Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

PEPS, PVPS e a qualidade integrada ao estoque

Os estoques são parte essencial de qualquer empresa que realize a fabricação e/ou a distribuição de produtos. Itens de algumas das principais normas que regem os sistemas de gestão dedicam, muitas vezes, apenas algumas linhas para mencionar esta importante parte das organizações, sem muitas vezes considerar práticas aprofundadas orientadas ao controle destes estoques.

No intuito de auxiliar neste aspecto, possuímos ferramentas como:

  • PEPS (ou FIFO);
  • PVPS (ou FEFO);

Iremos apresentar elas de forma sucinta! Vamos lá?

PEPS/FIFO – Primeiro que Entra, Primeiro que Sai

(First In, First Out)

É a metodologia mais comum utilizada principalmente em indústrias e distribuidores de produtos sem datas de validade. Por exemplo: plásticos injetados, papel e produtos de aço inoxidável. Nesta metodologia, a base são os produtos com prazo de validade indeterminado. São considerados a entrada dos lotes de produtos para uso em ordem de chegada. Produtos que entraram primeiro no estoque são utilizados primeiro, o que garante que sempre haverá produtos novos para uso.

Uma das formas de uso do PEPS pode ser o uso de etiquetas que indiquem as datas de entrada de produtos, ou até mesmo um controle físico, onde o produto mais antigo é disposto à frente, e o mais recente é colocado atrás, para garantia de uso na ordem correta: primeiro os mais antigos, depois os mais novos.

PVPS/FEFO – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai

(First Expire, First Out)

Nesta metodologia, utilizada para produtos que possuem data de validade, os produtos com prazos mais próximos ao vencimento devem ser os primeiros a serem utilizados, mesmo que suas entradas sejam posteriores à de lotes já em estoque.

Para uso do PVPS, que necessita de um controle mais rígido, pode-se considerar planilhas, softwares de controle ou etiquetas coloridas que indiquem o material a ser usado. Pode-se pensar ainda na organização física em prateleiras ou pallets de forma prática e lógica.

Dependendo da natureza da organização, estes dois processos podem se mesclar por utilizar produtos tanto com validade determinada quanto indeterminada.

Utilize os métodos mais adequados para seu controle e adapte-os à realidade de sua organização de maneira a garantir que os estoques sejam consumidos de maneira adequada ao propósito da organização e garanta sempre a qualidade de seus produtos.