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Lidando com as falhas como uma estratégia da empresa

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As falhas fazem parte do dia-a-dia das organizações dos mais variados ramos de atividades, e ignorá-las pode ser crucial para o insucesso. Ao passo que trata-las, gerenciá-las, corrigi-las promove uma relação forte de lealdade  confiança frente aos clientes.

Muitas vezes essas falhas podem gerar oportunidades propiciando melhorias nos processos, serviços, produtividade, comunicação, além da imagem da organização junto aos clientes.

Hoje podemos contar com várias ferramentas  para nos  auxiliar no gerenciamento do tratamento das falhas assim como da eficácia das ações que foram  tomadas.

Abaixo,  elenco algumas das técnicas mais utilizadas para a detecção, recuperação e o gerenciamento de falhas em sistema de gestão da qualidade:

  • Diagrama de causa e efeito (Espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
  • PDCA
  • 5W 2H
  • Além dos mecanismos usualmente utilizados como verificação do processo;  controle de qualidade; abertura de ações corretivas e preventivas e verificação da eficácia; dentre outros.
Igor Furniel

CEO da Templum Consultoria

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