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Como se diferenciar da concorrência com a ISO 9001

Um bom gestor em primeiro lugar busca conhecer quem são seus concorrentes reais. Só depois disso dá para começar a pensar em estratégias que coloquem seu negócio em evidência de maneira positiva e ajudem a captar clientes. Para conseguir vantagem competitiva pode-se focar em um nicho de mercado, ser líder de custo, ou diferenciar produtos e serviços. No último caso, a forma de diferenciação tem tudo a ver com qualidade e otimização de processos, preceitos básicos da certificação ISO 9001.

ISO 9001 como diferencial competitivo universal

Toda certificação oferece um diferencial competitivo! Ela deixa claro para investidores, clientes e prospectos sua preocupação com a satisfação do usuário.

Além disso, uma empresa que se certifica tende a ser vista como uma organização preocupada em implementar um processo contínuo de melhorias, que significa aplicar as melhores práticas para atingir altos níveis de qualidade e excelência.

Essa certeza de que o produto ou serviço terá qualidade fará toda diferença quando um prospect estiver em dúvidas. E engana-se quem ainda pensa que a ISO 9001 é diferencial apenas de grandes indústrias — a certificação aplica-se em companhias de serviço, escolas, empresas de tecnologia e até a pequenos negócios.

Consultoria ISO 9001

Como se diferenciar da concorrência?

Abaixo, apresentaremos alguns fatores que fazem com que uma empresa se destaque diante dos concorrentes.

Garantia de qualidade

Quando uma empresa implementa uma certificação como a ISO 9001, diz ao mercado que está preocupada com a qualidade dos processos e investe em melhoria contínua.

Esse fortalecimento da imagem da empresa ajuda a atrair clientes que ainda estão inseguros dentro do funil de vendas. Isso significa que entre uma empresa que possui um certificado de qualidade e uma que apenas diz ter qualidade, o consumidor provavelmente irá escolher a que possui a garantia.

Foco na satisfação do cliente

Os processos dentro de uma empresa precisam estar alinhados com a satisfação do usuário. Ou seja, é o cliente que direciona as ações e ajustes nos produtos e serviços.

Se sua empresa monitora constantemente o índice de satisfação dos clientes e pede feedbacks, fica fácil atrair novos clientes. Para contemplar as necessidades do público-alvo, os processos precisam ser bem definidos e focados em alcançar a conformidade aos requisitos do cliente.

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ISO 9001 possui reconhecimento internacional

Como a ISO é um padrão de qualidade mundial, o mundo inteiro vai enxergar sua empresa como sinônimo de qualidade. Em um cenário que envolva a venda internacional, a certificação pode representar o aumento de oportunidades de negócios.

Credibilidade

Credibilidade é como o mercado percebe valor em uma marca e como os clientes se sentem em relação a ela. Quando você investe em uma certificação, ajuda a fortalecer a confiança que o usuário tem nos serviços ou produtos que sua organização vende. É claro que apenas mostrar um selo e não seguir as boas práticas e processos que a certificação exige não adianta em nada. Para manter a credibilidade, é preciso tempo e esforço. Mas não podemos negar que a conquista da ISO 9001 é um grande passo.

Ficou com alguma dúvida sobre como se diferenciar da concorrência com a ISO 9001? Deixe sua pergunta na área de comentários.

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