Igor Furniel
Por Igor Furniel

Lidando com as falhas como uma estratégia da empresa

A busca pela satisfação e fidelização de clientes é primordial para que as empresas assumam uma estratégia fundamentada em conceitos como de competitividade e sustentabilidade. Nessa abordagem a gestão de tratamento de falhas e de não conformidades  possui  um papel de suma importância.


As falhas fazem parte do dia-a-dia das organizações dos mais variados ramos de atividades, e ignorá-las pode ser crucial para o insucesso. Ao passo que trata-las, gerenciá-las, corrigi-las promove uma relação forte de lealdade  confiança frente aos clientes.

Muitas vezes essas falhas podem gerar oportunidades propiciando melhorias nos processos, serviços, produtividade, comunicação, além da imagem da organização junto aos clientes.

Hoje podemos contar com várias ferramentas  para nos  auxiliar no gerenciamento do tratamento das falhas assim como da eficácia das ações que foram  tomadas.

Abaixo,  elenco algumas das técnicas mais utilizadas para a detecção, recuperação e o gerenciamento de falhas em sistema de gestão da qualidade:

  • Diagrama de causa e efeito (Espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
  • PDCA
  • 5W 2H
  • Além dos mecanismos usualmente utilizados como verificação do processo;  controle de qualidade; abertura de ações corretivas e preventivas e verificação da eficácia; dentre outros.
Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
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