Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O Regulamento de Gestão da Qualidade – ANATEL

Hoje a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011 que “estabelece as metas de qualidade, a serem cumpridas pelas Prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), os critérios de avaliação, de obtenção de dados e acompanhamento da qualidade da prestação do serviço, […]


Hoje a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) publicou no Diário Oficial da União a Resolução nº 574, de 28 de outubro de 2011 que “estabelece as metas de qualidade, a serem cumpridas pelas Prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), os critérios de avaliação, de obtenção de dados e acompanhamento da qualidade da prestação do serviço, assim como estabelece as informações que devem ser enviadas à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)”.

Isso quer dizer que todas as prestadoras de serviços de multimídia deverão a partir de agora enviar regularmente informações relativas ao serviço para a ANATEL e aquelas que possuem mais de 50.000 acessos devem cumprir as metas de qualidade estipuladas no Regulamento de Gestão da Qualidade.

Essas metas foram feitas baseados nos indicadores abaixo como forma de estabelecer padrões de qualidade para os serviços de telecomunicações:

– Indicadores de Reação do Assinante

– Indicadores de Rede

– Indicadores de Atendimento

– Indicadores de Pesquisa

Apesar do cumprimento da meta ser uma exigência apenas para grandes empresas, é muito importante que todas as empresas já se adequem a essa nova realidade de prestação de serviço, uma vez que requisitos da qualidade tornam-se exigências obrigatórias para aquelas que possuem um planejamento estratégico de crescimento para os próximos anos, mesmo porque uma das grandes novidades dessa resolução é que os consumidores poderão a qualquer momento medir a qualidade do serviço e da conexão por meio de software que deve ser disponibilizado pela própria empresa.

Sendo assim, como o consumidor terá grande participação no desenvolvimento das atividades da empresa é muito importante que existam controles com grande capacidade de resposta ao usuário para que as metas sejam cumpridas.

Então, as empresas desse setor já precisam começar a correr para sair na frente dos concorrentes por meio de uma gestão eficiente da qualidade.

No site da ANATEL “www.anatel.gov.br” está disponível uma apresentação sobre a matéria completa. Vale a pena conferir!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque