Skip to main content
Tempo de Leitura: 4 minutos

Como o mercado está investindo no PBQP-H?

Você incorporador/construtor que busca conseguir linhas de crédito junto à Caixa Econômica Federal para construção do seu empreendimento, sabia que a certificação no SIAC/PBQP-H é uns dos requisitos exigidos? E que este é o melhor momento para investir no mercado imobiliário habitacional?

Vem comigo que vou te explicar o porque desse melhor momento e porque investir agora no SiAC/PBQP-H.

PBQP-H: estudo de caso

O Programa Casa Verde e Amarela e o PBQP-H

Em agosto de 2020, o governo federal substitui o programa Minhas Casa Minha Vida pelo programa Casa Verde e Amarela. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o programa reúne ações habitacionais federais para ampliar o estoque de moradias e atender às demandas do brasileiro.

Ainda conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional, o novo programa tem como meta atender 1,6 milhão de famílias de baixa renda com o financiamento habitacional até 2024. Isso será possível com a redução na taxa de juros para a menor da história do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e mudanças na remuneração do agente financeiro.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o programa tem como objetivo promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas, com renda mensal de até R$ 7.000,00 (sete mil reais), associado ao desenvolvimento econômico, à geração de trabalho e renda e à elevação dos padrões de habitabilidade e de qualidade de vida da população urbana.

Menor taxa de juros como nunca visto

Segundo entrevista concedida pela presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Cristiane Portella, ao site Infomoney: “Os juros estão em um patamar que nunca estiveram, em torno de 6,9% para o financiamento. Em 2017, a média era de 11,4%, em um contrato de 35 anos. A prestação chegou a se reduzir em 30% e muito mais gente ficou elegível para comprar um imóvel. Novas formas de indexação do financiamento, como as taxas prefixadas, trouxeram um leque maior para o consumidor”, afirma Cristiane.

Quais as linhas de crédito do programa Casa Verde e Amarela?

Para a realização do financiamento do imóvel no programa Casa Verde Amarela, os interessados precisam ter uma renda mensal de até R$ 7 mil. A contratação pode ser realizada de forma individual ou por intermédio de uma construtora.

De acordo a Caixa Econômica Federal as linhas de crédito para financiamento imobiliário com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são:

  • Imóveis na Planta: linha de crédito para produção de empreendimentos habitacionais por meio de financiamento direto a pessoas físicas.
  • Alocação de Recursos: financiamento para empreendedores, pessoa física ou jurídica, que produzem empreendimentos com recursos próprios ou de terceiros.
  • Apoio à Produção: produto exclusivo para empresas do ramo da construção civil que querem construir rapidamente.
  • Plano Empresa da Construção Civil:financiamento simplificado a empresas para produção de empreendimentos residenciais. ​

Sou construtor, em qual linha de crédito me enquadro?

Conforme a Caixa Econômica Federal, a linha de crédito Apoio a Produção é exclusivo para empresas construtoras que querem construir rapidamente, e têm como principais vantagens: o produto é destinado a empresas privadas que queiram comercializar empreendimentos imobiliários sem tomar financiamento em seu nome e a partir de qualquer percentual de obra executada, as unidades do empreendimento podem ser financiadas aos compradores pessoas físicas. Portanto, para conseguir o Apoio a Produção a empresa precisa atender os seguintes requisitos:

  • Situação cadastral regular e saúde econômico-financeira;
  • O empreendimento deve estar localizado em área urbana;
  • Construtora com nível de qualificação no SIAC/PBQP-H;
  • Incorporação registrada no Registro de Imóveis para contratação;
  • Projeto de arquitetura aprovado e alvará expedido pelo Município;
  • Licenças ambientais aplicáveis e declaração de viabilidade das concessionárias de água, esgoto e energia elétrica;
  • Existência de infraestrutura interna e externa ao empreendimento;
  • Demanda mínima de comercialização das unidades do empreendimento.

Veja só, a qualificação no SIAC/PBQP-H é um dos requisitos exigidos, e vou te explicar a seguir o que é o programa e como conseguir a qualificação.

O que é SiAC/PBQP-H e como consigo a certificação?

O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), é um instrumento do governo federal que tem como meta organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat através de avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

[Post] PBQP-H: Saiba quais são os benefícios do PBQP-H para a sua empresa

Dentro do PBQP-H está a o regimento do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras), que tem o objetivo de avaliar a conformidade da qualidade das empresas de construção civil.

Além da certificação no PBQP-H permitir a obtenção de financiamento junto as instituições de créditos públicas, o mesmo habilita a empresa participar de licitações municipais e/ou estaduais, além de proporcionar um padrão de qualidade dos empreendimentos.

O programa também garante o aumento da competitividade no setor da construção civil por meio da otimização do uso dos recursos, diminuição de desperdícios, retrabalhos e gastos com assistência técnica pós-obra.

Portanto obter a certificação PBQP-H é um grande diferencial competitivo, e nós aqui da Templum podemos lhe auxiliar na implementação e na busca da certificação da sua empresa.

PBQP-H: qual o custo para certificação?

Rafaella Araújo Silva

Rafaella Araújo Silva

Consultora na Templum Consultoria