Ao entrar no assunto de gestão empresarial, existem alguns temas que são recorrentes em todas as conversas da área. São temas ligados a resultado; satisfação do cliente; cumprimento de metas; alinhamento organizacional; controle dos processos; gestão por competências; gestão de riscos; diminuição do desperdício e entre outros.
Existem dezenas de publicações, artigos, estudos que citam diversas teorias para que sua empresa tenha êxito nas operações e se mantenha sempre alinhada com as tendências do mercado.
Novas tendências
Mesmo quando a empresa já é reconhecida como um modelo de gestão a ser seguida, sempre surgem novas tendências que precisam ser analisadas, principalmente quando se trata de empresas de pequeno e médio porte, que geralmente são mais vulneráveis às transformações do mercado. E é interessante notar que ao analisar esses temas da administração corporativa, sempre existe um ponto de convergência entre os especialistas de que qualidade é fundamental para que a empresa atinja seu êxito planejado.
Os sete princípios da qualidade
Portanto para esclarecer alguns pontos sobre qualidade, iremos apresentar os 07 Princípios da Qualidade, que são práticas indispensáveis para qualquer empresa que deseja iniciar uma gestão voltada para a excelência. São eles:
1 – Foco no cliente
2 – Liderança
3 – Engajamento das Pessoas
4 – Abordagem de processo
5 – Melhoria
6 – Tomada de decisão baseada em evidência
7 – Gestão de relacionamento
Iremos tratar sobre cada uma dessas práticas em partes diferentes e para começar vamos falar sobre o primeiro princípio da qualidade que é Foco no Cliente.
1) Foco no cliente
Todos sabemos que o cliente deve ser o grande centro das atenções nas empresas, mas isso é uma questão bem curiosa, pois com exceção das organizações não governamentais, nenhuma empresa nasce com o objetivo de satisfazer as outras pessoas. Ao ter a idéia de montar um negócio existem muitos argumentos, como satisfação pessoal em fazer o que gosta, ganhar dinheiro, ter sucesso… São essas as motivações principais dos empresários, mas depois que você está com o seu negócio montado e funcionando, você logo percebe que a sua motivação inicial perde a importância para o seu cliente.
Isso porque você rapidamente enxerga que para atingir as suas expectativas iniciais, é fundamental conhecer e entender profundamente o seu cliente, seu comportamento de compra, quais são suas preferências, sua satisfação com o produto/ serviço oferecido e atender com excelência, sempre!
É importante entender também que esse tipo de preocupação com cliente faz parte de um comportamento corporativo e que demanda mudança de valores de toda a organização para esse fim e a partir do momento que a empresa estiver preparada para atender o cliente em todos os seu requisitos, ela já deu o primeiro passo para entrar no caminho rumo a uma gestão voltada para a qualidade.
Dicas de leitura:
ISO 9001 requisitos: 4.1 – Entendendo o Contexto da Organização
ISO 9001 requisitos: 5 – Liderança
ISO 9001 requisitos: 6.1 – Ações para abordar riscos e oportunidades