Regina Comar
Por Regina Comar

PBQP-H: qual o custo para certificação?

O custo de certificação do PBQP-H é uma dúvida comum para as construtoras. Com esse artigo vamos listar os fatores que definem esse custo.


Tempo de Leitura: 2 minutos

O custo de certificação do PBQP-H é uma dúvida comum para as construtoras. Com esse artigo vamos listar os fatores que definem esse custo.

Já vimos os benefícios da certificação PBQP-H na sua empresa. Um desses benefícios é o acesso à financiamentos específicos do governo para desenvolvimento das obras e crescimento da construtora. Com certeza você quer saber quanto custa implementar o PBQP-H. Então vamos esclarecer as dúvidas sobre esses custos.

Diferentes Momentos da Certificação

Como qualquer certificação, o investimento necessário vai variar de empresa para empresa. Vamos fatiar os momentos de custos em:

  • Auxílio de certificação: a implementação do PBQP-H numa empresa não é uma tarefa simples por isso ter auxílio de quem já passou por esse caminho muitas vezes e com sucesso é essencial para diminuir o tempo e os tropeço dessa jornada (Veja como a templum pode te ajudar)
  • Auditoria Interna: é o momento que checamos se está tudo adequado na empresa e de estrema importância para melhoria contínua do sistema e garantir sucesso na auditoria de certificação (Como funciona auditoria remota)
  • Auditoria externa: também conhecida como a auditoria de certificação é o momento em que a empresa é avaliada quanto sua gestão e os requisitos exigidos pelo programa PBQP-H.

Influências da Precificação

Para todos esses custos serão considerados fatores para precificação. Esses fatores são os que influenciam os esforços do serviço.

  • Número de funcionários: qualquer processo de certificação de sistema de gestão considera esse número, pois ele revela o tamanho da empresa e os esforços necessários da equipe de execução. No PBQP-H são considerados todos os funcionários da obra e do escritório;
  • Número de obras em andamento e tamanho dessas obras: diferente de outros sistemas de gestão, quando falamos de qualidade na obra devem ser considerados esses fatores pois influenciara no tempo de auditoria e interação com consultores;
  • Quantidade de processos: a quantidade de processo tem impacto direto na auditoria interna que pode ser realizada remotamente. Nessa auditoria a base de cálculo são só processos envolvidos na organização.
  • Prazo para certificação: o tempo para obter a certificação também pode influenciar no preço pois prazos menores podem requerer mais infraestrutura técnica para sua execução.

Atenção para o plano de auditoria de organismo de certificação, como inicialmente sua empresa passara por um ciclo de auditoria de 3 anos, as certificadoras costumam fazer pacotes especiais para o ciclo todo. Assim, é uma boa vantagem financeira para sua empresa.

Esses são os custos atrelados ao processo todo de certificação, mas precisamos destacar também custos que são conectados com o processo de implementação. O PBQP-H define um padrão de qualidade para obra e o atendimento as especificações técnicas são necessárias. Então, se o projeto não estiver adequado com as normas vigentes, os custos de adequação de projetos e eventuais laudos, é responsabilidade da empresa.

 

[Construção Civil] PBQP-H Entenda as Diferenças entre Nível A e Nível B

 

Portanto, para solicitar um orçamento ao nosso time e conhecer mais sobre a Templum e como podemos te ajudar nessa jornada Clique abaixo.

PBQP-H: qual o custo para certificação?

Regina Comar