Tempo de Leitura: 2 minutos

“Quais segmentos da cadeia de alimentos podem se beneficiar dos programas do GFSI?” A resposta é simples: TODOS. Todos os segmentos que se encontram entre a produção primária, na fazenda, e a mesa do consumidor podem se beneficiar dos programas do GFSI. É o que as profissionais da área chamam de farm to fork.

cafe_gfsi

Por quê?

O GFSI vem trabalhando desde o ano 2000 validando e promovendo programas que garantam que os alimentos cheguem ao consumidor sem significar uma ameaça para a sua saúde. Uma linha de trabalho é apoiar a pequenos produtores e fabricantes, através do Global Markets Programme (GMP), no desenvolvimento sistemático  e contínuo do gerenciamento da segurança de alimentos. Em outra linha, seus membros têm como objetivo definir os requisitos que os Programas de Certificação Privada, como por exemplo FSSC e IFS, devem cumprir para obter o reconhecimento do GFSI.

GMP

No caso do GMP, ele foi desenhado de maneira que os produtores e pequenas empresa possam desenvolver progressivamente seu sistema de gestão alcançando dois níveis consecutivos de implementação antes de chegar até a certificação com reconhecimento internacional. O Global Markets Programme é aplicável aos segmentos da cadeia de alimentos listados na tabela abaixo:

tabela_gfsi

Como segundo objetivo, o GFSI visa melhorar a segurança de alimentos a nível mundial e a eficiência dos negócios. Assim, ele promove a harmonização dos programas de certificação reconhecidos por ele. Isso reduz as ineficiências da duplicação de auditorias e ajuda a reduzir as barreiras comerciais. Atualmente são 12 os programas de certificação reconhecidos pelo GFSI. Desse modo, é esse reconhecimento o que faz as empresas se destacar no mercado internacional.

Da mesma forma que no Global Markets Programme, os distintos programas reconhecidos pelo GFSI são aplicáveis a diferentes segmentos da cadeia de alimentos, a tabela abaixo mostra os segmentos onde é aplicável as os 5 principais programas de certificação (FSSC, BRC, IFS, SQF e GlobalGAP):

tabela_gfsi

Aliás, se você chegou até aqui com certeza já descobriu que não tem desculpas para deixar de adotar a segurança de alimentos na sua empresa e começar a se diferenciar no mercado. Por isso, se sua empresa é pequena e tem poucos recursos para investir pode começar com o Global Market Programme, (saiba mais dos benefícios aqui).

Então, se for maior pode dar o salto para as certificações reconhecidas pelo GFSI, a gente também pode ajudar com isso. É só precisar nos chamar aqui.

Patricia Moyano

Patricia Moyano

Formada em Microbiologia pela UNRC na Argentina, e apaixonada pela inocuidade dos alimentos. Diplomada em MBA de Negócios e Empreendedorismo pela UFJF-MG, Especialista em Segurança de Alimentos e auditora líder FSSC 22000 pela SGS Academy. Possui mais de 8 anos de experiência na gestão da qualidade e segurança dos alimentos.