Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Comitê Ambiental

  Um dos requisitos da norma ISO 14001 é estabelecer, implementar e manter programa(s) para atingir seus objetivos. Um das formas de cumprir esse requisito é com a formação de um comitê de gestão ambiental. O Comitê Ambiental deve implementar meios para atingir os objetivos do sistema de gestão ambiental. Sempre visando à prevenção da […]


 

Um dos requisitos da norma ISO 14001 é estabelecer, implementar e manter programa(s) para atingir seus objetivos. Um das formas de cumprir esse requisito é com a formação de um comitê de gestão ambiental.

O Comitê Ambiental deve implementar meios para atingir os objetivos do sistema de gestão ambiental. Sempre visando à prevenção da poluição do meio ambiente.

Este comitê pode e deve ser composto por colaboradores das mais diversas funções, garantindo um caráter heterogêneo e multidisciplinar. O que proporciona melhor troca de informações e gera um número maior e melhor de ideias.

Os membros do Comitê devem ser empenhados na busca da melhoria continua do sistema de gestão ambiental e devem se reunir periodicamente para a troca de informações e o planejamento de estratégias para alcançar os objetivos e metas definidos pela organização.

Resumindo, o comitê precisa de:

 

  • Diversidade: o comitê pode ser formado por um representante de cada setor, inclusive da área de gestão de pessoas, valorizando o trabalho em equipe e evitando decisões isoladas.
  • Quantidade de membros: não existe um número exato de profissionais que precisam fazer parte do comitê, porém é importante que haja profissionais suficientes para possibilitar a troca profunda e constante de informações sobre o SGA em toda a empresa, mas que não seja excessivo a ponto de tornar contraproducentes as reuniões do grupo.
  • Habilidades: os membros do grupo precisam ter as seguintes habilidades desenvolvidas: flexibilidade, comunicação e dinamismo.

E o principal: os membros do comitê devem estar empenhados na prevenção do meio ambiente.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque