trabalho remoto
Everton Hora da Silva
Por Everton Hora da Silva

Boas Práticas para o Trabalho Remoto

Hoje quero trazer para vocês uma ótica diferente, mas também ligada ao sistema de gestão da qualidade.

Como sabemos toda empresa é constituída por pessoas, um dos mais importantes recursos das organizações, e como previsto na norma ISO:9001 a empresa deve disponibilizar os recursos necessários para além de manter a sua operação, cuidar bem dos seus colaboradores.


Tempo de Leitura: 4 minutos

Hoje quero trazer para vocês uma ótica diferente, mas também ligada ao sistema de gestão da qualidade. Como sabemos toda empresa é constituída por pessoas, um dos mais importantes recursos das organizações, e como previsto na norma ISO:9001 a empresa deve disponibilizar os recursos necessários para além de manter a sua operação, cuidar bem dos seus colaboradores. Assim, existem além de ferramentas, boas práticas que são indispensáveis para o trabalho remoto ou home office

E esse momento de crise, isolamento social, de incertezas no mercado, várias notícias negativas em nossa volta, como podemos fazer para não surtar e ainda motivar nossas equipes, nossos colegas de trabalho para que juntos passemos por essa crise?

Se manter engajado, focado, motivado é um dos maiores desafios dos colaboradores e também dos gestores para manter suas equipes focadas remando na mesma sintonia. Vivemos em uma época onde a ansiedade e depressão acomete várias pessoas, e precisamos entender como ajudar a todos nesses momentos.

Alguns necessitam de interação pessoal onde trabalhar de segunda a sexta-feira de forma “isolada” não é fácil. E como podemos fazer para ajudar uns aos outros? Além de sermos bons profissionais para manter o foco e disciplina precisamos nos lembrar que somos  seres humanos, e agora mais do que nunca praticar a empatia no grupo que trabalhamos, ter conversas mais tranquilas em reuniões, se disponibilizar para ouvir seus companheiros e se abrir para pedir ajuda quando não estiver bem será cada vez mais necessário!

Manter reuniões periódicas, de preferência diárias entre a equipe irá auxiliar a você e sua empresa nesse período, pois nesse momento de incertezas é importante estar próximo dos colaboradores até mesmo para mantê-los confiantes que isso é apenas uma fase e que juntos irão passar por esse desafio.

Creio que após essa fase passar, tudo será diferente, assim como as relações comerciais entre colaborador e empregador, líder e liderados, companheiros de trabalho, nossa relação humana irá mudar dentro das organizações, e precisamos dar o primeiro passo para derrubar barreiras, conversar de forma abertamente com nossos colegas de trabalho para que em conjunto possam superar essa fase!

O que de fato te move?

Todos nós temos no nosso íntimo algo que nos move, que nos motiva, e nesse momento é necessário nos lembrar pelo o que ou por quem levantamos todos os dias e damos o nosso melhor. Sua família, bem estar dos seus filhos, seu conjugue, seus pais… a realização do sonho da casa própria, do carro novo, aquela viagem dos sonhos após essa pandemia, o casamento e por aí vai. Qual o seu sonho? O que realmente te toca e tem como objetivo em alcançar? Ter isso claro vai te ajudar a superar essa fase, por mais que seja difícil, que há momentos que não entendemos e temos vontade de jogar tudo para o alto, se agarre nos seus sonhos, nas pessoas que confiam em você, lembre-se que não estamos sozinhos nessa passagem e há em sua volta muitas pessoas que torcem pelo seu bem e seu sucesso!

Haverá dias que vamos estar mais desanimados, sim! Isso é um fato, como disse somos seres humanos, temos nossos sentimentos e haverá dias que estarão mais a flor da pele, e são nesses momentos que precisamos respirar fundo lembrar dos nossos sonhos e seguir em frente pois os dias ruins vem, mas os bons também!

Uma vez um senhor me disse “Sabe quando uma arvore morre? Quando ela para de crescer! E assim somos nós seres humanos, sabe quando morremos? Quando não temos mais sonhos, quando não temos mais o por que levantar da cama e batalhar”. Por isso nutra seus sonhos, cada um deles, não desista daquilo que tanto almeja por nenhuma dificuldade que encontrar no seu caminho, acredite na sua capacidade, acredite que vai conseguir passar por esse momento, mentalize bons pensamentos, hoje estamos todos passando por esse período de incertezas, mas uma coisa é certa, vai passar, vamos sair dessa mais fortes, mais leves, mais seres humanos.

Boas práticas no Trabalho Remoto para o nosso bem

Acredito que nesse momento podemos ter boas práticas que possam nos ajudar a passar por esse momento, porém também acredito que não há uma receita para tal, mas que cada um de nós precisamos encontrar o que nos dá conforto e paz. Poderia vir aqui e escrever uma lista de coisas para vocês fazerem, porém nesse momento tenho apenas um conselho a sugerir: sejam mais leves, cumpram suas obrigações, continuem dando o seu melhor sim, mas não se punam e nem se cobrem em excesso.

Acredito que definir uma rotina vai ajuda-los a passar por esse momento e há coisas que podemos fazer durante nosso dia que pode nos ajudar:

  • Pausa para o cafezinho, inserir pausas durante o dia para tomar um café, dar uma caminhada na casa, no quintal.
  • Sempre temos aqueles amigos mais chegados do trabalho, quando possível ligue para eles, converse um pouco é necessário ter a interação humana nesse momento.
  • Sempre converse com seu líder abertamente, tire suas dúvidas, ele sempre estará à disposição para te ajudar e se coloque a disposição para ajudá-lo no que houver necessidade para assim se ocupar.
  • Evite redes sociais durante seu expediente de trabalho, infelizmente a quantidade de notícias ruins veiculadas são maiores do que notícias boas, se blinde de notícias ruins durante seu expediente de trabalho.
  • Tenha uma playlist com boas músicas para te ajudar a descontrair durante seu dia de trabalho.

Essas são algumas dicas que pode te ajudar nesse momento, busque adequar na sua rotina ações que te ajude a levar o dia mais tranquilo, mantenham o pensamento positivo e sigam em frente que em breve essa crise vai passar!

Sucesso a todos!

Conheça a Templum