Mas o mais importante e mais difícil é conscientizar tanto os trabalhadores como os proprietários e alta gerência da importância da segurança do trabalho e de se realizar atividades de forma segura. O sucesso da implantação depende  do comprometimento de todos e da mudança de comportamento e atitude.

Investir na segurança, é sinônimo de lucros no aspecto econômico e na satisfação geral dos empregados, que assistidos e valorizados em seus trabalhos, passam a produzir de forma mais segura e eficiente. Enfim, todos saem ganhando.

Você sabia que a ISO 45001 pode te ajudar a prevenir esses acidentes de trabalho e ainda te ajudar na gestão do dia-a-dia através de um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional?

[Post] ISO 45001: Prevenção de acidentes de trabalho e o modelo queijo suíço

Quer saber mais sobre a ISO 45001? Fale com um especialista clicando aqui!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria