Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Prevenção de acidentes de trabalho

Os ambientes de trabalho estão cheio de perigos, situações de periculosidade elevada, e muitas vezes fatos isolados do dia a dia podem prejudicar a saúde do trabalhador. Situações corriqueiras como simplesmente digitar no computador podem se transformar em tendinites e outros problemas piores, que, se não tratados, podem comprometer o trabalho da pessoa. Por isso […]


Os ambientes de trabalho estão cheio de perigos, situações de periculosidade elevada, e muitas vezes fatos isolados do dia a dia podem prejudicar a saúde do trabalhador. Situações corriqueiras como simplesmente digitar no computador podem se transformar em tendinites e outros problemas piores, que, se não tratados, podem comprometer o trabalho da pessoa.

Por isso atualmente o assunto é tão importante: tempo é dinheiro. E trabalhador parado significa deixar de ganhar dinheiro. Pensando nisso as empresas devem atuar antes do problema acontecer, se munindo de aparatos que visem melhorar a saúde de seus colaboradores e não colocá-los em risco. As ações hoje devem ser de PREVENÇÃO.

Mas qual a melhor forma de prevenir acidentes?

Quando falamos em prevenção estamos falamos de um conjunto de ações, dentre elas podemos destacar:

  • Elaboração de procedimentos de segurança;
  • Campanhas de prevenção da empresa com distribuição de cartazes;
  • Treinamento dos colaboradores nos procedimentos;
  • Buscar atender a todos os requisitos legais.

Mas o mais importante e mais difícil é conscientizar tanto os trabalhadores como os proprietários e alta gerência da importância da segurança do trabalho e de se realizar atividades de forma segura. O sucesso da implantação depende  do comprometimento de todos e da mudança de comportamento e atitude.

Investir na segurança, é sinônimo de lucros no aspecto econômico e na satisfação geral dos empregados, que assistidos e valorizados em seus trabalhos, passam a produzir de forma mais segura e eficiente. Enfim, todos saem ganhando.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque