Ao iniciarmos a implementação da ISO 9001 somos “bombardeados” por uma imensidão de informações, detalhes, por menores, que podem nos levar a dúvidas e a erros.
No item 6.2 (Recursos Humanos) a norma orienta que “as pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados”.
Hoje falarei um pouco mais sobre habilidades, uma das bases citadas pela Norma ISO 9001 para verificar a competência das pessoas envolvidas no processo produtivo das empresas.
A própria definição de habilidade pode gerar dúvidas: segundo Voltaire habilidade seria um indicativo da capacidade de produzir soluções para um dado específico. Segundo outros autores habilidade pode se desmembrar em habilidade verbal, habilidade mecânica, habilidade matemática e está intimamente ligado á definição de competência.
Para facilitar listarei abaixo algumas habilidades usuais para ajuda-los na descrição de cargos. São habilidades:
- Planejamento
- Organização
- Foco em resultados
- Dinamismo
- Iniciativa
- Criatividade
- Disciplina
- Integridade e coerência.
- Flexibilidade
- Autoconfiança e autoconhecimento
- Intuição
- Capacidade crítica
- Compreensão
- Competitividade
- Visão no cliente
- Compreensão interpessoal e empatia.
- Capacidade de liderança
- Persuasão
- Relacionamentos/Pessoas
- Coaching
- Trabalho em equipe
- Visão do negócio
- Autocontrole das emoções
- Comunicação e negociação
- Agilidade para tomar decisões
- Aprendizado e desenvolvimento pessoal
Não são habilidades:
- Disponibilidade
- Comprometimento
- Pontualidade
- Honestidade
- Caráter
Não deixem de consultar outros posts que abordam o assunto:
https://certificacaoiso.com.br/plano-de-cargos-salarios-e-uma-exigencia-da-iso-9001/
Boa sorte nessa jornada.
Aline Tonon
Equipe ISO On line.