Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Em tempos de Covid-19 e distanciamento social muitas empresas adotaram a prática de trabalho remoto ou home office, como é conhecida popularmente, e através dessa nova prática a empresa poderia continuar a produzir e ao mesmo tempo de evitar a contaminação e disseminação do Covid-19. Mas o que diversas pessoas têm enfrentado diariamente com o home office são as situações inusitadas, engraças e até mesmo constrangedoras, e nós separamos algumas dicas para se evitar situações como essas, confira!

Acho que todos sabem que para produzir com qualidade é necessário um espaço calmo, organizado, com equipamentos de qualidade, mas muitas vezes não temos condições de ter um espaço reservado especialmente para o trabalho, mas em situações como a que vivemos é necessária adaptação, um quarto pode ser transformado num escritório, a sala de casa pode ser um bom local para chamadas e reuniões. Mas cuidado para que durante alguma reunião importante não passe algum familiar atrás, ou apareça uma criança caindo, animais de estimação em poses engraças e claro a gafe mais cometida em home office a vestimenta usada. Avisar os familiares sobre a reunião e a importância dela pode ajudar a evitar esses problemas, utilizar uma vestimenta mais adequada para a ocasião, lembrando que você está na sua casa, não precisa se preocupar em usar um terno durante o dia todo, mas durante a reunião apenas.

Além da organização, o aviso prévio e a vestimenta é possível pensar em outras maneiras, principalmente em situações no qual não é possível evitar. Algum familiar que necessita de cuidados especiais, um filho pequeno que ainda está na fase de amamentação, para isso é aconselhado que notifique a pessoa com quem fará a chamada e contar com a sua colaboração e entendimento. Claro que podemos trabalhar que mesmo essas situações possam ser evitadas ou até mesmo causar o menor constrangimento possível. Um computador mais alto, no qual a câmera foque sobre tudo no rosto e no pescoço, deixar tudo organizado e ao alcance da mão para evitar levantar durante a chamada.

Basta seguir essas dicas que muitas das situações constrangedoras como o seu animal de estimação aparecer “bringando” com o travesseiro do sofá, ou algum familiar aparecer usando apenas roupas íntimas, ou até mesmo seus filhos pequenos aparecerem durante a reunião e caírem no chão e abrirem o “berreiro”. Claro que essas são algumas dicas, nem sempre elas poderão ser aplicadas, existem casos especiais, situações únicas onde você terá que ter um bom jogo de cintura.

Percebe que são coisas simples e pequenas que podem te auxiliar durante o home office, que vão te ajudar a conciliar o trabalho com a vida, sobre tudo neste momento, onde todos estão sendo extremamente pressionados.

#stayhome

auditoria interna 4.0

Taís Ferreira

Auditora na Templum Consultoria