Viviam Santos
Por Viviam Santos

Mais qualidade de atendimento para universidades

A ISO 9001 para universidades públicas e privadas beneficia a marca através de mais credibilidade e melhores experiências do aluno – é o que afirma o consultor da Templum Consultoria Online, Jonathan Reis. Com isso, a universidade evita o marketing negativo de clientes (no caso, alunos) que não estão satisfeitos com seus serviços e atendimentos. A […]


A ISO 9001 para universidades públicas e privadas beneficia a marca através de mais credibilidade e melhores experiências do aluno – é o que afirma o consultor da Templum Consultoria Online, Jonathan Reis.

Com isso, a universidade evita o marketing negativo de clientes (no caso, alunos) que não estão satisfeitos com seus serviços e atendimentos.

A implementação pode ser feita em determinados setores ou processos, ou de maneira mais abrangente, contemplando e beneficiando a universidade inteira.

Mais controle de processos e melhor atendimento

As universidades geralmente relatam que a falta de controle dos processos é o que as fazem procurar a implementação da ISO 9001. Problemas em departamento financeiro, secretaria e biblioteca também são comuns devido à falta de sistemáticas para controle e organização.

O segundo problema mais relatado por universidades clientes da Templum é o atendimento ao público interno e externo pelos diferentes setores. Portanto, faltam treinamentos e adequações de processos – novamente.

É importante ressaltar também que os problemas de documentações e processos prejudicam o aluno e o professor diretamente. Na maioria das empresas, esses processos internos nem sempre são perceptíveis.

Alunos satisfeitos fazem o marketing da universidade

A ISO 9001 para universidades torna-se um diferencial no mercado, ajuda a ter interesse de novos alunos e o retorno de alunos antigos para novos cursos. Principalmente em faculdades ou universidades particulares.

O controle de documentações e processos gera a satisfação dos alunos, aumenta a credibilidade da universidade e, assim, faz com que haja a melhor propaganda existente: a de boca em boca.

Todos os setores de universidade podem ser beneficiados com a ISO 9001:

• Tesouraria ou contabilidade: Melhora processos internos e financeiros da instituição;
• Biblioteca: Organiza processos e rastreia materiais;
• Departamento pessoal: Dá base para os procedimentos de recrutamento e seleção;
• Recursos humanos: Define bases de treinamentos, avaliações de eficácia de treinamentos, entre outros processos;
• Coordenação de cursos: Melhora o planejamento, as ações, e colabora com o processo de aprovação do curso no MEC;
• Universidade inteira: Com mais organização nos processos dos diferentes setores, todos se beneficiam!