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Tempo de Leitura: 8 minutos

Tudo o que você precisa saber sobre a ISO 9001

O objetivo deste post é trazer informações sobre a ISO 9001 e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa.

O que é ISO 9001?

A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

“A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho.”

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Consultoria ISO 9001

Para que serve a ISO 9001?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

A melhoria da gestão da empresa acontece quando:

Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?

São os inúmeros os benefícios da implementação do sistema de gestão da qualidade em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação passa a ter.

Portanto, conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.

Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:

  • Melhoria da qualidade: A implementação de uma norma ISO pode ajudar a identificar e corrigir falhas no processo de produção ou prestação de serviços, o que pode levar a uma melhoria da qualidade.
  • Aumento da eficiência: As normas ISO promovem a implementação de processos padronizados e eficientes, o que pode resultar em redução de custos e aumento da produtividade.
  • Maior confiabilidade: O certificado ISO pode aumentar a confiança dos clientes na empresa e seus produtos ou serviços, já que demonstra que a empresa segue padrões de qualidade rigorosos.
  • Facilitação de relacionamentos comerciais: Muitas empresas exigem que seus fornecedores tenham um certificado ISO, portanto, a obtenção de um pode abrir novas oportunidades de negócio.
  • Melhoria da imagem da empresa: O certificado ISO pode melhorar a imagem da empresa perante o público em geral e aumentar sua reputação.
  • Facilitação da conformidade com regulamentações: Algumas normas ISO são requisitos legais em certos setores, portanto, a obtenção de um certificado pode ajudar a empresa a se manter em conformidade com esses requisitos.

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Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a sua empresa que terá uma margem de lucratividade maior.

É por isso que afirmamos: obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!

[Post] ISO 9001: O guia básico de implementação da ISO 9001

Está pensando em colocar a ISO 9001 na sua empresa?

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Saiba como a ISO 9001 pode ajudar a sua empresa no vídeo abaixo:

[Post] ISO 9001: O passo a passo para certificação ISO 9001

Quais são os requisitos da norma ISO 9001?

A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e é baseada em sete princípios de gestão da qualidade. Os requisitos estão organizados em dez cláusulas principais:

  1. Escopo: Define o escopo do SGQ e os processos e produtos/serviços aos quais se aplicam.
  2. Referência normativa: Lista as normas e documentos relacionados necessários para a aplicação da ISO 9001.
  3. Termos e definições: Fornece o vocabulário específico usado na norma.
  4. Contexto da organização: Compreende a compreensão da organização e seu contexto, incluindo questões internas e externas relevantes e partes interessadas.
  5. Liderança: Aborda a responsabilidade da alta direção na implementação do SGQ, estabelecendo políticas de qualidade e garantindo o compromisso de toda a organização.
  6. Planejamento: Inclui a identificação e avaliação de riscos e oportunidades, bem como o estabelecimento de objetivos e metas de qualidade.
  7. Suporte: Descreve os recursos necessários para o SGQ, incluindo pessoal, infraestrutura, ambiente de trabalho, comunicação e documentação.
  8. Operação: Trata da execução dos processos e atividades da organização, abordando aspectos como planejamento, controle, monitoramento e melhoria contínua.
  9. Avaliação de desempenho: Inclui o monitoramento, medição, análise e avaliação dos resultados do SGQ, bem como auditorias internas e revisão pela alta direção.
  10. Melhoria: Descreve a abordagem da organização para a identificação e implementação de melhorias, incluindo correção de não conformidades e ações preventivas.

As organizações precisam abordar todos esses requisitos ao implementar um SGQ em conformidade com a ISO 9001, garantindo a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

Glossário – ABNT NBR ISO 9001

  • Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
  • Contexto da Organização – combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver a alcançar seus objetivos;
  • Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
  • Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
  • Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
  • Conformidade – Atendimento a um requisito;
  • Não-conformidade – Não atendimento a um requisito;
  • Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
  • Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
  • Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
  • Risco – efeito da incerteza de “eventos” potenciais e suas “consequências”.
  • Infraestrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
  • Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
  • Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.

[Post] ISO 9001: Como funciona a certificação ISO 9001

Qual a importância de ter uma certificação ISO 9001?

A certificação ISO 9001 é fundamental para as organizações que buscam melhorar a satisfação do cliente, aumentar a eficiência e promover a melhoria contínua. A norma ISO 9001 estabelece os requisitos para um sistema de gestão da qualidade (SGQ), garantindo que a empresa atenda consistentemente às expectativas do cliente e às exigências regulamentares. A certificação também demonstra o compromisso da organização com a excelência operacional, o que pode levar a vantagens competitivas no mercado. Além disso, a certificação ISO 9001 abre portas para novas oportunidades comerciais, já que muitos clientes e fornecedores preferem trabalhar com empresas certificadas, assegurando que seus parceiros sigam práticas de gestão sólidas e confiáveis.

Consultoria ISO 9001

A ISO 9001 na prática

Qualquer empresa que deseja melhorar a forma como trabalha e como é gerenciada pode implantar a norma, não importa o tamanho ou o setor de atuação.
Entre os clientes da Templum Consultoria estão: associações, imobiliárias, software houses, laboratórios, transportadoras, construtoras, prefeituras, escritórios de advocacia e outras organizações de tamanhos variados.
Assista algumas histórias de empresas com a ISO 9001:

Quem certifica a ISO 9001 no Brasil?

Para uma organização obter a certificação, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Dúvidas Frequentes

Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 9001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte podem certificar na ISO 9001.

Existem pré-requisitos para certificar?

A empresa deve ter um CNPJ formalizado e atender as legislações do seu ramo de atividade.

Empresas com mais de uma unidade podem certificar na norma?

Pode sim. Nesse caso a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

O que tenho que fazer para certificar na ISO 9001?

Em primeiro lugar, precisa implementar todos os requisitos da ISO 9001. Ao finalizar essa primeira etapa, você deve passar por uma auditoria interna que vai analisar a necessidade de ajuste e depois vai contratar um organismo de certificação que emitirá o selo, após nova auditoria para identificar se todos os requisitos da ISO 9001 estão conformes.

A ISO 9001 tem validade?

Sim, a certificação ISO tem validade. Depois de obter a certificação ISO, a sua empresa deve continuar a cumprir os requisitos da norma ISO aplicável e manter o seu sistema de gestão da qualidade em conformidade com os padrões estabelecidos. A certificação ISO é geralmente concedida por um período de três anos e deve ser renovada periodicamente para garantir que a sua empresa continua a atender aos requisitos da norma.

Para renovar a certificação ISO, a sua empresa deve passar por uma auditoria de renovação, que é realizada pelo mesmo organismo de certificação que concedeu a certificação original. Durante a auditoria de renovação, o organismo de certificação avaliará o sistema de gestão da qualidade da sua empresa e determinará se ele ainda atende aos requisitos da norma ISO aplicável. Se o sistema de gestão da qualidade for considerado adequado, a certificação será renovada por mais três anos.

Quanto tempo para certificar em uma norma ISO?

O tempo necessário para obter a certificação ISO pode variar bastante e depende de vários fatores, como o tamanho e a complexidade da sua empresa, o grau de conformidade com os requisitos da norma ISO aplicável e a disponibilidade de recursos para implementar e manter o sistema de gestão.

Importante entender que esse processo não é “fácil e rapidinho”, se fosse assim o certificado não teria um “peso” importante no mercado não é verdade?

Nossos clientes levam de 6 (seis) à 12 (doze) meses para conquistar o certificado. Importante lembrar que o trabalho não termina com o certificado, é necessário ter uma visão de médio e longo prazo para colher todos os benefícios de um sistema de gestão maduro e conquistar uma melhoria contínua.

 

Fale com um especialista e conheça mais como a ISO 9001 vai ajudar a sua empresa.

Consultoria ISO 9001

Igor Furniel

CEO da Templum Consultoria

  • Thalliton disse:

    Boa tarde,

    Em minha empresa o departamento de T.I. é terceirizado e não entra no escopo da empresa, entra apenas como infra estrutura e ambiente de trabalho, o que devo controlar e avaliar neste departamento?

    Obrigado

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Thalliton,

      Você precisa controlar os itens abaixo que podem impactar o resultado esperado dos processos da empresa.
      – edifícios e utilidades associadas;
      – equipamento, incluindo materiais, máquinas, ferramentas, etc. e software ;
      – tecnologia da informação e comunicação.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Olá, Parabéns pelo ótimo trabalho realizado.

    Com relação ao controle de registros na versão 2008 a norma diz o que devemos controlar para cada área da empresa e etc.

    A dúvida é, todo registro existente por ex. no departamento de RH deve ser mantido registro no S.G.Q.? ou apenas os que irão comprovar as conformidades com o item 6.2 da norma?

    E, todos os registros obrigatoriamente deveram ser mencionados em procedimentos? Procedimentos operacionais ou da qualidade?

    Obrigado

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Douglas,

      Ficamos muito felizes com o feedback 🙂

      Os registros que devem ser mantidos são aqueles que garantem a integridade do processo e não somente aqueles requeridos pela norma e é necessário sim o controle deles, que pode ser realizado nos procedimentos ou em controles separados. Veja qual é a forma mais fácil dentro do seu sistema de gestão!
      Sugiro que faça um mapeamento do processo e verifique os pontos que são necessários a fim de atingir o objetivo do processo e então saberá os registros que devem ser mantidos, ok?!

      Qualquer duvida, conte conosco.
      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      • Douglas disse:

        Boa tarde Daniela,

        Daniela, o que esta confundido muito o pessoal é referente a necessidade de todos os formulários controlados pelo sistema de gestão da qualidade obrigatoriamente necessitar de citação em pop.

        Na empresa trabalhos da seguinte forma:
        O controle de registro, cadastro e informações referente a armazenamento, retenção, proteção e recuperação são controlados pelo S.G.Q.

        Se eu possuo um registro de “Registro de Limpeza” necessariamente eu terei de realizar o procedimento explicando esta atividade?

        Obrigado

        • Daniela Albuquerque disse:

          Olá Douglas,

          O que está confundindo, na verdade, é a mudança de mentalidade. Até a versão anterior, os documentos eram elaborados para atender os requisitos da norma e na versão atual os documentos são apenas apoio para garantir a eficácia dos processos, então se a mentalidade continuar sendo no documento e não no resultado, sempre ficará confuso.

          Minha dica é para tentar pensar diferente: ao invés de pensar se precisa de um procedimento para o registro de limpeza, olhe para os seus processos, veja o resultado que eles precisam alcançar e veja quais são os documentos que garantem esse resultado. Olhando dessa forma, saberá o que precisa de documento ou não. Fica mais fácil assim 🙂

          Espero poder tê-lo ajudado.
          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

  • Daniele disse:

    Olá,

    Minha empresa trabalha com algumas ferramentas online e precisamos fazer manuais que instruam o passo a passo de utilização de tais ferramentas.

    Como esses manuais devem entrar na ISO? Posso chamar de manual mesmo? Pode ser um ainstrução de trabalho?

    Obrigada

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Daniele,

      Não tem uma regra para a nomenclatura dos documentos, então utilize o nome que melhor adapta à realidade da sua empresa, ok?!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Graciela disse:

    Bom dia.

    A auditoria interna da nossa empresa é realizada por um auditor externo. Estamos em transição para ISO 9001:2015, ele pode fazer a auditoria na nova norma mesmo ainda tendo apenas os cursos de ISO 9001:2008?

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Graciela,

      Para fazer a auditoria na versão 2015, o auditor precisa comprovar as competências nessa norma, ou seja, ele precisa estar qualificado na ISO 9001:2015, não podendo utilizar o certificado da versão 2008.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      • Maria Josefa disse:

        Olá!

        Parabéns! !

        O contrário também é verdadeiro! Tenho certificado 2015 posso auditar 2008?

        • Daniela Albuquerque disse:

          Prezada Maria,

          Sobre a versão 2008, não recomendo que ainda realize auditorias nessa versão, uma vez que estamos na reta final da migração para a versão 2015.

          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

  • junior disse:

    Sou aluno do curso de Gestão Comercial estou fazendo trabalho Acadêmico a respeito ISO, a qual destacaram com maestria
    por um acaso você teria como me indicar os autores que dominam o assunto para que eu inclua em meu referencial teórico ?
    Muito Obrigado!

  • Thayny Souza disse:

    Olá,

    Sou aluna do curso de administração e me interesso muito pelo assunto da ISO, na qual é o meu tema de tcc,
    por um acaso você teria como me indicar autores que dominam o assunto para que eu inclua em meu referecial teorico ?
    Agradeço desde já.

    Thayny

  • Alan Junio Souza disse:

    Faço parte de um grupo de projeto da escola SENAI “Santos Dumont” de São José dos Campos. (Técnico em Fabricação Mecânica)
    Estamos finalizando um projeto, que seria um dispositivo de fixação para peças cilíndricas (que e acoplado para fresar peças cilíndricas, na morsa.) Sabemos da importância da iso 9001, que estará, a todo momento em nosso projeto, que será apresentado a uma banca com várias empresas. O senhores, poderiam nos dar uma ajuda? Com apenas um feedback, ou uma certificação ilustrativa para podermos apresentar um trabalho 100%, e mostrar a importância da iso 9001. Desde já

    • Daniela Albuquerque disse:

      Prezado Alan,

      Ficamos muito honrados com o convite, mas somos uma empresa de consultoria e não certificadora. Para seu objetivo, peço que entre em contato com o Sr. Nélio Albano, da certificadora Apcer e tenho certeza que o ajudará.

      Conte sempre conosco.
      Atenciosamente, Daniela Albuquerque

  • VICTORIA MENEZES disse:

    Fabricantes de colchões são obrigados a ter o certificado ISO 9001:2008 ?
    Poderia por favor me indicar a lei/decreto que informa quais itens/materiais devem obrigatoriamente se certificar.

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Victória,

      A ISO 9001 é uma norma de implementação voluntária. Isso quer dizer que nenhuma empresa é obrigada a realizar a sua implementação por força legal. O que acontece é que no caso de algumas certificações compulsórias do Inmetro, as portarias são baseadas na ISO 9001, por ser uma norma aceita mundialmente.

      Em relação aos colchões de mola existe sim a necessidade de certificação do produto junto a esse órgão acreditador, mas não é a certificação da ISO 9001, ok?

      A relação completa dos produtos com certificação compulsória do Inmetro está disponível no link: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

      Espero poder tê-la ajudado. Atenciosamente, Daniela Albuquerque

  • Mayara disse:

    Bom dia, gostaria de saber qual item na Norma posso utilizar para repassar aos envolvidos sobre o preenchimento de formulários, onde não se deve deixar campos em brancos.

    • Igor Furniel disse:

      Mayara, não há um item da norma para isso. Neste caso você deve se pautar em procedimento interno. A dica que dou nestes casos é para reunir as pessoas e conscientiza-las, mostre as consequências do não preenchimento, faça com que cada um se coloque no lugar de quem precisa da informação completa. Pode funcionar!

  • Sandra Guerra disse:

    Bom dia!
    Há algum escritório de contabilidade que já possui ISO 9001 ou está em fase de implementação, para que eu possa fazer benchmarking ?
    Obrigada,
    Sandra Guerra

  • A Templum foi a primeira empresa de consultoria a acreditar que nano, micro e pequenas empresas pudessem obter as certificacoes ISO. E essa crenca que nos motiva a investir continuamente em tecnologia, metodologia e conhecimento.

  • Alyne Oliveira disse:

    Bom dia,
    tenho uma dúvida e não percebi uma carência de informação na internet sobre este assunto.
    Em agosto fomos certificados na ISO9001:2008. E 4 meses depois se iniciou um processo de incorporação entre nós e uma segunda empresa que é também certificada, porém com organismos certificadores distintos e escopos também distintos.
    Ao questionar profissionais da área de qualidade, percebi várias opiniões diferentes e nenhuma nos deu base para seguir.
    O fato é: sei que em uma mesma empresa, pode-se certificar processos separadamente, possuindo assim a mesma empresa, mais de um certificado. O que poderia ser adotado por nós para mantermos os certificados ja existentes. Mas como proceder se caso forem unificados os CNPJs? É possível que seja mudado apenas o CNPJ e mantido os certificados e prazos de validade, sem que tenhamos que passar por novas auditorias?
    Questionando o organismo certificador, eles não nos responderam se isso era possível, apenas nos ofereceram o serviço de uma auditoria de “transferência”. Porém não entendemos se é realmente necessário, ou se esta é uma questão comercial, pois é de interesse da certificadora que contratemos um serviço extra.
    Ambas as empresas acabaram de passar por auditoria anual, e devido à crise, queremos adotar o caminho mais viável financeiramente, mas que atenda à norma.

    • Olá Alyne, boa tarde.

      Lamento que seu organismo de certificador não tenha lhe proporcionado um retorno devido. A questão é mais simples do que parece, a resposta é SIM, é possível alterar o CNPJ e razão social e manter os mesmos certificados sem a necessidade de uma auditoria pois são dados cadastrais, porém o mesmo CNPJ ficaria com dois certificados, pelo menos até você optar por um dos organismos com unificação do escopo, em uma auditoria de manutenção por exemplo. No caso de você alterar qualquer um dos escopos, ai sim será necessário uma auditoria, pois não trata-se somente de dados cadastrais, mas sim do escopo de processos certificados.

      Espero que tenha ajudado 🙂

      Abs.
      Neifer
      QMS Certification Services

  • Ariadny Medeiros disse:

    Boa tarde.
    Minha empresa é certificada na ISO 9001:2008, porém queremos fazer a migração para a revisão 2015.
    Para treinar os auditores internos na nova revisão é necessário que o instrutor tenha alguma qualificação (como auditor interno ou auditor líder), ou apenas o conhecimento na nova revisão ?
    Atenciosamente.

    • José Rafael disse:

      Olá, Ariadny, boa tarde. A Norma não exige que o treinamento seja feito por uma pessoa qualificada. Porém, como boa prática, indicamos que essa pessoa tenha sim um treinamento comprovado, pois assim, podemos garantir o alinhamento das informações que seriam passadas em um curso para o pessoal interno. Uma pessoa com um curso comprovado tem mais propriedade para falar do assunto.

      Espero ter esclarecido a sua dúvida.

      Atenciosamente,
      José Rafael

  • Valeska disse:

    Olá! Eu preciso iniciar o processo para organização de um SGQ na minha empresa para buscar certificação (tenho 12 meses para concluir tudo), já posso adotar a última revisão 2015 para ISO 9000 ou tenho que me guiar pela 2008?

    • Igor Furniel disse:

      Recomendo que inicie a implementação da versão mais atualizada! Há inúmeras melhorias e benefícios na 2015, destaco o foco no contexto da organização, mapeamento de riscos e oportunidades, envolvimento da liderança, entre outros. Se quiser o contato de um especialista da Templum é só falar. Os preços e condições em Novembro estão excepcionais!

  • CECILIA disse:

    Olá, bom dia! Tenho uma dúvida em relação a implementação da ISO relacionada aos requisitos da norma. Segundo a norma em 06 requisitos a elaboração de procedimentos é obrigatória, e os demais ficam a critério da empresa, certo? Em relação a empresa do ramo de construção civil, qual são os requisitos necessários que devem ser implementados?

    Atenciosamente,

    Cecilia.

    • André Seixas disse:

      Muito bom dia Cecilia!

      Por obrigatoriedade, devem haver os 6 procedimentos padrão:
      – Pr. Controle de Documentos;
      – Pr. Controle de Registros;
      – Pr. Produto Não Conforme;
      – Pr. Ação Corretiva;
      – Pr. Ação Preventiva;
      – Pr. Auditoria interna.

      Afora esses procedimentos, não há outro que seja, por norma, obrigatório. Porém, a Norma ISO 9001:2008 exige que tenhamos um controle sobre todos os processos, e os procedimentos documentados são uma forma de evidenciar esse controle, além de uma forma de nortear os processos da empresa.

      Portanto, pela ISO 9001:2008, com relação à elaboração de procedimentos, mesmo sendo uma empresa de construção civil, são esses os obrigatórios.

      Porém, é muito importante que levante a necessidade de documentação por outras normas e leis aplicáveis ao setor, ok?

      Um grande abraço!

      • Cecilia S. disse:

        Prezado André, boa tarde!

        Você poderia me dar exemplos de processos em empresas da construção civil?

        Atenciosamente,

        Cecilia.

        • Rummerito Rocha disse:

          Controles de Materiais e Serviços são exemplos de processos Cecilias.

        • André Seixas disse:

          Cecília, alguns exemplos de processos em empresas de construção civil são:

          – Execução de alvenaria;
          – Concretagem;
          – Formas;
          – E demais procedimentos de execução de serviço!

          Para mais informações, consulte http://pbqp-h.cidades.gov.br/projetos_siac.php.

          Um grande abraço!

  • Jéssica Lima disse:

    Como eu verifico a eficácia de uma ação se eu preencho essa ficha diariamente? É sobre recepção de leite.

    • Daniela Albuquerque disse:

      Olá Jéssica,

      Acredito que eu não tenha entendido muito o seu questionamento, mas na minha interpretação creio que confundiu a verificação de um processo com a análise de ação. Nesse caso, se existe uma “ação diária” de conferência na recepção do leite e alguns parâmetros estão fora do especificado, nesse caso você fará uma análise desses parâmetros não conformes e estabelecerá uma unica ação para eliminar esses parâmetros não conformes e então verificará se o resultado da sua ação foi eficaz e não o resultado da conferência, certo?!

      Caso eu não tenha respondido o seu questionamento, por favor nos avisar.

      Temos maior prazer em ajudá-los!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Jéssica disse:

    Olá Igor, boa tarde.

    Foram feitos todos os testes necessários no equipamento durante o processo produtivo, ou seja, antes da entrega ao cliente. Porém ao chegar o equipamento no cliente o mesmo apresentou o problema.
    O problema que ocorreu segundo o fabricante trata-se de algo intermitente, ou seja, não tem hora nem local para acontecer.

    Obrigada pela atenção e aguardo um retorno.

    • Igor Furniel disse:

      Neste caso uma medida extra de segurança é instalar e testar o equipamento no local, com o cliente, o que pode ser bem sucedido e mesmo assim depois de um tempo o problema aparecer. Neste caso é manter os registros e verificar a frequência destes problemas, se forem os mesmos a investigação de causa raiz precisa ser mais profunda e detalhada. Uma das questões que precisam ser observadas é a embalagem para o transporte, certifique-se que é adequada.

  • Jéssica disse:

    Olá, boa tarde.

    Tenho uma dúvida!

    Como tratar a reclamação de um cliente, quando todos os requisitos foram atendimento até a entrega ao cliente. Porém ao chegar no cliente o mesmo identificou que o produto estava com o problema.
    Foi realizada a substituição do equipamento de imediato e posteriormente o equipamento foi analisado e identificado uma falha intermitente, ou seja, o problema poderia ter surgido ainda no processo produtivo, no cliente ou até mesmo armazenado no estoque.

    Espero que possam me ajudar.

    • Igor Furniel disse:

      Olá Jéssica!
      Neste caso me parece que não foram feitos os testes antes da entrega. Caso isso seja possível de ser implementado em seu processo certamente evitará que este tipo de problema volte a acontecer.
      A atitude de vocês, entretanto, foi a ideal. Registre a não conformidade faça a análise de causa raiz e verifique se o teste pode ser feito ao longo do processo produtivo.

  • joão disse:

    Eu tenho uma dúvida, se uma empresa possui o certificado iso 9001 é está não esta dentro as conformidades com as leis trabalhistas, por exemplo, feriu os direitos trabalhistas, ela pode continuar com o certificado?

    • Igor Furniel disse:

      Olá João!

      Todos os requisitos legais precisam ser atendidos. Neste caso podemos imaginar que até que a política de qualidade da empresa esteja comprometida e certamente o certificado corre riscos.

  • Rafael dos Santos disse:

    Quando uma empresa decide certificar os seus processos quanto aos aspectos de qualidade (ISO 9001) ou ambiental (ISO 14001) que medidas devem ser adotadas para buscar a certificação? Quais princípios norteiam esse processo e quais os impactos na relação com clientes, fornecedores e trabalhadores?

    • jairo martins disse:

      Ola, inicialmente é interessante verificar se a certificação esta dentro do plano de negocio e mercado da empresa. em caso positivo, planejar o sistema da qualidade e ambiental no sentido de fazer uma gestão integrada. a nivel de qualidade , buscar a excelencia com o sistema inserindo indicadores e acompanhamento para utilizar o sistema para melhoria e , consequentemente estrategias de mercado. a ambiental servirá para fazer a gestao do ambiente e do negocio com sustentabilidade

  • Denis disse:

    Olá boa noite!!
    A empresa que trabalho foi certificada recentemente pelo ohsas 18001.
    Eu gostaria de saber qual a diferença de um de um “sistema de gestão” e da “certificação” e por qual norma, geralmente, as organizações se certificam primeiro?

    • jairo martins disse:

      Geralmente as empresas certificam- se , primeiro na iso 9000 e buscam essa sistematica para outras nosmas como a ohsas e a 14000, porém criterios da ohsas sao importantes para a sensibilizacao e controle da seguranca e saude da empresa se acompanhados e monitorados

    • Igor Furniel disse:

      Olá Denis!

      Na verdade o sistema de gestão é o conjunto de procedimentos com objetivo de gerir algo. No caso da OHSAS 18001, por exemplo o objetivo, é gerir a saúde e segurança ocupacional. Já a certificação é o processo que verifica se o conjunto de procedimentos de uma empresa atende aos requisitos de uma determinada norma.
      Não há uma sequência de normas para certificação tudo depende da necessidade de cada empresa. A mais comum é a ISO 9001 que estabelece o sistema de gestão da qualidade, outras empresas buscam a ISO 14001 por exemplo, que estabelece o sistema de gestão ambiental.
      Espero ter te ajudado

  • Bom Dia!

    Os Indicadores da Qualidade devem ser apresentado na Reunião de Indicadores dos processos ou pode ser monitorado e apresentado quando julgar necessário?

    • jairo martins disse:

      voce estabelece quando é a periodicidade de apresentacao de indicadores. uma boa pratica é fazer reunioes mensais com indicadores semestrais ou trimestrais

  • Bom Dia!
    A minha empresa já é certificada pela norma NBR ISO9001 2008,mas gostaria de tirar uma dúvida com voçês. Quando uma não conformidade como por exemplo não atingir a meta, não é aberta pelo gestor, a Qualidade abriu essa não conformidade depois e acompanhou com o processo a causa raiz.Até aí esta certo abrir a não conformidade depois do prazo e acompanhar depois? A meta pode ser alterada?

    • jairo martins disse:

      as metas podem ser alteradas e justificadas. O importante é a analise do problema e a abrangencia. Se for necessario , muda- se a meta e acompanha- se a evolucao

  • Reginaldo Santos disse:

    Bom dia!!

    Possuo um indicador de faturamento mensal com metas estipuladas desde 2008 mas as metas de 2014 não foram atingidas devido ao desaquecimento do mercado. Como aplicar ações corretivas já que o mercado não estava em alta no primeiro semestre? Apliquei algumas ações mas não surtiram efeitos. Posso diminuir as metas neste período em que o mercado estava em baixa?

    • Olá Reginaldo,

      Se a ação corretiva não foi eficaz, você deve abrir outra para análise de causa raiz e se análise encontrada for realmente as condições macro ambientais, então sim, você pode baixar a sua meta como ação a ser tomada, mas sempre pautada em análises formais de causa raiz, ok?!

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

  • Marcelo Bortoli disse:

    Olá, gostaria de saber se há uma base de dados de acesso público (e gratuito) para saber se uma empresa é verdadeiramente certificada na ISO 9001.

    • roberta disse:

      Olá Marcelo, tudo bom?
      Eu desconheço algum site de consulta gratuito para saber se uma empresa é verdadeiramente certificada na ISO 9001, porem tenho conhecimento no site da ABNT que possui um banco de dados que pode ser acessado através de senha e pagamento da mensalidade.
      Alguns órgãos certificadores disponibilizam o nome da empresa certificada em seu site.
      Espero ter lhe ajudado!
      Atenciosamente
      Roberta Oliveira

      • Marcelo Bortoli disse:

        Obrigado pela resposta. Tenho muita dúvida quanto a veracidade de informações divulgadas por empresas da minha cidade. Algumas empresas dizem ser certificadas, porém, na verdade, não o são.

    • jairo martins disse:

      cb 25 inmetro

  • Marcelo disse:

    exite alguma norma ou dretriz na família ISO que regulamenta o conteúdo da Política da Qualidade, além daquele já expresso no item 5.3 da ISO 9001? Uma PQ deve conter itens referentes a requisitos regulatórios de Segurança, Meio Ambiente ou Responsabilidade Social, por exemplo?

    • Fernanda Silveira disse:

      Marcelo, bom dia!
      A Política da Qualidade segundo a NBR ISO 9001 serve como base para a definição dos objetivos e metas de uma empresa comprometida com a qualidade de seu produto/serviço. Se você colocar itens alinhados com o meio ambiente, segurança do trabalho e responsabilidade social; estes deverão ter objetivos e indicadores medindo seu sistema de gestão e por conseguinte formas de controle.
      Um sistema da qualidade é focado na satisfação dos seus clientes, atendimentos dos requisitos do seu SGQ e a melhoria contínua.
      Aconselho, caso queira descrever uma política com todos estes aspectos para a certificação NBR ISO 9001, que tome cuidado com os aspectos a serem monitorados, pois serão cobrados em uma auditoria.
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida estou à disposição!

  • Amanda disse:

    Prezados boa noite!

    Gostaria de saber se é possível, uma pessoa se certificar nas normas abaixo:

    ISO 9000 – Conceitos e terminologias
    ISO 9001 – Requisitos (para fins de certificação)
    ISO 9004 – Diretrizes (para melhora de desempenho e eficácia)

    Caso for possível, gostaria de saber se há alguma escola de treinamento E-learning

    No aguardo….Obrigada!

    • Jonathan Reis disse:

      Olá, Amanda!

      Seja bem vinda em nosso blog!

      Das três normas citadas acima a única que é passível de certificação é a ISO 9001, as demais são de apoio.

      Temos cursos on-line gratuitos sobre o tema, acesse: http://cursos.templum.com.br/

      Caso necessite do suporte da consultoria on-line, faça o test drive e conheça nossa tecnologia, acesse: https://templum.com.br/

      Espero ter ajudado!

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

    • jairo martins disse:

      nao, essas normas sao referenciais para gestao

  • elba disse:

    gostaria de saber se eu posso entrar na justiça e fazer a empresa perde o ISO 9001

    • Fernanda Silveira disse:

      Elba,bom dia!

      Você pode fazer uma denúncia no INMETRO ou ainda com o Organismo Certificador da empresa que investigará a situação, podendo intervir na perda ou manutenção da certificação.
      Espero ter ajudado!

    • jairo martins disse:

      faca uma reclamacao para o organismo certificador e para o inmetro

  • Fernanda disse:

    Boa tarde!

    Tenho uma dúvida em relação ao controle de registros / formulários.. Eu sigo todos os itens para controlar os registros conforme a norma estabelece (identificação, armazenamento, etc…) esta tabela eu disponibilizo no final de todos os procedimento.. Como eu poderia controlar os formulários?? Pois elas há uma revisão, certo?

    • Jonathan Reis disse:

      Olá, Fernanda.

      Muito pertinente, você tem razão sobre os registros.

      Os formulários você pode controlar em sua lista mestra de documentos ou até mesmo criar uma lista especificamente para controlar formulários.

      Espero ter esclarecido.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

  • joana disse:

    Gostei muito
    Trabalho numa empresa de auto peça e sou auditora interna mas, fico insegura quando vou fazer auditoria na alta direção, pois não sei o que procurar ou o que perguntar.

    • Jonathan Reis disse:

      Olá, Joana.
      É muito bom ter sua participação em nosso blog!
      Não há motivos pra ficar insegura, pois por se tratar de uma auditoria interna, o clima com certeza pode ser mais amistoso e orientativo.
      Para auditar a Alta Direção o foco será no requisito 5 da Norma ISO 9001:2008, abordando o Planejamento do sistema de gestão, ou seja, política e objetivos da qualidade, visando evidenciar a análise crítica e o comprometimento da Direção com o Sistema de Gestão da Empresa.

      Espero ter lhe auxiliado.

      Atenciosamente,

      Jonathan Reis

  • BRUNA DIAS disse:

    Olá, tenho uma dúvida, existe ISO para qualidade no atendimento de serviço ou produto?

    • Viviam Santos disse:

      Olá Bruna. A ISO 9001 se aplica tanto a produtos quanto a serviços, a empresas de qualquer porte.
      Confira em nossa seção ISO 9001 aqui no Canal do Conhecimento e veja alguns exemplos de aplicações da norma.
      Obrigada pela participação! Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • anderson disse:

    quando que a iso 9001 começo a fazer parte das transportadoras?

    • Natália Mafra disse:

      Olá Anderson,

      Obrigada pela participação em nosso blog!

      As transportadoras assim como os demais prestadores de serviço começaram a fazer parte da norma ISO 9001 mais intensamente a partir de 2000.

      A primeira versão da norma ISO 9001 foi criada em 1987, porém, era muito focada em produto. Em 1994 foi lançada outra versão da norma com muitas mudanças, mas ainda muito voltada para empresas que fabricavam produtos. Só a partir de 2000 a norma ISO 9001 incorporou claramente o sistema de gestão da qualidade também voltado para empresas prestadoras de serviços. Foi a partir daí que houve maior interesse por parte das transportadoras em implantar e conquistar a certificação do seu sistema de gestão da qualidade.

      Hoje estamos na versão ISO 9001:2008 que garante o caráter genérico da norma e sua aplicabilidade para qualquer tipo de organização!

  • Reginaldo Santos disse:

    Envie duas dúvidas dias 23/12/2013 11/02/2014 e não obtive uma resposta da análise.
    Gostaria do retorno para definição e execução das atividades de revisão dos meus procedimentos.

    Obrigado!

  • Raul Ozelin Soares da Silva disse:

    Olà, parabens pelo site, e desculpe a falta de acentuaçao pois entou em um estàgio na area de qualidade na Italia e o teclado é um pouco diverso.
    Minha duvida é a seguinte, aqui temos o processo principal que é a criaçao e realizaçao de simulaçao de sistemas propulsores inovativos, a empresa ja possui ISO faz 3 anos mas me convocou para auxiliar na atualizaçao do manual de qualidade e dos documentos complementares para a inspeçao, porem o meu problema é que ultimamente a empresa tem contratos onde nao desenvolve o projeto aqui dentro da empresa, é como se alugassemos nossos funcionarios para projetos dos cientes junto aos clientes e portanto a qualidade nao é nossa responsabilidade. A duvida em si é, visto que faz parte das receitas devo citar isso no manual de qualidade? Se sim, onde? Cito esse processo no modulo 7 “realizaçao do produto” junto com o processo principal? Nao cito?

    Desde jà obrigado

    Raul

    • Raul Ozelin Soares da Silva disse:

      Ou coloco nas exclusoes do manual, visto que nao faz parte do processo e nao interfere nao qualidade dos produtos (Produtos = resultados das simulaçoes para prototipaçao)?

    • Olá Raul,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      A sua dúvida é muito pertinente, isso porque temos a tendência em indicar que quando a empresa não executa alguma atividade, isso a isenta de responsabilidades nesses resultados, porém a norma ISO 9001 é muito clara em relação ao controle de processos terceirizados, ou seja… Se algum profissional terceirizado realize alguma parte da sua produção e/ou prestação de serviço em seu nome, você deve controlar o resultado desse trabalho e esse controle pode ser indicado no item 7.5 ou ainda no item 7.4. uma vez que trata-se de uma aquisição de um prestador de serviço, ok?!

      Espero que possa tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Marcelo Ishihara disse:

    Uma organização que busca obter a certificação ISO 9000:2000 deve adotar as metas fixadas pela organização
    certificadora, que deverão ser atingidas em, no máximo, um ano a partir do início do processo de certificação?

    • Olá Marcelo, seja bem vindo em nosso blog!

      Antes de responder a sua pergunta, vamos fazer um alinhamento dos conceitos para que possa entender todo o cenário, ok?!

      A família 9000 é composta por 03 normas distintas:

      – ISO 9000:2005 que é uma norma que explica os fundamentos e vocabulários utilizados nas normas. Essa não é uma norma certificável, é utiliza apenas para consulta.

      – ISO 9004:2009 que indica critérios para aumentar o desempenho da organização. Essa norma também não é certificável.

      – ISO 9001:2008 que indica critérios para a implementação de um sistema de gestão da qualidade. Essa é a norma conhecida como norma da qualidade e certificável pelos organismos certificadores.

      Para a certificação dessa norma é necessário implementar todos os requisitos nela especificados, mas não existe prazo de certificação após o início da sua implementação.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque