Pular para o conteúdo

Tendências para o sistema de gestão da qualidade-ISO 9001:2015

A norma ISO 9001:2008 atingiu sua maturidade, porém continua crescendo e se renovando.

A nova versão da norma, prevista para 2015, possui novos conceitos que irão fazer parte do contexto do sistema de gestão da qualidade. Vamos destacar alguns:

Partes Interessadas: a inclusão do termo, já adotado em outras normas de sistema de gestão, irá promover uma mudança na concepção e planejamento do SGQ, já que a organização deverá levar em conta as necessidades das partes interessadas.

Gestão de Riscos: a concepção de gestão de riscos em uma organização será levada em conta na nova versão, voltada integralmente para conformidade do produto e satisfação do cliente.

Gestão de Risco é um processo que garante que:

  • os objetivos terão maior probabilidade de serem alcançados;
  • situações causadoras de danos não irão, ou terão menor probabilidade de ocorrer;
  • situações benéficas serão, ou terão maior probabilidade de serem alcançadas.

Esses são apenas 2 novos conceitos da futura versão da ISO 9001, que já desponta como sendo uma das maiores reestruturações já vistas na série ISO 9000.

Os objetivos chave para a ISO 9001:2015 serão a sua atualização para refletir as práticas empresariais modernas, as mudanças do ambiente de negócios, o uso intensivo da tecnologia da informação e a nova terminologia dos negócios. A abordagem dos processos deverá ser mantida, ocorrendo apenas a incorporação das mudanças em práticas e tecnologia de sistema de gestão de qualidade. A nova versão também dará uma maior ênfase na obtenção de conformidade do produto e a ideia é melhorar a compatibilidade com outras normas de gestão.

Consultoria ISO 9001

Marcações:

0 comentário em “Tendências para o sistema de gestão da qualidade-ISO 9001:2015”

  1. Edvaldo Mendes dos Santos

    Senhores,
    Qual é a previsão de revisão da norma, em relação ao processo de verificação de eficácia de treinamento?

    1. Olá Edvaldo,

      Seja bem vindo em nosso blog!

      A norma ISO 9001 está em processo de revisão e por isso ainda não podemos emitir uma posição precisa, porém nos drafts que já foram divulgados, não houve alteração significativa nesse item da norma, ou seja, indica-se que a verificação de eficácia de treinamento continuará sendo cobrada.

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque