certificação
Regina Comar
Por Regina Comar

Como fica a sua certificação no cenário da Pandemia

4.7 15 Estou no período de realizar auditoria do sistema de gestão e agora? Diante da situação mundial da pandemia por Covid-19 (coronavirus) o isolamento social, os trabalhos sendo realizados no modelo homeoffice ou ainda com produção presencial mínima, faz sentido a preocupação com as auditorias presenciais planejadas para este período. Vamos falar sobre as […]


Tempo de Leitura: 3 minutos

Estou no período de realizar auditoria do sistema de gestão e agora?

Diante da situação mundial da pandemia por Covid-19 (coronavirus) o isolamento social, os trabalhos sendo realizados no modelo homeoffice ou ainda com produção presencial mínima, faz sentido a preocupação com as auditorias presenciais planejadas para este período. Vamos falar sobre as auditorias internas, de certificação e de manutenção do sistema de gestão da qualidade, para que após essa crise sua empresa possa operar com ainda mais confiança, qualidade e garantindo o mercado de atuação.

 Vamos começar falando da auditoria interna!

Não se preocupe, hoje já é possível realizar auditoria totalmente remota, ou seja, o auditor não estará em contato físico com a equipe e a equipe pode inclusive estar de home office. Não há restrição.

Ela ocorre virtualmente com checagem de documentação, entrevistas remotas e coleta de evidências também remota. Incrível né? A tecnologia está nos ajudando muito nesse momento de crise. Na Templum chamamos de Auditoria 4.0.

 E as auditorias de manutenção e certificação?

Os organismos de certificação também estão na onda da auditoria remota.

Para você entender mais detalhes, a International Accreditation Forum (IAF) é o órgão mundial que gerencia acordos de acreditação, ou seja, é ele que reúne e define como os organismos de certificação serão credenciados para realizar a certificação das empresas. apresenta as. A imagem abaixo ilustra os atores externos envolvidos no processo de certificação da sua empresa.

 

IAF: Gerencia os acordos de acreditação mundialmente.

INMETRO:  Realiza a acreditação (certificação) dos organismos de certificação no Brasil.

Organismo de Certificação: Credenciado para fazer as auditorias de certificação e manutenção na sua empresa.

Empresa: São certificadas de acordo um uma norma definida em escopo.

 

Assim, a IAF apresentou as seguintes recomendações nesse período de pandemia:

Se não for possível realizar a auditoria presencial (como é a atual situação) é autorizado realizar 100% da auditoria remota, desde que todos os itens auditáveis sejam checados e as evidências das atividades da empresa coletadas.

Outra permissão foi de estender o prazo de certificação por seis meses, dessa maneira realizando a auditoria presencial após o período de crise.

 

#Na prática o que deve fazer em relação a minha certificação?

1 – Verificar seu cronograma de auditorias internas e externas;

2 – Para a Auditoria Interna: adequar junto com o auditor interno a agenda dele e da empresa e conduzir a auditoria remotamente;

3 – Para a Auditoria Externa (certificação e manutenção): checar com o organismo de certificação como está sendo conduzido o procedimento (remoto ou extensão de prazo) e seguir sua auditoria normalmente na condição indicada.

 

Bom, mas essa é a orientação para certificação de normas de sistema de gestão de acordo com a ISO (International Organization for Standardization). Como que ficam as auditorias de certificação de SASSMAQ e PBQP-H que não são orientadas pelo IAF?

A Associação Brasileira da Industria Química (ABIQUIM), que regulamenta a certificação de SASSMAQ, já se posicionou dizendo que não aceitará a auditoria remota e que todas as auditorias desse período serão canceladas.

Já o Ministério do Desenvolvimento Regional, que coordena o programa PBQP-H, não se posicionou ainda diante da situação de quarentena.

De qualquer forma a recomendação para as empresas que buscam e operam nesses sistemas é continuar com o sistema vivo na operação e gestão. Isso porque quando a situação de quarentena passar esteja pronta para realizar a auditoria.

Nós da Templum estamos atentos a essa movimentação e vamos manter informações sempre atualizadas a respeito das auditorias durante o período de quarentena e até que essa situação retorne as condições de operação mais tranquilas.

O importante agora, é garantir que seu sistema de gestão não pare! Essa é a hora de utilizar realmente ele como melhoria e integração com a gestão da empresa. Faça revisão do seu mapa de riscos e oportunidades, além dos planos de ação que tem feito diante da situação que a sociedade está vivendo.

Estamos à disposição para auxiliá-los na sua gestão durante e após a crise. Trabalhamos por um país mais forte e podem, sempre, contar com a nossa equipe.  (se quiser pode tirar essa frase, não sei o que é o melhor na comunicação rs)

 

Fonte: https://iaffaq.com/

Regina Comar

Consultora em Templum Consultoria
Graduada em Engenharia Ambiental na UNICAMP, pesquisadora, consultora em Sistema de Gestão Integrado e elaboradora de produto e conteúdo na Templum, unindo comunicação e engenharia para a disseminação de conhecimento e fortalecimento das empresas.
Regina Comar