Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A ISO 9001 é mesmo burocrática?

De onde veio a associação entre burocracia e ISO 9001 Ainda hoje, é muito normal quando falamos em ISO 9001, as pessoas “torcerem o nariz” achando que é uma prática que só vem para trazer burocracia e papel para as empresas. Mas por que será que existe essa idéia? Essa mentalidade existe, porque a ISO […]


De onde veio a associação entre burocracia e ISO 9001

Ainda hoje, é muito normal quando falamos em ISO 9001, as pessoas “torcerem o nariz” achando que é uma prática que só vem para trazer burocracia e papel para as empresas. Mas por que será que existe essa idéia?

Essa mentalidade existe, porque a ISO 9001, antes da sua versão publicada em 2000 realmente era uma norma muito pesada e difícil de implementar, demandando muito esforço das empresas, principalmente por aquelas que não eram voltadas para a indústria, pois até essa revisão seu foco era voltado para essa atividade comercial.

Segundo Ronaldo Costa, autor do Qualiblog,

A burocracia, ou a imagem que ficou de que a ISO 9001 é burocrática, vem da versão de 1994, onde ficou célebre a frase “faça tudo o que escreveu e escreva tudo o que faz”.

De fato nessa versão era necessário uma infinidade de documentos, procedimentos para tudo, muito papel…

Hoje essa associação não condiz com a realidade!

Ainda segundo Ronaldo Costa,

Um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) enxuto é possível e pode até ser muito melhor, já que a norma exige apenas seis procedimentos e o Manual da Qualidade. Boa parte dos registros já existe naturalmente na empresa e os demais podem ser facilmente implementados como parte da mudança.”

A partir da versão 9001:2000, muita coisa melhorou. A norma ficou mais fácil de ser interpretada e incorporada pelas empresas e também foi adaptada para que fosse aplicada a todos os setores do mercado. Nessa versão, o cliente deixa de ser um fator externo à organização e torna-se o centro da empresa. Tudo é realizado para atender às especificações exigidas por ele e num processo de melhoria constante. Nessa versão a ISO 9001 perde a sua característica de burocrática, de depósito de papel e torna-se dinâmica, fazendo parte atuante da vida da empresa.

Ou seja, as empresas que hoje possuem um Sistema de Gestão da Qualidade implementados, possuem controles específicos que fazem com que a satisfação do seu cliente seja constantemente avaliada e que sejam aplicadas melhorias contínuas.

No entanto, o entendimento dessa mudança de foco do texto da norma ISO 9001 ficou restrito aos especialistas da área, não sendo divulgado ao mercado de maneira eficiente, fazendo com que os profissionais que já tinham tido contato com a norma antes dessa revisão ainda mantivesse a ideia de que a ISO 9001 é sinônimo de burocracia e muitas vezes, inclusive passando essa mensagem adiante.

Minha empresa não tem tempo, então a ISO 9001 vai ajudar ou atrapalhar?

Hoje vivemos na crise do tempo. Nunca se discutiu e criaram-se tantas teorias para explicar a falta de tempo que acomete a vida do ser humano contemporâneo como hoje e a impressão que temos é que mesmo com a aplicação de diversos métodos para administração do tempo, cada dia que passa a disponibilidade é menor para nossa vida pessoal.

E diante desse cenário, temos que estabelecer critérios para eleger as prioridades daquele momento, mesmo que essas mesmas prioridades sejam alteradas na situação seguinte pela urgência do tempo.

Então, com essa constante pressa da vida moderna, tanto em nossa vida pessoal ou no mundo corporativo, muitas vezes não temos tempo para lançar um olhar diferente, um olhar crítico para teorias que já foram aceitas por nós. Neste caso, pode ser que ficaremos anos com a mesma opinião sobre um assunto que já houve diversas atualizações e esse pode ser o caso da ISO 9001.

Portanto, se você faz parte desse grupo de empresários que querem estar sempre à frente no mercado, recomendo que na administração do seu tempo, dedique alguns minutos para que possa lançar um novo olhar para a nova ISO 9001.

Reflita, repense e analise se a ISO 9001 trará mais avanços do que atrasos, por que nossa opinião é que certamente ela facilitará sua vida. Temos vários artigos para te ajudar a pensar sobre o assunto, dentre eles em especial os benefícios da ISO 9001 e o passo a passo para certificação ISO 9001.

Tenho certeza que não irá se arrepender.

Bom Trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque