Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Esclarecendo alguns mitos sobre a ISO 9001

Olá, pessoal, hoje nós vamos conversar sobre alguns mitos que giram em torno da criação de documento na ISO 9001.


Pois é… quantas vezes já ouvimos falar que a ISO 9001 é sinônimo de papel, que ao implementar a ISO 9001 as pessoas precisam virar robôs, perdendo a sua capacidade criativa porque todas as suas atividades estarão documentadas?

Ou, pior ainda, quantas pessoas se recusam a ajudar nesse processo, porque ao documentar as suas atividades, pode perder o seu emprego?

Tenho certeza que comentários como esse são muito comuns nos bastidores da empresa que está iniciando o processo de implementação da ISO 9001.

Mas e aí? Será que é isso mesmo que acontece? Vamos ver…

  • MITO 1: Com a ISO 9001 criamos um monte de papéis

 

MENTIRA: A norma ISO 9001 exige apenas 6 (SEIS!) procedimentos obrigatórios. São eles: controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, controle de produto não conforme, ação corretiva e ação preventiva.

Para os outros itens da norma é necessário que a empresa tenha uma sistemática definida e implementada, mas não necessariamente um procedimento.

Então, outros documentos dependem da estrutura da empresa e a sua criação vai acontecer após uma análise técnica das necessidades organizacionais.

  • MITO 2: As pessoas viram robôs com a implementação da ISO 9001.

 

MENTIRA: Um dos principais objetivos da ISO 9001 é a melhoria contínua. Então, todo o sistema de gestão da qualidade precisa pensar e implementar melhorias e isso só é possível através das pessoas e principalmente das pessoas que são as usuárias da informação.

Por exemplo: a melhoria de um processo de inspeção de qualidade das peças fabricadas por uma empresa de usinagem será mais facilmente identificada por uma pessoa que atua na produção do que pelo gestor da empresa.

E é justamente por esse motivo que o colaborador não precisa ficar preocupado em perder o seu emprego ao ajudar na definição da sistemática da sua área.

Inclusive, o contrário é muito mais percebido… Quando a empresa está desorganizada, as pessoas perdem tanto tempo ajustando as falhas que nem conseguem ter tempo para analisar sobre a sua atividade.

Agora, ao estar em uma empresa organizada, a sua produtividade será maior e os colaboradores conseguirão dedicar parte do seu tempo para criar novas ideias e melhorar os processos da empresa.

Então, gestor…

Se você não quer mais perder tempo e dinheiro com a falta de organização da sua empresa, está mais do que na hora de começar a implementar ISO 9001 na sua empresa.

Agora, se você já está em fase de implementação da ISO 9001, é hora de convocar os seus colaboradores para uma boa conversa de conscientização entre todos da equipe sobre os benefícios da ISO 9001.

Mãos à obra!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque