Pular para o conteúdo

PDCA – Melhore continuamente seguindo 4 passos.

PDCA do inglês Plan (Planejar) – Do (Executar) – Check (Checar) – Action (Agir).

É um método de solução de problemas, este foi e é a alma do Sistema Toyota de Produção, implica em, ao fazer alguma coisa, fazer melhor, evoluir e, para ficar excelente, fazer de forma sustentável – sem retrocessos, melhorando sempre, cada vez mais.

Idealizado em 1930 por um dos gurus da qualidade – Walter Shewart , teve em Edward Deming um dos seus principais divulgadores na década de 50 no Japão após a 2ª guerra mundial.

O PDCA é um método gerencial que permite tanto o controle de processos como também o viabiliza o Gerenciamento científico da organização. O PDCA transforma a organização numa escola, pois a busca por resultados é paralela à busca do conhecimento (Falconi).

O PDCA se aplica geralmente quando há metas de melhorias, das quais é a melhor forma de gestão, de persistência nos resultados planejados. Uma vez atingidos esses resultados, deve-se revê-los – buscar a melhoria contínua.

A manutenção e a melhoria continua da capacidade do processo pode ser alcançada através da aplicação do conceito PDCA em todos os níveis dentro da organização. Isto aplica para autonivelar igualmente processos estratégicos, como planejamento do sistema de gestão da qualidade, ou análise crítica pela direção, e para atividades operacionais simples levadas a cabo como uma parte de processos de realização do produto.”

Utilize o modelo, abaixo para inserir dados da sua realidade e “usufruir” dos benefícios da ferramenta.

 

 

Marcações:

0 comentário em “PDCA – Melhore continuamente seguindo 4 passos.”

  1. IT WAS REALLY ENLIGHTENING ARTICLE AVAILABLE FACILITATING MY UNDERSTANDING AND COMPREHENSION OF THAT TOPIC.
    CONGRATULATIONS !!!!
    PAULETE CORREA

  2. IT WAS REALLY ENLIGHTENING ARTICLE AVAILABLE FACILITATING MY UNDERSTANDING AND COMPREHENSION OF THAT TOPIC.
    CONGRATULATIONS !!!!
    PAULETE CORREA