Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Que requisitos são necessários para uma empresa iniciar o processo de implementação da ISO 9001?

A norma ISO 9001 estipula que a empresa deve atender, apenas, às normas, leis e regulamentos do seu setor de atuação. Ou seja, o básico exigido pela legislação brasileira. Contudo, estas normas não são de forma alguma impeditivas para o início da implementação.

Por exemplo, uma padaria precisa atender às normas da vigilância sanitária e outras exigidas por lei, assim como empresas vistoriadoras de veículos devem atender a normas e portarias do Denatran. Quando uma atividade demandar por EPIs (equipamentos de proteção individual), os mesmos devem ser usados.

Programas de PPRA (Programa de Prevenção a Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são obrigatórios.

Porém, estes programas são obrigatórios por lei a qualquer empresa que admite trabalhadores regidos pela CLT e são de grande importância para a norma ISO 9001.

O que é PCMSO e PPRA?

Estabelecido pela portaria no 24/94, do MTbE/SSST, o PCMSO deve ser elaborado e implementado nas empresas para o controle de saúde dos trabalhadores de acordo com os riscos ocupacionais os quais estejam expostos.

Estão obrigadas a fazer o PCMSO todas as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT. Além de ser uma exigência legal prevista n a NR7, o PCMSO está respaldado na Convenção 161 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), respeitando os princípios éticos, morais e técnicos.

Estabelecido pela portaria no 25/94, do TEM/SSST, o PPRA deve ser elaborado e implementado nas empresas para a melhoria gradual e progressiva dos ambientes de trabalho.

Estão obrigadas a fazer o PPRA todas as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT. O objetivo desta norma é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, através de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais, como ruídos, vibrações, calor, frio, radiações, gases, vapores, vírus etc.

Precisa da ISO 9001?

Se precisa conquistar o selo ISO 9001 rapidamente e com custo acessível, está no lugar certo.

Conheça a Templum Consultoria.
A consultoria mais ágil e com o menor custo do mercado!

 

Igor Furniel

CEO da Templum Consultoria

47 Comentários

  • Joici Cunha disse:

    boa tarde,
    preciso saber quais sao os treinamentos anuais pra manter a certificação das iso 90001, 14001 e OHSAS 18001?

    • José Rafael disse:

      Bom dia, Joici!

      Você deve realizar anualmente, pelo menos os treinamentos e simulados de combate à emergências, para as normas ISO 14001 e OHSAS 18001. Isso obrigatoriamente, independente do que você determinar na sua organização.

      Mas pensando que as manutenções de certificação e re-certificações acontecem anualmente, é interessante que você realize todos os trenamentos que estabeleceu para que hajam evidências desses treinamentos sempre que houver uma nova auditoria e, mais importante que isso, para que você mantenha seus colaboradores sempre atualizados com os parâmetros e procedimentos determinados pela empresa.

      Portanto, com exceção dos treinamentos citados acima (que são obrigatórios) sugerimos que mantenha treinamentos anuais.

      Ficamos à disposição em caso de dúvidas!

      Atenciosamente,
      José Rafael

  • luciano disse:

    Olá gostaria de saber se eu sendo funcionário de uma empersa com certificação ISO 9001, não deveria a empresa fornecer epi’s a todos os seus funcionários? Uma vez que se trata de equipamentos preventivos individuais, onde tdos os funcionários usam o mesmo epi’s. Gostaria de saber se acarreta em alguma punição para a perda da ISO?

    • Igor Furniel disse:

      Luciano os EPIs (Equipamentos de proteção individual) sempre devem ser fornecidos quando alguém (funcionário ou não) é exposto à algum risco, durante a execução do trabalho, durante uma visita ou até no trânsito entre uma área e outra. Alguns EPIs podem ser disponibilizados e devolvidos após o uso, isso depende muito de cada situação.

      O Não atendimento de um requisito legal ou de um procedimento pode gerar não conformidades que, dependendo da gravidade, podem comprometer o sistema de gestão. Certamente os EPIs são assunto sério e precisam de atenção!

  • Cecilia S. disse:

    Olá, bom dia!

    Segundo a ISO 9001:2008 sabemos que para seis itens da norma os procedimentos são obrigatórios para a certificação ISO 9001 e para os outros itens da norma fica ao critério da empresa, certo? Porém tenho uma dúvida, além dos requisitos com procedimentos obrigatórios, como saber quais são os outros requisitos necessários que devo estabelecer na minha empresa?

    Att.,

    Cecilia.

    • André Seixas disse:

      Muito bom dia, Cecilia!
      Tudo bem?

      Por obrigatoriedade, devem haver os 6 procedimentos padrão:
      – Pr. Controle de Documentos;
      – Pr. Controle de Registros;
      – Pr. Produto Não Conforme;
      – Pr. Ação Preventiva;
      – Pr. Ação Corretiva;
      – Pr. Auditoria interna.

      Afora esses procedimentos, não há outro que seja, por norma, obrigatório. Porém, a Norma ISO 9001:2008 exige que tenhamos um controle sobre todos os processos, e os procedimentos documentados são uma forma de evidenciar esse controle, além de uma forma de nortear os processos da empresa.

      Um grande abraço!

  • Renato disse:

    Obrigado por me ajudar a entender, realmente me foi útil.

  • Joana disse:

    Na empresa que trabalho temos o Plano Anual de Calibração Interna, hoje o gerente me perguntou se temos de inserir número de revisão no plano, já que o ano fiscal da empresa é de abr a mar do ano seguinte.

    • Olá Joana,

      Seja bem vinda em nosso blog!

      Em relação à sua pergunta, como não tenho acesso ao seu procedimento de controle de documentos e registros, fica difícil indicar com certeza, pois não sei quais os critérios estabelecidos em sua empresa, porém de modo geral, você irá alterar a revisão do documento quando houver uma mudança da estrutura do documento, por exemplo, inclusão ou exclusão de algum campo.

      Quando trata-se de uma atualização das informações, indicamos que estabeleça um campo específico para a indicação da data da ultima atualização desse documento, não sendo essa atividade ligada ao ano fiscal da empresa, ok?!

      Espero te-la ajudado. Estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Daniel disse:

    Bom dia!

    Trabalho em uma faculdade que está implantando o SGQ para solicitar a certificação ISO 9001. Já criamos todos os documentos pedidos pela norma, porém, analisando a atual situação, verificamos que existe um excesso de documentos para os processos. Procedimentos Operacionais muitos extensos, com Instruções de trabalhos muito detalhadas. A minha dúvida é saber se posso reduzir a quantidade de documentos e/ou o corpo desses documentos, tornando-os mais simples.

    • Olá Daniel,

      Obrigada por sua participação em nosso blog!

      Sim, você pode e deve reduzir a quantidade de documentos. A tendência é que cada vez mais existam sistemas menos burocráticos, mais leves e mais eficazes.

      Você só deve atentar-se aos documentos obrigatórios, sejam eles procedimento e também os registros exigidos pela norma, ok?!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • BlackMagic disse:

    Hi to every one, because I am genuinely keen of reading this website’s post to be updated regularly. It includes good material.

    • Dear Sir/Madam,

      We are glad that you enjoy our website, its our aim to keep delivering good material to all of our readers.

      Your Sincerely

      Thais Cargnelutti
      Templum Consultoria Online

  • Letícia disse:

    Bom dia.

    A empresa onde trabalho é certificada na ISO9001:2008. Possuímos 17 procedimentos e um deles (PQ13 Renovação de documentos) será incorporado ao PQ administrativo. Gostaria de saber como procedo neste caso. É necessário que conste algum registro especifico sobre esta alteração?

    • Rivaldo Silva disse:

      Olá Letícia, boa tarde!
      A Norma ISO 9001 determina a elaboração de 1 procedimento documentado para controle, alteração, revisão e histórico de alteração. Nesse caso é acompanhado pelo item normativo 4.2.3 Controle de Documentos, você precisará tomar cuidado ao criar esse novo procedimento para não contradizer o atual, hoje a norma pede 6 procedimentos obrigatórios e os mesmos serão verificados em auditorias.
      Se incluir esse procedimento novo em seu SGQ deverá controla-lo em sua lista de documentos e seus registros existentes, pois trata-se de um novo documento.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • Hannah de Oliveira disse:

    Olá,
    gostaria de saber qual o primeiro passo para a certificação de uma construtora.

    • Olá Lucas,

      A metodologia de implementação da ISO 9001 praticamente não muda de acordo com o ramo de atividade da empresa. Isso porque a ISO 9001 aplica-se a qualquer ramo de atividade e tamanho de organização.
      Então, apesar da construção civil ser uma atividade com muita especificidade, essas questões são abordadas durante a implementação com a elaboração de sistemáticas e documentos que atendam à sua realidade, mas a metodologia aplicada não difere.

      Dessa forma, os passos normalmente a serem seguidos são:
      1 – Diagnóstico da empresa (verificar a situação atual da empresa em relação aos requisitos da norma a ser implementada e elaboração do cronograma de implementação)
      2 – Divulgação aos colaboradores sobre a implementação do sistema de gestão
      3 – Mapeamento dos processos a serem certificados
      4 – Desenvolvimento de procedimentos e outros documentos de acordo com a atividade da empresa
      5 – Treinamento dos colaboradores sobre os documentos que foram criados
      6 – Utilização dos documentos criados
      7 – Auditoria interna
      8 – Auditoria de certificação

      Então, recomendo que o primeiro passo seja a escolha de uma empresa de consultoria que lhe ajude no desenvolvimento dessas etapas. A oferece esse serviço por meio de uma plataforma inteligente que reduz o tempo e custo da implementação.

      Convido a fazer um test drive em nosso site e conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho. O site é: https://templum.com.br/solicite-demonstracao/

      Desde já muito obrigada pelo seu contato em nosso blog! Ficamos muito felizes com a sua participação.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  • Éder Wendel Bataliot disse:

    Bela dica! Sou RD em uma empresa de transporte e logistica com certificação ISO 9001, como nossos processos são simples e minimalistas nunca me ocorreu de que o auditor pode pedir o PPRA e o PCMSO para audita! Vocês têm razão! Por sermos obrigados a garantir a segurança e a integridade física de nossos trabalhadores é dever da empresa, principalmente ser for certificada, identificar os Requisito estatutários e regulamentares aplicáveis ao produto previsto no item 7.2.1 Determinação de requisitos relacionados ao produto.

    Vou passar a tomar mais cuidado quanto à isto, mesmo que o auditor não procure por este tipo de evidência, afinal o interesse é totalmente nosso.

  • RODRIGO disse:

    Prezado(a),
    Em uma auditoria ISO 9001, se um setor da empresa no qual estiver sendo realizada uma auditoria externa obter alguma Nao Conformidade, mesmo a empresa ja sendo certificada podera impossibilita-la de obter essa certificacao?

    Obrigado

    • admin disse:

      Olá Rodrigo, tudo bem?
      Então mesmo em auditoria de certificação as processos e departamentos correm sim o risco de ser apontado a não conformidade, mas não se preocupe pois mesmo sendo relatado uma não conformidade a organização poderá sim ser certificada ou passar pela manutenção. O que não é aconselhado para a organização é o auditor relatar uma não conformidade maior, esses casos só ocorrem se a organização não tratar uma reclamação do cliente ou não possuir um procedimento obrigatório, mas isso, é evidenciado em auditorias internas.

      Fique tranquilo, pois tendo um SGQ atuante com todos os registros e evidencias dos processos não tem por onde não certificar. Mas não se prenda a não conformidade, pois isso é passivo dentro do processo de gestão da qualidade.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • thaciany alessandra disse:

    Oi, como faço para conseguir o anexo do ISO 9001.

  • Francisca disse:

    A empresa que trabalho é certificada na 9001:2008 e o auditor analisa o PPRA/PCMSO. Isso está certo? Posso receber uma não-conformidade por causa dos programas e ASO?
    Obrigada.

    • admin disse:

      Bom dia Francisca
      Primeiramente quero agradecer vosso acesso em nosso blog.

      A Norma ISO 9001 esta voltada a Gestão da qualidade dentro das organização, existe um item muito importante onde defini o que poderá ser questionado em uma avaliação (auditoria).

      Item 0.4 Compatibilidade com outros sistemas de gestão; (segundo parágrafo).

      ” Esta Norma não inclui requisitos específicos para outro sistema de gestão, tais como aqueles específicos à gestão ambiental, gestão de segurança e saúde ocupacional, gestão financeira ou de risco”.

      Assim você não poderá ser penalizada por uma auditoria de ISO 9001.

      Mas vale destacar, se for um requisito de cliente o PPRA, PCMSO e ASO você deverá monitora-lo e estará passível dos apontamentos de não-conformidades.

      Espero te-la ajudado,

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • Trabalho na Federação Nacional de Educação e Integraçao dos surdos, possuimos cursos Livres de Língua Brasileira de Sinais e gostariamos de saber se podemos instalar o programa ISO9001, para execelencia de nosso trabalho.

    Quais são os procedimentos.

    Aguardamos retorno.

    Att

    Regiane

    • admin disse:

      Olá Regina, seja bem vinda a nosso blog

      A ISO 9001 é adequada a qualquer atividade, seja ela prestação de serviço ou produtos. E seria de grande satisfação se pudéssemos ajuda-la a obter na implementação de sua organização a excelência em vosso atendimento.

      Vamos marcar uma reunião para alinharmos algumas informações e conhecer um pouco mais sobre sua prestação de serviço.

      Entre em contato conosco ou conheça um pouco mais sobre nós.

      http://www.templum.com.br

      Fone: 19 3705.3321

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • silva disse:

    ok rivaldo,muito obrigado pela informação,ate mais e boa noite.

  • silva disse:

    trabalho em uma empresa que esta implantando iso ,qual grau escolaridade para se trabalhar empresa certificada iso,e no caso meu que tenho sexta serie,posso a perder meu emprego devido a isso ou poderei voltar estudar e continuar a trabalhar,obs trabalho 14 anos nessa empresa.

    • admin disse:

      Emídio bom dia
      A ISO 9001 diz que; a organização deve determinar a competência necessária. Então quem determina a escolaridade dos colaboradores são vocês, em caso que os colaboradores tenham uma experiencia grande, de anos de profissão você poderá fazer uma carta de recomendação onde o superior imediato descreve que seu colaborador é competente para excussão da atividade. Mas cuidado, não faça isso em grande quantidade e sim para as pessoas mais necessitadas e que não tenham interesse em se graduar mais, os demais é necessário um planejamento para treinamentos.

      Espero que tenha respondido sua duvida

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • leanderson Rodrigues disse:

    Quais são os principais requisitos auditáveis do PBQP-H e ISO 9001?

    Como cumprimento dos requisitos da norma SiAC (PBQP-H) e ISO 9001, é realizada para a certificação da empresa?

    Qual é o principal propósito do PBQP-H?

    • Olá Leanderson,

      Muito Obrigada pelo seu contato em nosso blog. Ficamos muito felizes em poder ajuda-lo!

      O principal propósito do PBQP-H é a busca pela melhoria da qualidade no habitat e a modernização produtiva, através da qualificação de construtoras, mão de obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros, o programa busca o aumento da competitividade no setor civil e a otimização do uso dos recursos. Os principais benefícios do programa são:
      • Melhoria da qualidade dos serviços e materiais;
      • Níveis mais altos de satisfação do cliente;
      • Padronização da empresa e seus empreendimentos, tornando-a referência para os clientes, fornecedores e agentes financiadores;
      • Redução de custos;
      • Melhoria na comunicação interna e na satisfação do trabalho;
      • Maior produtividade e eficiência nos processos;
      • A vantagem competitiva e o aumento da comercialização e oportunidades;
      • Economia nas compras de materiais;
      • Maior visibilidade no mercado.

      A certificação no PBQP-H e na ISO 9001 é realizada mediante a uma auditoria que irá evidenciar a conformidade com os requisitos implementados de cada norma.

      Os principais itens auditados do PBQP-H são:

      Nível D:
      • Requisitos Gerais;
      • Requisitos de Documentação (Manual da Qualidade, Controle de Documentos, Controle de Registros);
      • Comprometimento da Direção;
      • Foco no Cliente;
      • Politica da Qualidade;
      • Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade;
      • Responsabilidade e Autoridade;
      • Representante da Direção da Empresa;
      • Provisão de Recursos;
      • Designação de Pessoal;
      • Identificação dos Requisitos Relacionados à obra.
      NOTA: Esses requisitos devem ser desenvolvidos para a elaboração do manual da qualidade, para posteriormente ser encaminhado a Secretaria Executiva do SiAC para aprovação da empresa no PBQP-H nível D, portanto neste nível não é necessário a realização de auditoria.

      Nível C:
      • Cumprir todos os requisitos do nível D;
      • Objetivos da Qualidade;
      • Analise Critica pela Direção;
      • Treinamento, conscientização e competência;
      • Plano de Qualidade da Obra;
      • Processo de Aquisição;
      • Informações para aquisição;
      • Verificação do Produto Adquirido;
      • Controle de Operações;
      • Identificação e rastreabilidade;
      • Preservação do produto;
      • Controle dos dispositivos de medição;
      • Satisfação do cliente;
      • Auditoria Interna;
      • Inspeção e monitoramento de materiais e serviços de execução controlados e da obra;
      • Inspeção e monitoramento de materiais e serviços de execução controlados e da obra não conforme;
      • Análise de dados;
      • Melhoria contínua;
      • Ação Corretiva.
      No Nível C devem ser controlados 15% dos serviços e 20% dos materiais.

      Nível B:
      • Cumprir todos os requisitos do nível C;
      • Infra-estrutura;
      • Planejamento da execução da obra;
      • Análise crítica dos requisitos relacionados à obra;
      • Comunicação com o cliente;
      • Controle de alterações de projetos;
      • Análise crítica de projetos fornecidos pelo cliente;
      • Propriedade do cliente.
      No Nível B devem ser controlados 40% dos serviços e 50% dos materiais.

      Nível A:
      • Cumprir com todos os requisitos do nível B;
      • Comunicação interna;
      • Ambiente de trabalho;
      • Planejamento da elaboração do projeto;
      • Entradas de projeto;
      • Saídas de projeto;
      • Análise crítica de projeto;
      • Verificação de projeto;
      • Validação de projeto;
      • Validação de processos;
      • Medição e monitoramento de processos;
      • Ações preventivas.
      No Nível A devem ser controlados 100% dos serviços e 100% dos materiais.

      Os principais itens auditados da ISO 9001 são:

      • Sistema de Gestão da Qualidade;
      • Requisitos de Documentação (Manual da Qualidade, Controle de Documentos, Controle de Registros);
      • Responsabilidade da Direção (Comprometimento da Direção, Foco no Cliente, Política da Qualidade, Objetivos da Qualidade, Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade, Responsabilidade e Autoridade, Representante da Direção, Comunicação Interna, Analise Critica pela Direção);
      • Gestão de Recursos (Provisão de Recursos, Recursos Humanos, Competência, Conscientização e Treinamento, Infra-Estrutura, Ambiente de Trabalho);
      • Realização do Produto (Planejamento da Realização do Produto, Determinação de Requisitos Relacionados ao Produto, Analise Critica dos Requisitos Relacionados ao Produto, Comunicação com o Cliente);
      • Projeto e desenvolvimento (Planejamento do Projeto e Desenvolvimento, Entradas de Projeto e desenvolvimento, Saídas de Projeto e desenvolvimento, Analise Critica de Projeto e Desenvolvimento, Verificação de Projeto e Desenvolvimento, Validação de Projetos e Desenvolvimento, Controle de Alterações de Projeto e Desenvolvimento);
      • Aquisição (Processo de Aquisição, Informações de Aquisição, Verificação do Produto Adquirido);
      • Produção e Fornecimento de Serviço (Controle de Produção e Fornecimento de Serviço, Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço, Identificação e rastreabilidade, Propriedade do Cliente, Preservação do Produto);
      • Controle de Dispositivos de Medição e Monitoramento;
      • Medição, Análise e Melhoria (Medição e Monitoramento, Satisfação dos Clientes);
      • Auditoria Interna;
      • Medição e Monitoramento de Processos;
      • Medição e Monitoramento de Produto;
      • Controle de Produto Não – Conforme;
      • Analise de Dados;
      • Melhorias (Melhoria Continua);
      • Ação Corretiva;
      • Ação Preventiva.

      Esperamos que possamos tê-lo ajudado. Qualquer duvida, por favor nos avisar!

      Aproveito para lhe desejar um ótimo ano novo com muito sucesso e realização!

      Atenciosamente,

      Daniela Albuquerque

  • Gilson disse:

    Boa noite.

    Faço estágio em uma empresa de saneamento no momento estou participando de um projeto, após a finalização deste sugeri um novo projeto para implantação do ISO 9001, já que esta empresa ainda não tem o certificado. Gostaria de saber quais são os requisitos básicos para implantação do ISO 9001 em uma empresa de saneamento.

    Obrigado.

  • Carlos vilas boas disse:

    Prezado amigo,
    Bom dia.
    Sou auditor líder de processos da norma iso 9001:2008,recem formado.
    Preciso de uma ajuda, poderia me informar quais requisistos ou processos preciso aplicar em uma empresa de revendas de materiais para telecomunicações, pois minha experiencia está voltada para industria metalurgica .

    Muito Obrigado.

  • Nayara disse:

    Qual a importância da NBR ISO 9001 para as atividades de Recursos Humanos?

    • rivaldo disse:

      Boa Tarde Nayara

      Primeiramente agradeço o seu interesse em acessar nossa plataforma, fique sempre a vontade para nos consultar.

      A norma NBR ISO 9001:2008 tem uma importancia muito grande nos departamentos de gestão humana, ou melhor RH. As organizações devem garantir a competência, treinamento e a conscientização de seus colaboradores, e como isso poderá ser definido? Facil, podemos inciar este processo com as descrições de cargos, assim para as atividades existentes na organização voce define quem e o que fazer.

      Após o levantamento da descrição de cargos de todos os colaboradores, o gestor imediato de cada colaborador deve realizar uma “avaliação de competencia” com cada colaborador, e verificar se aquilo determinado na descrição esta sendo realizado. Caso isso não esteja acontecendo, o Gestor deverá verificar os treinamentos necessarios para os colaboradores e determinar os treinamentos necessários para qualifica-los. Lembrando treinamentos são muito importantes para garantir a competência e qualidade na execussão das atividades.

      Este ciclo de avaliação deve ser realizado no maximo anualmente, pois o monitoramento das atividades é fundamental para um bom atendimento aos requisitos dos clientes, eliminando assim o desperdicio e restrabalhos nos processos.

      Após realizado todo levantamento dos cursos e treinamentos necessarios, o departamento de RH deverá, criar uma planilha onde será controlado todo o planejamento de cursos para os colaboradores. Hoje dentro da norma ISO 9001 a competência das pessoas na organização é bem avaliada, não só os cursos e sim também a eficácia de cada um, e a comprovação dos mesmos (registros de certificados).

      Espero que tenha ajudado, duvidas estamos a disposição.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • Uilson disse:

    quais são os 6 requisitos da norma Iso 9001/2008 para os quais são exigidos documentação?

  • Thabian Kelly Vieira disse:

    Comecei treinamento PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL,trabalho no ramo gastromia, Sushi, pizza e chines.Teremos mas alguns encontros com consultor. como foi minha primeira vez em um treinamento fiquei acanhada. Gostaria de dica pra me comporta bem nos proximos treinamentos? Tambem como devo me comporta pra ajudar empresa com meu trabalho a conseguir ISO!

  • Monica Pereira disse:

    Trabalho numa empresa que possui ISO 9001. No sistema temos lista de itens críticos que fica no almoxarifado. Cada vez mais esta lista cresce, e como responsável pelo almoxarifado percebo que vários itens não são críticos. E mais, o responsável do SGQ me pede para deixar os itens críticos e seus estoques separados, quando preciso fazer o inventario eu tenho que juntar as quantidades de um determinado item que esta numa parte com outra que está separa por causa da iso 9001. A iso 9001 exige dessa forma?

    • rivaldo disse:

      Olá Monica
      Obrigado por nos procurar para esclarecer suas duvidas.
      O que a ISO 9001 solicita as organização é;

      – A organização deve assegurar os produtos adquiridos está conforme os requisitos especificados da aquisição.
      – A organização deve estabelecer e implementar a inspeção ou outras atividades necessarias para assegurar que o produto adquirido atenda os requisitos de aquisição especificados.
      – A organização deve segregar e identificar os produtos não conforme.

      Estes são alguns dos critérios para monitoramento e controle de produtos, as vezes também a empresa pode possuir material ou alguns produtos do cliente, neste caso voce deve controlar a entrada, guarda e saida desses produtos.
      Esta lista citada, pode ser um dos itens acima citado, mas a melhor coisa e voce conversar com o responsavel do SGQ e explicar sua necessidade.

      Rivaldo Silva
      Auditor

  • GABRIELA disse:

    Olá,
    Sou formada em gastronomia e estou querendo entrar no ramo de auditoria, gostaria de fazer o o curso do ISO 9001 existe algum pré requisito para isso? Penso em atuar ajudando as empresas com treinamentos ou até mesmo como fiscal não sei, o que aparecer primeiro.

    • rivaldo disse:

      Olá Gabriela
      Obrigado por acessar nosso bog, espero em ajuda-la com sua duvida.

      Para que voce tenha melhor aproveitamento em seus treinamentos voltados a ISO 9001, os treinamentos interessantes para deixa-la mais qualificada com o processo do SGQ são;
      Interpreteção da Norma ISO 9001:2008 e o treinamento de auditor interno.
      Uma dica importante para voce é, sempre estudar a norma pois as vezes as interpretações são diferentes.

      Espero ter ajudado.
      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • Boa, tarde!

    Atuo, na area de Gelateria Artezanal, e possivel instalar o programa ISO9001, numa Pre Inauguracao de 30dias.

    • rivaldo disse:

      Bom dia Marcello, obrigado pelo contato.
      Sim com certeza, o processo da ISO 9001 agregaria muito para sua empresa, pois voce começaria a definir os processos, padronização das atividades, tem um item de projetos que controla todos os mecanismos utilizados para um novo desenvolvimento de protudo, no seu caso seria fundamental. Além de voce verificar sempre a satisfação e pontos de observações dos clientes que visitam sua loja. Você implementando a ISO 9001 esta atestando a qualidade de seus produtos e serviços para seu cliente, e será além disso um diferencial no mercado.

      Rivaldo Silva
      Auditor Consultoria Online Templum

  • adriana disse:

    olá sou inspetora de qualidade de uma empresa no segmento de plásticos e sestá semana teremos auditoria p/ certificação da ISO 9001, gostaria de algumas dicas de como me portar ao auditor, já que está é minha primeira auditoria.

    grata.

    • rivaldo disse:

      Adriana, Boa tarde
      É um prazer ajuda-la em sua primeira auditoria, lembrando que isso sempre nos da um friozinho na barriga. Mas vamos lá!
      O primeiro passo é deixar claro para todos os colaboradores da organzação que uma auditoria nada mais é que, verificação de tudo aquilo que realizamos em nossas atividades rotineiras, onde também é verificado os documentos e registros utilizados. As pessoas se assuta com as auditorias, não deveria ser dessa forma, mas sempre este momento único existirá. Minha e mais acertada opinião é; só responda o auditor aquilo que for perguntado, as vezes os auditados tem planilhas ou documentos de controle que não fazem parte do sistema de gestão da qualidade, assim ao invés de ajudar pode-se prejudicar o andamento da auditoria.
      Creio que este seja um dos melhores conselhos que existem, ter tranquilidade, conhecer os documentos que estão sendo utilizados e responder apenas o que for perguntado.

      Tenho certeza que você terá exito em sua auditoria, mantenha-nos informado sobre a aduitoria.

      Boa sorte!

      Rivaldo Silva
      Especialista ISO 9001

Deixe um comentário