Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O desenvolvimento sustentável nas escolas e a implantação da ISO 14001

As Instituições de Ensino tem a grande e complexa missão de serem referências para seus clientes, no caso, educandos, educadores e toda a sociedade. A metodologia utilizada para implantação de sistemas de Gestão ambiental em Instituições de Ensino tem sido a Norma ISO 14001:2004, reconhecida internacionalmente e muito difundida nos meios industriais e empresarias pelo […]


As Instituições de Ensino tem a grande e complexa missão de serem referências para seus clientes, no caso, educandos, educadores e toda a sociedade.

A metodologia utilizada para implantação de sistemas de Gestão ambiental em Instituições de Ensino tem sido a Norma ISO 14001:2004, reconhecida internacionalmente e muito difundida nos meios industriais e empresarias pelo retorno financeiro dos programas de gestão ambiental implementados, baseados fundamentalmente na:

– Implantação de uma Política Ambiental assegurando a preservação da poluição;

– Conscientização de colaboradores, alunos e sociedade da importância da sustentabilidade em todas as atividades;

– Uso racional dos recursos naturais, como água;

– Economia de recursos como energia elétrica;

– Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos sólidos, como o papel;

– Tratamento adequado e disposição de resíduos sólidos perigosos, como produtos químicos de laboratórios.

O impacto social de uma Instituição de Ensino implementar um Sistema de Gestão Ambiental está justamente na disseminação da educação ambiental, tendo por objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas (e possíveis soluções) existentes em sua comunidade e no contexto do ambiente escolar, buscando transformá-las em indivíduos críticos que participem das decisões sobre seus futuros, exercendo desse modo o direito à cidadania, instrumento indispensável no processo de desenvolvimento sustentável.

Em resultados práticos, devido ao envolvimento de alunos e docentes nos programas de gestão ambiental, tem-se obtido economias consideráveis no consumo de água, energia elétrica, redução do volume de lixo, através da implantação de coletas seletivas e reciclagem de resíduos, como também a disponibilização correta de resíduos perigosos provenientes dos laboratórios de ensino. Isso não apenas na esfera institucional, mas estendendo-se à comunidade da qual a instituição faz parte.

Na oportunidade de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, haverá oportunidade para estudo prático da implantação de sistemas de:

– compostagem;

– utilização de aquecedores solares;

– estações de tratamento de efluentes;

– criação de hortas;

– conscientização para redução da emissão de poluentes atmosféricos; entre outros.

Quanto à imagem da Instuição, ter reconhecido seu sistema de Gestão Ambiental através da Certificação ISO 14001 demonstra à sociedade o seu alinhamento com a sustentabilidade não só em ações teóricas como práticas no cotidiano do ambiente escolar.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque