tiago
Por tiago

Item 7.4 Aquisição

Hoje vou falar um pouco do item 7.4 do norma ISO 9001. A principio parece não ter muito importância, mas se levado a sério pode trazer muitos benefícios para a organização e muitas vezes evitar problemas.


Primeiramente, antes de escolher algum fornecedor, é muito importante que você faça uma pesquisa no mercado e avalie quem é e como trabalha em relação a preço, prazo de entrega, qualidade do produto, qualidade no atendimento e se ele tem capacidade de atender à seus requisitos. Pode ter certeza que se, dos clientes que você entrevistou todos estão satisfeitos com o trabalho desse fornecedor, realmente ele é bom e capaz de atender suas necessidades. Quanto mais exigente na hora de escolher um fornecedor, menor a chance de ver seu dinheiro indo pela descarga, tendo que pagar hora extra para seus colaboradores terem que retrabalhar produtos por culpa de matéria prima de má qualidade.

Muito importante também definir quais são os requisitos para aquisição desse produto antes de entrar em contato com o fornecedor, garantindo assim que a informação seja passada uma vez e 100% clara e correta.

Uma dica, nos primeiros pedidos faça inspeção de 100% do material quando possível, até que você adquira confiança nesse fornecedor, e conforme ele mantenha a qualidade do produto fornecido a inspeção começará a ser feita por amostras. Quanto mais você confia e esse fornecedor entrega produtos de qualidade, menor é o tempo e dinheiro que você vai gastar com inspeção.

Faça sempre visitas nas instalações de seus fornecedores para verificar como estão suas instalações e organização. Faça a reavaliação periódica e mantenha sempre registros dessas avaliações.