escritório de contabilidade
Lucas Santiago
Por Lucas Santiago

O que o PQEC tem a ver com a ISO 9001?

Você sabe o que o Programa de Qualificação em Excelência Contínua tem em relação com a ISO 9001? Entenda neste post como se complementam e podem ajudar seu escritório contábil em busca da melhoria contínua!


[Total: 0    Média: 0/5]

Você já leu antes, viu alguém ou já ouviu falar de fulano que participou do PQEC? Ficou sem saber o que isso queria dizer? Ou pra quem já é familiarizado, qual a relação entre o PQEC e o PQC (ISO 9001)?  Antes de entender o que o PQEC traz de relação com ISO 9001, é importante termos definido o que é em si a própria ISO.

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma de gestão da qualidade com o foco voltado a satisfação do cliente, que implica em processos bem definidos, operações bem executadas e com o intuito de gerar no final o melhor produto/serviço ao seu consumidor.

Para isso, ela dispõe de diversas ferramentas e métodos para que seu sucesso seja constantemente alcançado. Resulta em outro ideal da norma, a melhoria contínua, ou seja, sempre manter e superar a qualidade de seus serviços, processos, operações e afins.

E o PQEC?

Antes era conhecido como Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, por isso o sucesso entre as contabilidades e as diversas participações desse segmento. Em 2018 com a intenção de agregar um novo significado mais abrangente o nome passou a ser: Programa de Qualificação em Excelência Contínua.

Bom o PQEC é um programa de qualidade, isso quer dizer que o programa procura qualificar e educar as empresas a atingirem os mais altos níveis de gestão e qualidade.

O objetivo do programa é incentivar e propor as empresas que se qualifiquem constantemente, procurando se superar a partir da análise de seus diagnósticos, que mostram a situação atual da empresa, além de terem a possibilidade de comparar sua posição no programa com os diversos participantes.

Já conhece a ISO 9001 contábil?

Saiba quais oportunidades seu escritório pode estar perdendo


Já

O PQEC faz grande sucesso entre as contabilidades, que veem alto valor produtivo e organizacional no programa, além da visibilidade que a certificação trás. Mesmo assim é preciso ter bem claro que os ganhos esperados com qualquer programa de qualidade, seja ele ISO 9001 ou PQEC, não é uma impulsão no marketing da sua contabilidade e sim nos seus processos, metodologias e sistemas.

A ISO 9001 para contabilidades também pode ser conhecida como PQC (Programa de Qualidade Contábil), mais do que só um certificado na parede, o PQC é sistema que traz eficiência, organização e por consequência um aumento significativo nos lucros. Um ideal compartilhado pelo seu amigo PQEC, que visa o sucesso do negócio, assim como a ISO 9001, através da melhoria contínua.

Como se aplica para contabilidades:

Muitas das dores que um escritório de contabilidade e toda sua complexidade sentem, é mitigado pela ISO;

Entre eles podemos citar:

  • Falta de capacitação dos colaboradores: pode ser corrigido através de trabalhos de conscientização e ações de treinamentos idealizados pela alta direção, procurando a eficiência e efetividade do colaborador. Disseminando informações que o nível estratégico da empresa julga como imprescindíveis.
  •  Processos indefinidos e desorganizados: as famosas ocorrências; organização de processos e operações com a finalidade de acabar com o retrabalho, e prever falhas, atrasos e multas ocasionadas pela desorganização
  • Mão de obra desqualificada: para atingir uma equipe de produtividade garantida, a norma prioriza colaboradores bem conscientizados, operações bem definidas e eficientes, exterminando a desorganização e o retrabalho, de modo que você consiga ter mais propriedade para precificar seu negócio e participar ativamente da concorrência do mercado, tendo alto valor agregado e um grande diferencial atrelado ao seu trabalho.

Todas essas ações tomadas sobre esses problemas recorrentes, vão sustentar a vinda e a fidelização de novos clientes, que vão poder enxergar grande aplicabilidade e segurança em seu serviço.

Qual é a diferença entre PQEC E PQC?

A proposta do PQEC é compartilhada dos mesmos moldes que a do seu primo PQC, a diferença é a proposta do programa, o PQEC tem uma segmentação direcionada a disputa de qualidade, onde ocorrem premiações e você tem que se superar cada vez mais para transpor os outros participantes, de maneira competitiva, e sempre mantendo um enfoque maior no seu sucesso, o PQC já leva isso de uma maneira mais internalizada, onde você não procura superar os outros e sim, constantemente se superar, e atingir o seu melhor, com o objetivo de fornecer o melhor ao cliente, e ao manter esse ideal, você colhe o sucesso.

De ambas as maneiras, você vai colher frutos maravilhosos, e utilizará do mesmo meio para isso, a qualidade no sistema de gestão, o que pode variar é a perspectiva da qual você se baseia.

Os ganhos de um processo tão complexo ser enxergado com a clareza de um sistema de qualidade gera benefícios absurdos e o valor agregado a uma gestão dessa é infinitamente maior.

Essa visão empresarial com o desígnio de um diferencial marcante no mercado e ganhos substanciais nos processos, permite com que sua contabilidade saia do mar sangrento do mercado, no qual o elemento decisor é o preço e seu produto não tem valor agregado nenhum e passa a participar de um mercado que seus serviço tem um valor explicito aos seus clientes e evolução de maneira inevitável ao sucesso, onde cada vez mais a fidelização faz parte de seu cotidiano e seus serviços ganham uma precificação a altura de seus investimentos.

Toda essa confiança e serventia transmitida ao cliente é resultado de um exímio sistema de gestão da qualidade, tanto PQEC quanto ISO 9001, focado em melhoria contínua, baseado em atender com excelência seu consumidor e solucionar todos os anseios de um processo tão complexo.

Lucas Santiago

Sou técnico em Administração e atuo na área de vendas da Templum, trabalho na vertente de prospecção, encontrando pessoas que possam ser ajudadas pelas nossas diversas soluções. Desde de pequeno gosto de poder transmitir meu conhecimento através de todos os meios para que ele seja de acesso e de bom entendimento a todos, prezando sempre pelo mesmo ideal da empresa de compartilhar de maneira irrestrita o conhecimento.
Lucas Santiago

Últimos posts por Lucas Santiago (exibir todos)