Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Pois é… quantas vezes já ouvimos falar que a ISO 9001 é sinônimo de papel, que ao implementar a ISO 9001 as pessoas precisam virar robôs, perdendo a sua capacidade criativa porque todas as suas atividades estarão documentadas? É muito importante conhecer os mitos sobre a ISO 9001 para saber o que é verdade e o que é informação falsa.

É até mesmo comum pessoas se recusam a ajudar nesse processo, porque ao documentar as suas atividades, pode perder o seu emprego?

Tenho certeza que comentários como esse são muito comuns nos bastidores da empresa que está iniciando o processo de implementação da ISO 9001.

Mas e aí? Será que é isso mesmo que acontece? Vamos ver…

MITO 1: Com a ISO 9001 criamos um monte de papéis

MENTIRA: A norma ISO 9001 exige apenas 6 (SEIS!) procedimentos obrigatórios. São eles: controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, controle de produto não conforme, ação corretiva e ação preventiva.

Para os outros itens da norma é necessário que a empresa tenha uma sistemática definida e implementada, mas não necessariamente um procedimento.

Então, outros documentos dependem da estrutura da empresa e a sua criação vai acontecer após uma análise técnica das necessidades organizacionais.

MITO 2: As pessoas viram robôs com a implementação com a norma.

MENTIRA: Um dos principais objetivos da ISO 9001 é a melhoria contínua. Então, todo o sistema de gestão da qualidade precisa pensar e implementar melhorias e isso só é possível através das pessoas e principalmente das pessoas que são as usuárias da informação.

Por exemplo: a melhoria de um processo de inspeção de qualidade das peças fabricadas por uma empresa de usinagem será mais facilmente identificada por uma pessoa que atua na produção do que pelo gestor da empresa.

E é justamente por esse motivo que o colaborador não precisa ficar preocupado em perder o seu emprego ao ajudar na definição da sistemática da sua área.

Inclusive, o contrário é muito mais percebido. Quando a empresa está desorganizada, as pessoas perdem tanto tempo ajustando as falhas que nem conseguem ter tempo para analisar sobre a sua atividade.

Agora, ao estar em uma empresa organizada, a sua produtividade será maior e os colaboradores conseguirão dedicar parte do seu tempo para criar novas ideias e melhorar os processos da empresa.

Agora que você já sabe alguns mitos sobre a ISO 9001

Se você não quer mais perder tempo e dinheiro com a falta de organização da sua empresa, está mais do que na hora de começar a implementar ISO 9001 na sua empresa.

Tem interesse em implementar a ISO 9001 em sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista!

Agora, se você já está em fase de implementação da ISO 9001, é hora de convocar os seus colaboradores para uma boa conversa de conscientização entre todos da equipe sobre os benefícios dessa norma.

Mãos à obra!

Consultoria ISO 9001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

Sem comentários