Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O que é ser sustentável?

A sustentabilidade é representada pelo tripé (triple bottom line) que estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais que devem interagir de forma global para satisfazer o conceito.

Não levar em conta o aspecto ambiental pode trazer malefícios para os empresários, para os governantes e para a sociedade: sem matéria prima, sem consumidor e o planeta Terra destruído.

Além desses três aspectos existem outros dois mais subjetivos dentro da sustentabilidade. São as questões políticas e culturais. Eles são importantes para qualquer análise do tripé já que leva em conta a premissa de que tudo está interligado.

O aspecto político tem a ver com a coerência entre o que é esperado do desenvolvimento sustentável e a prática adotada através das politicas das empresas e da sociedade.

[Post] ISO 14001: Conheça o sistema de gestão ambiental

Os aspectos culturais são essenciais no relacionamento empresa x empregados x comunidades, onde é necessário conhecer as limitações e vantagens culturais da sociedade que participa da organização. A cultura de determinado local pode ser útil para entender melhor a dinâmica da biodiversidade local.

O primeiro passo para uma organização contribuir para o desenvolvimento sustentável é implementar um sistema de gestão ambiental pois ele leva em conta os aspectos ambientais e os sociais relativos ao meio ambiente, além de trazer benefícios para a empresa.

Quer saber mais sobre o sistema de gestão ambiental ISO 14001? Clique aqui e fale com um especialista!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria