Jonathan Reis
Por Jonathan Reis

Gestão da qualidade para imobiliárias

Falta de controle de processos é o motivo pelo o qual as imobiliárias procuram a implementação do sistema de gestão de qualidade. Problemas em departamento administrativo, locação e vendas também são comuns devido à falta de controle e organização. A ISO 9001 é a que mais pode beneficiar imobiliárias, por ser a norma internacional conhecida […]


Falta de controle de processos é o motivo pelo o qual as imobiliárias procuram a implementação do sistema de gestão de qualidade. Problemas em departamento administrativo, locação e vendas também são comuns devido à falta de controle e organização.

A ISO 9001 é a que mais pode beneficiar imobiliárias, por ser a norma internacional conhecida do público em geral. Com a implementação, pode-se melhorar o controle de documentos e registros da imobiliária criando formas de controle como check list, instruções de trabalho e procedimentos.

Com isso, as imobiliárias garantem com isso a credibilidade no mercado, beneficiando a marca e, consequentemente, a aquisição de novos clientes.

Transparência e qualidade como estratégia de negócio gera reconhecimento no mercado

A ISO 9001 traz uma imagem que reflete a melhoria na gestão da organização em todos os aspectos. Mostra que a empresa se preocupa com a forma como é vista pelos clientes, que deseja sempre melhorar e está aberta a novas parcerias.

A empresa por si só passa a ser o melhor cartão de visita com a ISO 9001.

Treinamento dos colaboradores garante a satisfação do cliente

O sistema de gestão da qualidade define Capacitação e Motivação através de conscientização, treinamento e outras ferramentas que possibilitem o desenvolvimento dos colaboradores. Já falamos no blog como os treinamentos são importantes.

Capacitação em imobiliária é muito importante, afinal, o cliente tem contato com atendimento e área comercial logo nos primeiros contatos.

Imobiliárias prestam os mesmos serviços, portanto, mostrar qualidade no serviço prestado e no atendimento é um diferencial competitivo. Assim, é uma forma eficiente de fazer o negócio se estabelecer e crescer no mercado.

Manter a qualidade é outro passo e assegura que o padrão alcançado não se perca no tempo e com a rotatividade de colaboradores. Para isso, a melhoria contínua que a ISO 9001 pede garante dinamismo e não deixa a organização acomodada.

Todos os setores da imobiliária podem ser beneficiados com a ISO 9001:

  • Administrativo: Melhora processos internos e financeiros;
  • Departamento pessoal: Dá base para os procedimentos de recrutamento e seleção;
  • Recursos humanos: Define os cargos, avalia competência individual dos colaboradores, bases de treinamentos, avaliações de eficácia de treinamentos, entre outros processos;
  • Locação e venda: A sequência das atividades acontecem de maneira mais segura e clara, possibilitando menos falhas e retrabalhos;
  • Imobiliária inteira: Com mais organização nos processos dos diferentes setores, todos se beneficiam!