Igor Furniel
Por Igor Furniel

Pré-requisitos da ISO 9001

Que requisitos são necessários para uma empresa iniciar o processo de implementação da ISO 9001? A norma ISO 9001 estipula que a empresa deve atender, apenas, às normas, leis e regulamentos do seu setor de atuação. Ou seja, o básico exigido pela legislação brasileira. Contudo, estas normas não são de forma alguma impeditivas para o […]


Que requisitos são necessários para uma empresa iniciar o processo de implementação da ISO 9001?

A norma ISO 9001 estipula que a empresa deve atender, apenas, às normas, leis e regulamentos do seu setor de atuação. Ou seja, o básico exigido pela legislação brasileira. Contudo, estas normas não são de forma alguma impeditivas para o início da implementação.

Por exemplo, uma padaria precisa atender às normas da vigilância sanitária e outras exigidas por lei, assim como empresas vistoriadoras de veículos devem atender a normas e portarias do Denatran. Quando uma atividade demandar por EPIs (equipamentos de proteção individual), os mesmos devem ser usados.

Programas de PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são obrigatórios.

Porém, estes programas são obrigatórios por lei a qualquer empresa que admite trabalhadores regidos pela CLT e são de grande importância para a norma ISO 9001.

O que é PCMSO e PPRA?

Estabelecido pela portaria no 24/94, do MTbE/SSST, o PCMSO deve ser elaborado e implementado nas empresas para o controle de saúde dos trabalhadores de acordo com os riscos ocupacionais os quais estejam expostos.

Estão obrigadas a fazer o PCMSO todas as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT. Além de ser uma exigência legal prevista n a NR7, o PCMSO está respaldado na Convenção 161 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), respeitando os princípios éticos, morais e técnicos.

Estabelecido pela portaria no 25/94, do TEM/SSST, o PPRA deve ser elaborado e implementado nas empresas para a melhoria gradual e progressiva dos ambientes de trabalho.

Estão obrigadas a fazer o PPRA todas as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT. O objetivo desta norma é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, através de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais, como ruídos, vibrações, calor, frio, radiações, gases, vapores, vírus etc.

Precisa da ISO 9001?

Se precisa conquistar o selo ISO 9001 rapidamente e com custo acessível, está no lugar certo.

Conheça a Templum Consultoria Online.
A consultoria mais ágil e com o menor custo do mercado!

 

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel