Pular para o conteúdo

Blog

Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS: o que é?

A falada e nem tão conhecida PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos,  lei 12.305/2010, que define prazo até agosto de 2014 para que as empresas eliminem totalmente o envio de resíduos sólidos industriais para aterros,  demandará uma gestão adequada dos resíduos gerados, e principalmente uma maior eficiência produtiva. Produzir cada… 

Você se atenta à qualidade do alimento que consome?

Por várias vezes nesse espaço tivemos discussões e textos voltados para a qualidade das empresas, da construção civil e referente à saúde dos funcionários, entre outros. Neste momento, porém, gostaria de voltar a nossa reflexão para os alimentos consumidos. Será que damos a devida atenção à qualidade dos alimentos que… 

Tendências para o sistema de gestão da qualidade-ISO 9001:2015

A norma ISO 9001:2008 atingiu sua maturidade, porém continua crescendo e se renovando. A nova versão da norma, prevista para 2015, possui novos conceitos que irão fazer parte do contexto do sistema de gestão da qualidade. Vamos destacar alguns: Partes Interessadas: a inclusão do termo, já adotado em outras normas… 

Benefícios da ISO 9001 para sua empresa

Os benefícios da ISO 9001 se estendem a diversas áreas de negócios. Claro que a visibilidade e expansão de mercado está entre as mais almejadas, porém é importante lembrar que “Qualidade” se aplica em todos os sentidos sejam eles profissionais ou pessoais.

Auditoria Interna: cumprir requisito ou buscar oportunidades de melhoria?

As Normas de Gestão ISO 9001 e ISO 14001 têm como requisito para sua certificação a realização de auditorias internas, também conhecidas como auditorias de 1ª parte, nas quais a organização auto avalia a manutenção e eficácia de seu Sistema de Gestão. A auditoria é uma grande oportunidade de enxergar pontos de… 

O que é o PBQP-H?

Quem pensa que o PBQP-H é apenas um sistema de gestão da qualidade para empresas de serviços e obras da construção civil está enganado. O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Declaração de Istambul (Conferência do Habitat II/1996).

Como medir a satisfação do cliente?

Como você mede a satisfação do seu cliente? Existem diversas maneiras de fazer isto de forma efetiva e, principalmente, atendendo a objetivos diferentes. O texto de hoje irei apresentar diferentes formas de como você pode monitorar a satisfação de seu cliente!

Manutenção Preventiva

Determinar, prover e manter uma infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com um produto ou serviço é um item constante na norma ISO 9001:2008, e uma das formas para atender a este requisito é a criação de um programa de Manutenção Preventiva.

ISO 14001: Principais dificuldades na implementação

A ISO 14001 é a melhor opção para quem busca implementar um Sistema de Gestão Ambiental. Seus requisitos direcionam a empresa na busca por melhores processos e práticas voltadas para questões ambientais e financeiras. Porém, nem tudo são flores! Neste texto veremos as principais dificuldades e no final deixaremos duas dicas que podem lhe ajudar a se aprofundar mais no assunto.

Análise de Causa Raiz

Realizar a análise de causa raiz de um problema é encontrar a principal causa que originou uma não conformidade e, para tanto, é necessário fazer uso da experiência ou conhecimentos. Diante disso, iremos verificar algumas técnicas que podem auxiliar nesta importante tarefa. 

Qualidade em RH

Atualmente é fundamental provermos um ambiente saudável dentro das organizações, para termos como retorno trabalhos eficazes. Afinal, um ambiente de trabalho tranquilo e prazeroso é fator determinante para a satisfação, ainda mais se levarmos em consideração que passamos metade do nosso dia em nosso ambiente coorporativo. Um elemento importante, causador…